InícioBolsas de EstudoOrange Tulip Scholarship: conheça a bolsa de estudos que te leva à...

Orange Tulip Scholarship: conheça a bolsa de estudos que te leva à Holanda!

Lecticia Maggi - 18/03/2015
Comentários:

Por Carolina Campos

Conhecida como o país das bicicletas, a Holanda possui mais de 29 mil quilômetros de ciclovias. É o 7º país do mundo que mais gasta com educação. Lá, há um professor para cada 21 alunos e mais de 90% da população está satisfeita com o ensino oferecido, segundo dados da rede Universia Brasil. E o melhor de tudo isso é que a Holanda oferece bolsas de estudo exclusivas para brasileiros em cursos de graduação e mestrado ministrados em língua inglesa.

Das bolsas disponíveis, a mais conhecida é Orange Tulip Scholarship (OTS), criada em 2012, e que cobre o valor das mensalidades e, em alguns casos, até gastos pessoais do aluno.

Neste ano, a OTS está oferecendo 76 bolsas para brasileiros em 22 instituições de ensino holandesas. Há bolsas para cursos de graduação e de pós nas mais diferentes áreas, de artes a ciências exatas, e os benefícios podem chegar a € 32.500 em anuidades e € 24.000 em ajuda de custo.

É importante o candidato possuir um objetivo claro para sua carreira e enfatizar na carta de motivação como o curso pretendido será importante para os seus planos profissionais

A responsável pela promoção das bolsas de estudo OTS no Brasil, Simone Perez, explica que são buscados estudantes que demonstrem excelência acadêmica, sejam engajados em atividades extracurriculares, tenham facilidade de se adaptar a novas culturas, senso crítico apurado e boa capacidade de comunicação. “É importante o candidato possuir um objetivo claro para sua carreira e enfatizar na carta de motivação como o curso pretendido será importante para os seus planos profissionais”, orienta.

O advogado Julio Furtado, de 28 anos, viu na OTS a chance de estudar fora. “Depois que participei de um programa de trabalho no exterior (Walt Disney World – International College Program), percebi que me sentia muito confortável  em um ambiente internacional. Com isso em mente, fiz uma pesquisa detalhada de qual país poderia aliar diversidade, inovação e empreendedorismo. A resposta veio quando descobri o sistema de ensino holandês e o programa de bolsas da OTS Brasil”, conta.

Hoje, Julio cursa seu LLM (mestrado em Direito) na Radboud University Nijmegen. Como a maior parte das bolsas oferecidas pela OTS Brasil é parcial, ele recomenda que o candidato se programe para poder arcar com os custos de vida no país. “O valor pago pela OTS é justo, além do que a bolsa contempla áreas que, normalmente, não possuem tanta oferta, como é o caso do Direito”, ressalta.

Sobre como chegar lá, ele avisa: “estude detalhadamente a universidade e o curso para o qual deseja se candidatar. Os holandeses apreciam pessoas pró-ativas e que querem aprender sempre mais. Não seja tímido! Escreva e-mails para as instituições, visite os sites, vá às feiras de intercâmbio para conversar com a equipe da Nuffic Neso Brasil, instituição que oferece as bolsas. Candidate-se sabendo exatamente o que quer e onde gostaria de chegar.”

Requisitos – Para se candidatar ao programa Orange Tulip Scholarship Brazil, é preciso:

-Ser brasileiro;
– Ter excelente desempenho acadêmico;
– Ter obtido o grau necessário para cursar o programa desejado (bacharelado requer diploma de ensino médio; mestrado requer diploma de bacharelado);
– Não estar atualmente estudando ou trabalhando na Holanda;
– Ter fluência escrita e oral em inglês (certificado de proficiência será exigido)
– Estar o processo de admissão ou já ter sido admitido na escola de interesse.

Processo de seleção – Para se candidatar a uma bolsa Orange Tulip Scholarship (OTS), é realizar um exame de proficiência em inglês (TOEFL ou IELTS) e enviar, também em inglês, cópia do currículo, carta de motivação e cartas de referência. Veja o passo-a-passo do processo de candidatura.

Acesse a lista de instituições holandesas  participantes da OTS.

Leia também:
Infográfico: 40 coisas que você deve saber antes de estudar na Holanda
Bolsistas da Fundação Estudar dão dicas sobre o processo seletivo

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados