//username of moderater
Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoOportunidade de intercâmbio para alunos de escolas públicas

Oportunidade de intercâmbio para alunos de escolas públicas

Giana Andonini - 27/06/2013
Comentários:

Estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores, iniciativa da Embaixada dos EUA que leva brasileiros do Ensino Médio de escolas públicas para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. O programa dá aos jovens a oportunidade de ampliar a sua visão de mundo.

Na viagem, os participantes vão à reuniões com diferentes organizações, realizam visitas a escolas e projetos socais e participam de um curso sobre liderança e empreendedorismo jovem. Os estudantes também visitam a capital dos EUA, Washington D.C., e viajam para diferentes estados do país. Durante o intercâmbio eles são hospedados por uma família americana, participam de aulas e atividades com outros jovens do país e fazem apresentações culturais sobre o Brasil.

Ao todo serão concedidas 35 bolsas para jovens entre 15 e 18 anos. O perfil procurado é de alunos participativos em suas comunidades, que sejam exemplos de liderança e atitude positiva. Entre os pré-requisitos para participar estão jamais ter viajado para os Estados Unidos, ter boa fluência oral e escrita em inglês, estar engajado por pelo menos um ano em atividades de voluntariado ou de responsabilidade social, entre outros.

Segundo Gabriela Tom, que participou do programa em 2011, a experiência de ser um Jovem Embaixador permite o estudante ver o Brasil com outros olhos. “O mais importante foi a oportunidade de conhecer o Brasil em si. Percebi as diferenças sociais entre os dois países, e percebi o que o Brasil tem que mudar, mas também o que os EUA podem aprender com a gente”, conta.

Como jovem embaixadora, Gabriela teve a oportunidade de se reunir com a ex-secretária do Estado americano, Hillary Clinton, para debater relações bilaterais entre os dois países. A jovem também representou o Brasil em um encontro com o presidente dos EUA, Barack Obama.

Quem tiver interesse em participar pode se inscrever até 09 de agosto, por meio de um questionário na página do facebook da iniciativa. Acesse o questionário AQUI. O intercâmbio ocorre de 10 de janeiro de 2014 a 1º de fevereiro do mesmo ano. Para mais informações sobre o programa e as etapas de seleção, consulte o site da Embaixada dos EUA.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados