//username of moderater
Fundação Estudar
InícioMundo10 melhores universidades em Portugal para graduação e pós

10 melhores universidades em Portugal para graduação e pós

Marcela Marcos - 21/11/2023
Comentários:

Como já dissemos no post sobre os motivos para estudar em Portugal, o pequeno país na “ponta” da Europa virou destino de muitos brasileiros. O custo de vida reduzido, as vantagens de cursar ensino superior em universidades europeias, o idioma similar e o clima ameno são alguns dos motivos. Por isso, selecionamos as dez melhores universidades em Portugal, de acordo com a classificação do ranking US News. Todas têm opções para graduação, mestrado e PhD. Acompanhe a seguir! 

#1 – Universidade de Lisboa

Com mais de 48 mil estudantes (quase 9 mil deles internacionais), a Universidade de Lisboa frequentemente figura em primeiro lugar nos rankings internacionais sobre melhores instituições de ensino de Portugal. Os programas da ULisboa acompanham a evolução contemporânea da ciência, da tecnologia, das artes e das humanidades.

Composta por 8 campi espalhados pela capital portuguesa, a instituição (que resulta da fusão entre a Universidade de Lisboa e a Universidade Técnica de Lisboa) tem sede na Alameda da Universidade, em Alvalade.

#2 – Universidade do Porto

Com mais de 100 anos de história, a Universidade do Porto é uma instituição de ensino e investigação científica de referência em Portugal e no mundo. A U.Porto alia ensino de qualidade e investigação de excelência a uma experiência acadêmica que privilegia a internacionalização na cidade costeira da região noroeste do país europeu.

Leia também: Universidade do Porto: tudo sobre a melhor universidade de Portugal

As 15 escolas que constituem a instituição investem cada vez mais, por exemplo, em disciplinas ministradas em inglês. Atualmente, tem cerca de 4 mil alunos internacionais, que representam 13% do quadro geral estudantil.

#3 – Universidade de Coimbra

Com mais de sete séculos, a Universidade de Coimbra é Patrimônio Mundial da UNESCO desde 2013 e uma das mais antigas do mundo. Estudar na instituição portuguesa é prosseguir a história intelectual do país na escola que formou algumas das mais ilustres personalidades da cultura, ciência e política nacionais. Tem oito faculdades em vários campos do conhecimento, como arquitetura, educação, engenharia, humanidades, direito, matemática, medicina e ciências sociais. Tem mais de 21 mil estudantes, dos quais 4 mil são de fora.

#4 – Universidade NOVA de Lisboa

“Uma instituição de ensino superior pública que tem por missão servir a sociedade a nível local, regional e global, pelo avanço e disseminação do conhecimento e da compreensão entre culturas”. Assim é a descrição da Universidade NOVA de Lisboa, que privilegia uma investigação colaborativa, responsável e internacionalmente relevante. Integrada inicialmente pelas Faculdades de Ciências e Tecnologia, Ciências Sociais e Humanas e de Economia, tem, atualmente, outras duas faculdades e três institutos, além da Escola Nacional de Saúde Pública. Dos cerca de 21 mil estudantes, 4,7 mil são internacionais.

#5 – Universidade do Minho

A Universidade do Minho foi fundada em 1973 e iniciou a sua atividade acadêmica dois anos depois. Está localizada em duas cidades, Braga e Guimarães no Norte de Portugal, uma região conhecida por sua população jovem e dinâmica, bem como por uma significativa atividade econômica. A instituição alia uma visão estratégica de inovação a uma cuidada gestão científica, pedagógica, administrativa e financeira. Apesar de ter menos de 50 anos, a UMinho frequentemente nos rankings das 100 melhores universidades do mundo. Tem quase 20 mil estudantes (3,2 mil deles vêm de outro país).

Leia também: Tudo que você precisa saber para estudar em Portugal

#6 – Universidade de Aveiro

A Universidade de Aveiro é, desde 2009, uma fundação pública com regime de direito privado. Atualmente, é frequentada por cerca de 17 mil estudantes de graduação e pós-graduação, sendo que 9% são internacionais. A UA se concentra quase integralmente em Aveiro (na costa oeste portuguesa), no Campus Universitário de Santiago. A instituição é composta por 19 unidades de investigação, das mais variadas áreas científicas, tais como os departamentos de Ciências Médicas, Ciências Sociais, Engenharia Civil, Contabilidade e Administração etc. Tem 12,5 mil estudantes (1,3 mil internacionais).

#7 – Universidade Católica Portuguesa

A Universidade Católica Portuguesa, fundada em 1967, tem matriz humanista focada na produção de investigação transformadora e na formação de cidadãos capazes de antecipar e liderar as transformações do futuro. Ao longo dos últimos 50 anos, desenvolveu uma estratégia de ensino e investigação marcada pela exigência e de lastro internacional, inspirada na tradição matricial das universidades católicas. Tem 35 cursos de licenciatura, 66 de mestrado e 25 de doutorado, em 9 escolas (entre outras unidades de ensino de diversas áreas).

#8 – Instituto Politécnico do Porto

O P.PORTO tem objetivo de atender às demandas atuais, construindo pontes entre a academia, o mundo do trabalho e a sociedade civil. A instituição incentiva uma cultura de investigação aplicada e inovadora, sendo formada por seis escolas (de educação, música, tecnologia, saúde, turismo e design) e dois institutos

Leia também: Como usar a nota do ENEM para estudar em universidades estrangeiras

#9 – Instituto Universitário de Lisboa

O Iscte – Instituto Universitário de Lisboa é uma instituição pública de ensino universitário, criada em 1972, que dispõe de campi em Lisboa e Sintra. Em 2010 foi implementada uma nova estrutura organizacional que resultou na composição de unidades orgânicas descentralizadas: quatro escolas, 16 departamentos e oito unidades de investigação.

A instituição nasceu com o propósito de ser “a primeira escola universitária de referência no domínio das Tecnologias Digitais em Portugal”. Seus cursos de licenciatura combinam áreas disciplinares de tecnologias digitais com áreas de ciências sociais, econômicas e humanidades. Os cursos são frequentados por estudantes de 94 nacionalidades e os alunos estrangeiros correspondem a 23% do total. 

#10 – Universidade do Algarve

 A Universidade do Algarve (UAlg) é a instituição de ensino superior de referência do sul de Portugal. Criada em 1979, a instituição tem consolidado sua oferta formativa, capacidade de investigação e o potencial de transferência de conhecimento. Oferece mais de 150 cursos de formação inicial e pós-graduação. Tem 9 mil estudantes em diversas áreas de formação: artes, comunicação e património; ciências sociais e da educação; ciências e tecnologias da saúde etc.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados