Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

11.10.13

Harvard – Vida de calouro: As diferenças na sala de aula

Harvard – Vida de calouro: As diferenças na sala de aula

Já imaginou ter aulas com mais de 800 colegas na mesma sala? Em Harvard isso existe! Conheça mais na coluna do Renan desta semana

Por Renan Ferreirinha, calouro de Harvard

Já participei de turmas grandes com 40, 50, talvez 70 alunos. Mas, com 800 alunos está sendo a primeira vez. Assim é Ec 10 (Introdução à Economia daqui de Harvard). Em média, metade dos alunos do college fazem essa matéria entre o freshman year (1º ano) e o senior year (último ano) e passam a falar incessantemente sobre oferta, demanda e custos de oportunidade. Imagino que chegamos a ficar chatos. O que há um mês era “Cara, que decisão difícil…”, agora é “Nossa, que trade-off”.

Por questões didáticas, aulas grandes como Ec 10 são dividas entre o que eles chamam lectures e sections. Lectures acontecem em salas enormes – no caso de Ec 10,  num teatro, o fenomenal Sanders Theater que vocês vão ver no vídeo abaixo =). Lá todos os alunos matriculados estão presentes e o professor principal conduz a aula. Já as Sections acontecem em salas bem menores, contam com no máximo 25 alunos e são conduzidas por professores assistentes.

No vídeo dessa semana eu vou explicar mais sobre a diferença de lectures e sections e mostrar para vocês outro lugar sensacional daqui: o Sanders Theater. Enjoy!

 

___________________________________________________________________

Renan Ferreirinha é colunista do I wanna be a freshman 

Harvard 13 (1)Sou ex-aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro. Sou cavalariano. Sou flamenguista roxo. Mas não só isso. Sou um potencial economista e cientista político. Sou professor de inglês no projeto Somar. Sou de São Gonçalo (que não é um bairro de Niterói, muito menos fica na Baixada Fluminense). Sou apaixonado por educação e empreendedorismo. Sou freshman em Harvard. E agora, sou escritor do Estudar Fora e responsável pela coluna I wanna be a freshman (tradução de “Eu quero ser um calouro”).

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas