//username of moderater
Fundação Estudar
InícioIntercâmbioEntre culturas: Na virada vista a cor da GRATIDÃO

Entre culturas: Na virada vista a cor da GRATIDÃO

Giana Andonini - 31/12/2013
Comentários:

Por Gabriela Ribeiro – Psicóloga Intercultural Como é bom o Ano Novo! Não é bom… é ótimo! E por muitas razões. A atmosfera alegre, divertida e cheia de possibilidades, e onde quer que esteja, mesmo que esteja nevando, cada brasileiro leva consigo a energia do verão dentro do coração quando se trata de se celebrar o ano que chegou. Pelo velho e bom balanço interno, limpeza astral, mental e do guarda-roupa. No novo ano é fundamental olhar nos olhos alheios desejando o melhor da vida. Todos merecem receber os mais positivos votos! Contudo, é sempre interessante aquela oração face to face na frente do espelho, fechar os olhos e ter uma conversa amorosa consigo mesmo, com o seu Deus, com o que preenche a vida e o mundo de cada um. Nessa conversinha solitária e bonita, onde ligamos o aspirador interno, lustramos nossos pensamentos e perfumamos nossas intenções, desejo profundamente que todos sejam capazes de usar toneladas de uma ferramenta muitas vezes esquecida: a gratidão. Projetar nossas intenções é tarefa essencial. Mas esse ano faço uma convocação ao exercício da gratidão antes de qualquer coisa. Desculpem o atrevimento, mas convoco com alegria e a certeza do retorno positivo que esta atitude traz. Há quanto tempo você não agradece pelas mais simples coisas da vida? Ou pelos grandes feitos que tem conquistado? Pelos presentes que a vida constantemente lhe oferece? E até mesmo pelos desafios que se põe em seu caminho para relembrá-lo, relembrá-la, do quão forte e inteligente você é. É uma atitude muito fácil, rejuvenescedora, cheia de luz. Basta fechar os olhos e dizer: OBRIGADA. Cada um completa a frase à sua maneira. Ou, escreve uma carta de gratidão para quem muito tem lhe ajudado ou simplesmente o fato de existir já torna a sua vida mais especial. Um exercício poderoso e produtivo é escrever, listar as bençãos que tem recebido, todas elas. Do ar que você respira, à comida nutritiva que têm acesso diariamente, à saúde, e assim por diante. Detalhar cada presente da vida concretamente num pedaço de papel, ajuda alimentar a gratidão e, segundo algumas teorias, a atrair mais bênçãos. E para quem está longe de seu país, vivendo oportunidades super legais, mais motivos ainda né? Cheiros novos, momentos inimagináveis, amigos de vários cantos do mundo, paisagens tão desconhecidas, etc. That’s it my friend! Bata no peito cheio de orgulho. E se está planejando ir… antecipe o agradecimento e acontecerá. Neste Novo Ano, vamos atrair o que é bom e o que se deseja, AGRADECENDO, por tudo aquilo que já se conquistou pelo que está por vir. Lembrando sempre: o ano que chega é sempre uma possibilidade de recomeçar.

_____________________________________________________________________ Gabriela Ribeiro – Colunista sobre Psicologia e Educação Intercultural GabrielaÉ psicóloga com formação na PUCRS, em Porto Alegre. Recebeu profunda formação na metodologia Intercultural Training®, desenvolvida por Andréa Sebben através de sua longa trajetória de estudos e trabalhos na Europa e Brasil. Fez intercâmbio na Inglaterra e Nova Zelândia e já esteve em 28 países. Participou de cursos de formação nas Ciências Interculturais em países como o Chile, Argentina, Venezuela, Costa Rica e Colômbia. Há 7 anos ministra palestras e Treinamentos Interculturais em todo Brasil, em diversos idiomas, é membro da IAIE – International Association for Intercultural Education.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados