Um projeto: Fundação Estudar

Intercâmbio

O que você precisa saber para ter uma experiência de estudos em outro país

27.06.13

Oportunidade de intercâmbio para alunos de escolas públicas

Oportunidade de intercâmbio para alunos de escolas públicas

Programa Jovens Embaixadores leva estudantes brasileiros do Ensino Médio para viagem de três semanas nos EUA

Estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores, iniciativa da Embaixada dos EUA que leva brasileiros do Ensino Médio de escolas públicas para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. O programa dá aos jovens a oportunidade de ampliar a sua visão de mundo.

Na viagem, os participantes vão à reuniões com diferentes organizações, realizam visitas a escolas e projetos socais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem. Os estudantes também visitam a capital dos EUA, Washington D.C., e viajam para diferentes estados do país. Durante o intercâmbio eles são hospedados por uma família americana, participam de aulas e atividades com outros jovens do país e fazem apresentações culturais sobre o Brasil.

Ao todo serão concedidas 35 bolsas para jovens entre 15 e 18 anos. O perfil procurado é de alunos participativos em suas comunidades, que sejam exemplos de liderança e atitude positiva. Entre os pré-requisitos para participar estão jamais ter viajado para os Estados Unidos, ter boa fluência oral e escrita em inglês, estar engajado por pelo menos um ano em atividades de voluntariado ou de responsabilidade social, entre outros.

Segundo Gabriela Tom, que participou do programa em 2011, a experiência de ser um Jovem Embaixador permite o estudante ver o Brasil com outros olhos. “O mais importante foi a oportunidade de conhecer o Brasil em si. Percebi as diferenças sociais entre os dois países, e percebi o que o Brasil tem que mudar, mas também o que os EUA podem aprender com a gente”, conta.

Como jovem embaixadora, Gabriela teve a oportunidade de se reunir com a ex-secretária do Estado americano, Hillary Clinton, para debater relações bilaterais entre os dois países. A jovem também representou o Brasil em um encontro com o presidente dos EUA, Barack Obama.

Quem tiver interesse em participar pode se inscrever até 09 de agosto, por meio de um questionário na página do facebook da iniciativa. Acesse o questionário AQUI. O intercâmbio ocorre de 10 de janeiro de 2014 a 1º de fevereiro do mesmo ano. Para mais informações sobre o programa e as etapas de seleção, consulte o site da Embaixada dos EUA.

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas