//username of moderater
Fundação Estudar
InícioColunistasMeu mestrado em Columbia: As organizações estudantis

Meu mestrado em Columbia: As organizações estudantis

Giana Andonini - 10/12/2013
Comentários:

Por Tonia Casarin, mestranda na Universidade de Columbia

Oi, pessoal!

Além de estudar muito por aqui em Columbia e de correr, tenho participado de algumas organizações estudantis. Geralmente, as universidade nos Estados Unidos possuem várias organizações estudantis, com causas e propósitos diferentes. Aqui em Columbia, existem mais de 200 destas organizações!

A faculdade encoraja os estudantes a desenvolverem atividades relacionadas aos seus interesses, além da vida acadêmica. Portanto, atividades extracurriculares são uma ótima forma de conhecer mais gente, engajar-se em atividades e eventos de seu interesse e ou até mesmo praticar um hobby ou esporte.

Escolhi três principais dessas organizações que eu participo mais ativamente para contar para vocês.

A principal delas é o TEDx Teachers College. Não sei se vocês conhecem o TED ou já viram algum vídeo do TED Talks (Vale muito a pena!). Faço parte do time idealizador do TEDx Teachers College para 2014 e responsável pela diretoria de Marketing e Mídias Sociais. O time gestor se reune todo domingo (sim, aos domingos!) para tomarmos decisões estratégicas do evento, como o tema, quem serão os palestrantes, planejarmos orçamento, entre outras atividades. Além disso, cada diretor tem reuniões com seu time durante a semana. É uma ótima oportunidade para desenvolver habilidade de liderança! (Dêem uma olhadinha no site: www.tedxteacherscollege.com. Tem os vídeos das palestras dos anos de 2012 e 2013).

Outra organização que estou participo é o Clube de Fotografia de Columbia. Eles organizam passeios fotográficos. É uma ótima forma de conhecer cantinhos interessantes da cidade. Além disso, as pessoas do clube trocam informações e conhecimento sobre fotografia. Já aprendi muito com eles! O clube também organiza palestras com fotógrafos famosos (de graça!), aulas de fotografia (como por exemplo, “como usar o flash”), além de tirar fotos profissionais para seu perfil no LinkedIn e promover concursos de fotografia na universidade. Uma ótima desculpa para passear e praticar meu hobby!

O outro grupo que participo é um grupo de yoga e meditação. Como um dos meus objetivos é desenvolver meu lado espiritual, resolvi me envolver nesse grupo para conhecer pessoas mais evoluídas nesse campo do que eu. Aprendo vários exercícios de respiração que me ajudar a ficar mais focada durante o meu dia. Inclusive, pesquisando mais sobre o tema, descobri um programa no Google que se chama “Search Inside Yourself” que promove meditação e auto-conhecimento entre os funcionários. Tem um livro com o mesmo nome que vale a leitura!

No vídeo dessa semana, mostro um pouco como estão sendo estas experiências com as organizações estudantis:

Na próxima coluna, vocês verão um pouco mais sobre a faculdade e algumas dicas de como escolher as matérias para o próximo semestre.

Até mais!

_____________________________________________________________________

toniaTonia Casarin é aluna do Master In Education (Mestrado em Educação) na Universidade de Columbia, como bolsista da Fundação Lemann. É formada em Administração pela PUC-Rio e sempre sonhou em estudar melhores práticas de educação fora do país. Já trabalhou no setor privado, no setor público e em consultoria. Ésócia do site de crowdfunding voltado para educação O Formigueiro (oformigueiro.org) e é dona da Coaching1 que faz coaching de carreira. É apaixonada pela potencialização profissional de jovens para que alcancem seus objetivos de vida. Ama correr e sua próxima meta é completar uma maratona em menos de 4 horas!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados