Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

03.07.13

O que esperar da vida no campus

O que esperar da vida no campus

Neste artigo, o College Board dá dicas sobre como enfrentar melhor as mudanças que irão ocorrer quando você entrar na faculdade

Você sabe o que esperar da vida no campus em uma universidade no exterior? Neste artigo, o College Board dá dicas de como enfrentar melhor as mudanças que irão ocorrer quando você entrar na faculdade. O College Board é a instituição que faz a gestão do principal teste de avaliação educacional americano, o SAT. Hoje o College Board possui mais de 5.900 escolas, universidades e outras organizações educacionais associadas, que utilizam o seu portal como hub de informações sobre acesso à universidades no país.

Confira o artigo:

Sair de casa para fazer a faculdade é sinônimo de que você estará explorando um novo lugar, fará novos amigos e a partir de agora, definirá suas próprias prioridades. Você vai enfrentar grandes mudanças em um curto prazo, o que pode ser ao mesmo tempo emocionante e assustador.

Obtendo ajuda e suporte

Por mais que estar na faculdade signifique se tornar independente, isso não significa que você está sem apoio. As universidades são cheias de recursos – professores, tutores, conselheiros e assessores – e toda a ajuda estará lá disponível, mas você precisa correr atrás. Para saber mais acesse a matéria Serviços do Campus: Há suporte quando você precisa dele (em inglês).

Se em algum momento você achar que não vai conseguir dar conta de todos os seus trabalhos do curso e nem cumprir com as suas outras responsabilidades, essa é a hora de falar com alguém, não espere até que você comece a tirar notas baixas. A caloura Breanna diz que levou um tempo para admitir para si mesma que precisava de apoio, “mas quando pedi, foi incrível como as pessoas me ajudaram”.

Aqui estão algumas das muitas coisas que você terá que lidar quando estiver na faculdade: 

Gerenciando o tempo
A caloura Wen Hui conta que quando começou a faculdade “poderia acordar às 10 horas todos os dias, podia comer em restaurantes fast food, e não tinha ninguém para implicar com isso”. Mas este comportamento resultou em muitas noites acordada fazendo trabalhos que levaram ela a “cochilar no meio de uma palestra sobre equações diferenciais”, diz. Wen Hui aprendeu da maneira mais difícil que administrar bem o seu tempo se torna ainda mais importante quando você sai do ensino médio e vai para a faculdade.

Os trabalhos da faculdade são prioridade, mas as atividades extracurriculares, empregos e estágios, são partes importantes de sua vida universitária também. Rula, uma estudante do segundo ano da faculdade, diz: “Uma das melhores e piores coisas sobre a faculdade é que há muitas coisas para fazer além de assistir as aulas.” Você vai ter que fazer escolhas regularmente sobre onde concentrar sua energia.

Mantendo uma vida social
A faculdade também significa um novo cenário social. Você irá para um lugar onde conhecerá muitas pessoas. Esta é uma grande oportunidade de fazer novos amigos e tentar coisas novas. Você pode até se reinventar se quiser.

No ensino médio, há uma linha clara entre vida escolar e vida familiar. Mas quando você vai para a faculdade e mora no campus, você está constantemente entre amigos. Por isso, é importante equilibrar a diversão com as outras partes de sua vida: estudar, se manter saudável e até mesmo dormir bem.

Lidando com as finanças
Nessa nova fase você provavelmente terá que lidar com a administração do seu dinheiro e de seus gastos. Você poderá ter a sua própria conta bancária e cartão ATM, terá que comprar sua própria comida e pagar suas próprias contas. A dica para manter suas finanças em ordem é definir um orçamento (e cumpri-lo) e manter o controle de quanto você tem em sua conta bancária.

Alguns alunos também são responsáveis por suas mensalidades e custos de moradia. Para Kendra, uma caloura da faculdade, este foi um grande ajuste. “Eu tinha que ter certeza que eu tinha condições financeiras e que minhas bolsas de estudos estavam garantidas”, diz ela.

Confira também este vídeo do College Board sobre o melhor da vida no campus: 

videocollege

 

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT