InícioBolsas de EstudoPrograma Jovens Embaixadores oferece intercâmbio de graça para os EUA

Programa Jovens Embaixadores oferece intercâmbio de graça para os EUA

Priscila Bellini - 03/07/2023
Comentários:

Estão abertas as inscrições ao Programa Jovens Embaixadores 2024 – programa promovido pela Embaixada EUA Brasil que leva anualmente 50 estudantes da rede pública para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos. É possível se candidatar à primeira fase do processo até 13 agosto!

O programa oferece a jovens brasileiros de famílias mais pobres um intercâmbio nos EUA com algumas semanas de duração, com todas as despesas pagas. Isso inclui: passagem de ida e volta, hospedagem, alimentação, visto, seguro viagem e transporte local.

Além disso, os jovens recebem uma série de orientações e apoio antes da partida, para poder aproveitar ao máximo sua experiência por lá. A viagem começa com uma visita à capital Washington DC para conhecer os principais pontos importantes.

Depois a turma é dividida em em grupos menores que viajam para estados diferentes. Lá, são hospedados por uma família estadunidense, assistem a aulas e participam de atividades ligadas a responsabilidade social e empreendedorismo.

Como participar do Jovens Embaixadores

Para participar, há uma série de requisitos. Entre eles: é preciso ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa, cursar o ensino médio na rede pública (estando pelo menos no 1º ano em 2023), ter excelente desempenho escolar, bom nível de domínio do inglês, nunca ter viajado aos Estados Unidos, ter uma boa relação com sua escola e comunidade e realizar algum trabalho voluntário há pelo menos seis meses.

É possível ver a lista completa de requisitos neste documento. Vale apontar também que não é preciso ter passaporte no momento da inscrição: a organização do programa afirma que haverá tempo para tirar o documento após a aprovação.

Os estudantes que se encaixarem nos critérios especificados têm até o dia 13 de agosto para preencher uma ficha de inscrição online. Depois do preenchimento, receberão uma reposta automática dizendo se se adequam aos pré-requisitos básicos e se foram aprovados para a segunda etapa.

As fases seguintes do processo de seleção envolvem envio de documentos, prova escrita e oral e, no caso dos semifinalistas, uma visita da Embaixada à sua casa. A lista com os nomes dos aprovados será divulgada até 3 de novembro. A viagem aos Estados Unidos está programada para janeiro de 2024.

O programa 

Criado em 2002, por iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, o Jovens Embaixadores busca valorizar estudantes que sejam exemplos em suas comunidades. Desde então, mais de 500 jovens já foram beneficiados pelo programa.

Durante a primeira semana do programa, os selecionados visitam Washington DC, capital dos Estados Unidos, a fim de conhecerem seus principais pontos turísticos e organizações dos setores público, privado e do terceiro setor. Depois, são divididos

Acesse o site do Jovens Embaixadores e saiba mais

Ex-participante do Jovens Embaixadores hoje estuda em Harvard

Já contamos aqui no Estudar Fora a história de Arthur Abrantes – mineiro que sempre estudou em escolas públicas e foi aprovado por Harvard e outras 6 universidades americanas. O jovem, natural de Paracatu, participou do programa Jovens Embaixadores quando estava no segundo ano do Ensino Médio – e a experiência foi divisor de águas na sua vida. “Lá tive certeza que eu queria estudar nos Estados Unidos, e que, sim, era possível”, comenta.

Confira aqui a redação que o ajudou a ser aprovado em Harvard

Leia também: as melhores bolsas de estudo com inscrições abertas!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados