InícioPós-GraduaçãoGraduate Certificate é opção de curso rápido para quem quer acelerar a...

Graduate Certificate é opção de curso rápido para quem quer acelerar a carreira

Redação do Estudar Fora - 09/10/2017
Comentários:

Muitos brasileiros sonham com um MBA no exterior – mas este sonho, muitas vezes, esbarra no alto investimento necessário e no impeditivo de pausar a carreira por cerca de dois anos para se dedicar aos estudos.  E é por isso que muitas universidades de renome estão revendo sua oferta de cursos para estarem mais próximas das necessidades do mercado.

É o caso, por exemplo, do Graduate Business Certificate Program, oferecido pela D’Amore-McKim School of Business – escola de negócios da Northeastern University. Entre os principais atrativos do programa estão um processo de admissão mais simples e a possibilidade de ter uma experiência profissional nos Estados Unidos após a conclusão do curso.

Com duração de 8 meses, o Graduate Certificate é um programa em horário integral que consiste em cinco matérias pré-selecionadas dos cursos de mestrado da D’Amore-McKim School of Business (considerada uma das 60 melhores escolas de negócios do mundo, segundo o ranking da Forbes). Entre as especializações disponíveis, estão Liderança e Capital Humano, Gestão da Inovação, Negócios Internacionais, Marketing e Contabilidade e Tomada de Decisões Financeiras.

Os créditos obtidos com o programa podem, ao final do curso, ser aproveitados para a candidatura a um outro curso na instituição – incluindo MBA ou mestrado; ou também para um curso no Brasil. Já quem deseja focar na experiência profissional tem também a opção de trabalhar nos Estados Unidos por até 12 meses. Isto porque, com o Graduate Certificate, o estudante se qualifica para solicitar o OPT (Optional Practical Training) – uma permissão de trabalho por até 12 meses nos Estados unidos.

Neste caso, embora a pesquisa por vagas deva ser conduzida pelo aluno, a universidade de Northeastern possui um departamento especializado para orientar os estudantes durante o processo.

Além do Graduate Certificate, com duração de 8 meses, a D’Amore-McKim também oferece a opção de um curso de Business mais curto, de 4 meses. Esta modalidade, porém, não permite ao estudante solicitar o OPT para trabalhar no país.

Como saber se esse é o programa certo para você

A proposta do Graduate Certificate é oferecer a profissionais em ascensão experiências e credenciais que vão alavancar suas carreiras em um curto período de tempo. Por ser um programa com três turmas se iniciando a cada ano, permite também que o candidato escolha iniciar o curso no momento exato que faça mais sentido para a sua trajetória.

Em 2015, o brasileiro Pedro Gomes estava procurando por um programa de MBA bem ranqueado nos Estados Unidos. Durante esta pesquisa, se deparou com a opção do Graduate Certificate. “Eu não sabia que precisaria de um GMAT para entrar em um MBA. Então, me perguntei: ‘será que quero me preparar por dois anos para o GMAT ou já quero começar a estudar e ver para onde isso me leva? ’ ” relembra.

Pedro concluiu o Graduate Certificate na D’Amore-McKim em maio de 2016 e hoje está cursando o MBA na mesma instituição – sendo que conseguiu aproveitar 15 créditos do Certificate para um total de 60 créditos do MBA tradicional. “Antes eu não tinha certeza se o MBA era o melhor caminho para mim, então o Graduate Certificate foi uma boa forma de começar”, observa.

Formado em Direito, ele agora vislumbra uma carreira em empreendedorismo, através do aprendizado em sala, mas também por sua atuação na IDEA – uma aceleradora de negócios gerida por estudantes voltada à comunidade da Northeastern. “Ver os erros e sucessos de outras pessoas através de exemplos também me ajudou muito, como empreendedor”.

Como se candidatar ao Graduate Certificate

Diferente dos programas de MBA e Mestrado, não é necessário apresentar exames padronizados como o GMAT para admissão ao Graduate Certificate. Para se candidatar, o interessado deve preencher um formulário de inscrição online, enviar histórico acadêmico, currículo, uma carta de próprio punho e uma carta de recomendação profissional.

O nível de proficiência do candidato pode ser avaliado através das notas do TOEFL ou por uma entrevista por Skype. Porém, apesar de o exame de proficiência não ser uma exigência, um bom nível de fluência em inglês é obrigatório. As inscrições para o Graduate Certificate acontecem 3 vezes ao ano e as aulas começam em janeiro, maio ou setembro de cada ano.

Quanto é o investimento para um Graduate Certificate

Além da documentação para admissão, o estudante também deve comprovar que consegue arcar com os custos associados ao curso nos Estados Unidos. O investimento, de cerca de 24 mil dólares, pode ser pago à vista ou através de um plano de parcelamento através de uma instituição terceirizada.

Embora o visto de estudante não permita trabalhar nos Estados Unidos durante o período de estudos, os alunos podem conseguir uma colocação dentro do campus da Universidade. A Northeastern, sendo uma grande instituição, possui um portal que possibilita aos estudantes enviarem seus currículos para vagas dentro do campus.

Sobre a D’Amore-McKim School of Business

Localizada no mais tradicional polo educacional do mundo, em Boston, Massachusetts, a D’Amore-McKim School of Business é parte da Universidade Northeastern. Embora esteja localizado no coração de uma metrópole, seu campus é cheio de árvores, flores, gramados e parques. Desde a década de 1990, o campus da Northeastern é considerado um modelo de projeto para as universidades urbanas e por duas vezes (em 2001 e 2004) ganhou o prêmio de “mais belo novo ou renovado espaço exterior” do Instituto Americano de Arquitetos.

Segundo o ranking da U.S. News & World Report, a Northeastern University está entre as 40 melhores universidades dos EUA, ocupando o 7˚ lugar dentre as instituições acadêmicas mais inovadoras.

 

* Foto: Northeastern University | Crédito: Divulgação

 

Este conteúdo foi patrocinado pela Northeastern University

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Redação do Estudar Fora
Redação do Estudar Fora
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados