//username of moderater
Fundação Estudar
InícioEducaçãoNúmero de estudantes brasileiros nos EUA volta a patamar pré-pandemia

Número de estudantes brasileiros nos EUA volta a patamar pré-pandemia

Vitor Soares - 08/05/2024
Comentários:

O número de estudantes brasileiros nos EUA passou de 16 mil pela primeira vez desde o início da pandemia de Covid-19, segundo dados do OpenDoors, o grupo de pesquisa do Institute of International Education (IIE).

A pesquisa, que traçou um panorama da presença de estrangeiros em instituições de ensino superior no país norte-americano, mostrou ainda que o Brasil é a nona origem mais comum de alunos estrangeiros.

Nos três anos anteriores, entre 2020 e 2022, a presença de brasileiros ficou abaixo de 15 mil estudantes. O recorde, computado no ano letivo de 2015/016, foi de 19,3 mil alunos.

 

“Com base nos dados, eu poderia dizer que este é um indicativo de que as instituições de ensino superior americanas estão abrindo mais e mais as portas para brasileiros”, analisa Rosie Falcon-Shapiro, Program Manager do Prep Estudar Fora, o preparatório da Fundação Estudar. “Na minha visão, o Brasil é um dos principais países emergentes para o recrutamento de estudantes estrangeiros nos Estados Unidos, e esta pesquisa corrobora com esta perspectiva”.

Maioria está em cursos de bacharelado

De modo geral, a maior presença de estudantes brasileiros nos EUA é de estudantes de bacharelado (49%), seguida de perto por alunos de pós-graduação em programas de mestrado e PHD (30%).

Dentro dessas formações, a maior parte dos alunos está em cursos de negócios (21%), Engenharia (13%) e Ciências Sociais (11%).

Segundo Rosie, esses indicadores não evidenciam uma preferência maior de brasileiros por esses cursos nem indicam que há uma “rota facilitada” para cursos nas áreas em destaque.

Isso porque, na visão da especialista, a tendência de procura por formações nesses segmentos se mantém com imigrantes de outras partes do mundo.

Preparatórios gratuitos apoiam sonho de brasileiros de estudar fora

No Brasil, instituições atuam para ajudar a realizar o sonho de estudantes brasileiros que desejam estudar nos Estados Unidos. É o caso, por exemplo, da Fundação Estudar, que todo ano abre novas turmas do Prep Program, seu preparatório gratuito para apoiar estudantes em suas jornadas de application.

As inscrições para a turma de 2025 do Prep Program estão abertas. Para acessar, basta acessar a página do programa.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Vitor Soares
Jornalista e editor do Portal Estudar Fora. Entre em contato pelo e-mail [email protected].

Artigos relacionados