//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoParticipe do Prêmio Jovens Inspiradores e concorra a uma bolsa de estudos

Participe do Prêmio Jovens Inspiradores e concorra a uma bolsa de estudos

Giana Andonini - 12/08/2013
Comentários:

Promovido pela VEJA.com e pela Fundação Estudar, o Prêmio Jovens Inspiradores tem o objetivo de tornar o Brasil um país mais justo, desenvolvido e bem administrado, com líderes que irão impactar o país. Os vencedores ganham uma bolsa de estudo no valor de R$ 30 mil, para cursos de curta duração em universidades de excelência no exterior, como Harvard. Junto com a bolsa, eles ingressam na comunidade da Fundação Estudar, uma rede de talentos com potencial de alto impacto e recebem um ano de orientação profissional com nomes de destaque do meio empresarial e político. Ao todo, serão três selecionados.

O concurso visa selecionar estudantes ou recém-formados com espírito de liderança e compromisso permanente com a busca da excelência. Segundo a coordenadora do prêmio, Mariel Beatriz Vieira,  a ideia é identificar talentos e potencializar as suas ações. “Queremos que esses jovens se tornem líderes que assumirão postos estratégicos para o desenvolvimento do Brasil no futuro. E por meio do acesso a estudo de ponta, com a bolsa, e de apoio ao seu desenvolvimento, com a comunidade Estudar, acreditamos que ativamos ainda mais o potencial de impacto desse jovem”, afirma.

Além da VEJA.com e da Fundação Estudar como realizadores, a iniciativa tem como apoiadores a  AmbevBTGFalconi Consultores de Resultado e Fundação Lemann.

Etapas 

O concurso terá a duração de oito meses e a triagem é feita em seis etapas, com entrevistas e dinâmicas de grupo. Os participantes devem ser estudantes universitários ou profissionais graduados de 16 a 34 anos de idade, com espírito de liderança e potencial para assumir postos estratégicos para o desenvolvimento do país.

A primeira etapa é a de inscrições, na qual os participantes preenchem um questionário e respondem, em vídeo de até 1 minuto, à questão: “Qual impacto você quer causar no Brasil? O que está fazendo para chegar lá?”.

Na segunda etapa, 25 candidatos participam de oficinas em São Paulo. Dez serão selecionados para a fase seguinte e ganharão um certificado e uma vaga em um programa de formação de lideranças.

Na terceira etapa, os dez finalistas participam da gravação de vídeos e entrevistas sobre a sua rotina no trabalho, na faculdade ou em casa. A quarta etapa é uma votação pela internet. O público de todo Brasil assiste a vídeos sobre os dez finalistas, escolhendo um favorito. O vencedor recebe, adicionalmente aos prêmios de finalista, o Troféu Prêmio Voto Popular.

A quinta fase é realizada em uma cerimônia em São Paulo, na qual os dez candidatos classificados apresentam sua trajetória de realizações e planos futuros para impactar o Brasil. Na última etapa, uma comissão julgadora aponta os três vencedores, que ganham uma bolsa de estudo no exterior, um ano de orientação (mentoring) e um troféu.

Quem quer conhecer mais sobre o perfil de jovens inspiradores? Confira abaixo o vídeo do Miguel Teixeira Andorffy, finalista do prêmio em 2012.

 

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados