//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduaçãoPor que estudar em Yale?

Por que estudar em Yale?

Giana Andonini - 24/03/2014
Comentários:

Fundada em 1701, a Universidade de Yale, em New Heaven, nos Estados Unidos, foi a responsável pela formação de diversos presidentes americanos, como Gerald Ford, William Taft, Bill Clinton e George W. Bush. Possui infraestrutura de ponta e ocupa as primeiras posições nos mais conceituados rankings internacionais (QS World University, Times Higher Education e U.S News World Report).

Entre seus docentes, estão ganhadores de prêmios Nobel, como Robert Shiller (ciências econômicas, em 2013) e James Rothman (medicina, em 2013). Motivos para estudar em Yale, portanto, não faltam. E foi para falar sobre isso que o site Estudar Fora promoveu um encontro, em São Paulo, com a diretora de comunicação do escritório de relações internacionais de Yale, Shana Schneider, e ex-alunos da universidade.

No evento, Shana destacou a excelência do corpo docente da instituição e os vastos recursos disponíveis. “Independentemente da faculdade em que ingressam, os alunos têm acesso à  toda a universidade. Um estudante de economia pode, por exemplo, escolher uma disciplina para cursar no departamento de artes”, afirmou.

fotonova
Mais de 100 pessoas participaram do bate-papo com a Universidade de Yale. O Estudar Fora quer ajudar cada vez mais brasileiros a realizarem o sonho de estudar no exterior. Por isso, fazemos diversos eventos gratuitos como esse com as universidade de fora. Fique ligado no nosso site e participe dos próximos!

_
Hoje, 19% dos 11.880 alunos de graduação e pós são estrangeiros, provenientes de 118 países. Brasileiros somam cerca de 100 — um número ainda modesto e que se espera que aumente nos próximos anos.

Conheça a história de brasileiros que estudam em Yale 

Outro ponto abordado por Shana durante o encontro com estudantes foram os diferentes programas de Yale — que contemplam também alunos casados e com filhos — e as bolsas de estudo. “Dinheiro não deve ser uma razão para você desistir de Yale: 57% dos nossos alunos contam com algum tipo de ajuda financeira da universidade”, explicou. Saiba mais sobre finacial aid AQUI.

Dicas

Quando o assunto é o processo de application, as dúvidas são inúmeras e todos querem saber como se destacar dos outros candidatos. Shana forneceu breves, mas preciosas dicas de como devem ser encaradas as essays e cartas de recomendação. Veja:

Essays

“Não fique com vergonha de relatar seus projetos e frutos que colheu deles. Alguns brasileiros ficam acanhados e com medo de parecerem esnobes se fizerem isso, mas é importante dividir com os profissionais do escritório de admissão seus esforços e suas conquistas. Não tenha vergonha de falar sobre o que já fez de bom.”

Cartas de recomendação

“É fundamental que a pessoa que for escrever a sua carta de recomendação te conheça a fundo e possa descrevê-lo bem. Pode ser um professor ou um superior no trabalho…O importante é que a carta mostre por que você deve ser aceito e não se restrinja a frases como ‘Fulano é um bom aluno, com médias satisfatórias'”.

Das Ilhas Maurício para Yale

Ficou interessado em estudar fora?

O Prep Program oferece uma preparação completa e gratuita para te ajudar a conquistar seu lugar em uma universidade de prestígio no exterior.

Mas corre que as inscrições estão em rede final já!

Natural das Ilhas Maurício, um território isolado no oceano Índico, Karen Ivon estuda Relações Internacionais em Yale e também esteve presente no evento para dar seu depoimento e encorajar outros jovens a participar do processo de application. “Tinha ouvido falar de Yale só de filmes quando resolvi me candidatar. Não sabia o quão difícil era ingressar. Se soubesse, provavelmente, não iria me achar capaz e nem teria tentado”, contou. “Eu não tinha dinheiro para pagar a universidade, mas como acharam que eu deveria estar lá, consegui bolsa integral, além de ajuda de custo. Por isso, eu digo: tentem. Se não tentarem, nunca saberão  se ingressariam.”

Conheça mais a Yale neste vídeo de apresentação da universidade:

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados