Um projeto: Fundação Estudar

Intercâmbio

O que você precisa saber para ter uma experiência de estudos em outro país

04.03.16

E-book mostra como aproveitar ao máximo seu intercâmbio

E-book mostra como aproveitar ao máximo seu intercâmbio

Não basta fazer as malas e se mudar: confira neste e-book gratuito dicas de como aproveitar bem as oportunidades que estudar fora do Brasil oferece.

O intercâmbio costuma ser um período de intenso desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. Mas, para que a experiência seja de fato transformadora, não basta só fazer as malas e se mudar. É preciso abrir-se ao novo, integrar-se de verdade ao país de destino e estar atento para identificar – e aproveitar – as melhores oportunidades.

Neste especial do Estudar Fora, você irá conhecer a história de jovens que participaram de programas de estudo e trabalho em diferentes países, da Argentina à Suécia, passando por Bélgica, Portugal e Espanha, entre outros destinos. Eles contam como a vivência no exterior impactou em suas vidas e o que fizeram para tirar o máximo de proveito de seus dias fora do Brasil.

O jornalista Tiago Zenero, por exemplo, aproveitou um ano da graduação nos Estados Unidos para fazer trabalho voluntário e aproximar-se de refugiados. Na volta ao Brasil, ele conseguiu um trabalho na ONU, lugar de seus sonhos. A administradora Ligia Oliveira, de 25 anos, fez dois intercâmbios: um de trabalho temporário nos Estados Unidos e outro para cursar parte da graduação  na Holanda. Ganhar fluência no inglês foi só uma das muitas vantagens de ter estudado fora. “Conheci a dinâmica de trabalho no exterior, fiquei mais flexível e responsável… Foram muitas situações de crescimento”, diz.

Acesse o guia gratuito sobre como aproveitar bem seu intercâmbio

Para Juliana Leal, de 25 anos, a principal habilidade adquirida ao estudar na Espanha foi a empatia – ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro. “Hoje, eu tento entender mais a identidade cultural dos outros e estou mais aberta para conhecer outras culturas e religiões. Às vezes, podemos achar o costume de alguém estranho, mas há toda uma história por trás dele, e isso me interessa muito.”

Neste e-book, você encontra a história desses e de outros jovens e a inspiração para aproveitar ao máximo o seu intercâmbio. Faça um breve cadastro e acesse o guiaBoa sorte e boa leitura!

 

*Na foto, Wanderley Sandrini, que em um ano aprendeu francês e descobriu a área que queria seguir enquanto estudava em Bruxelas, na Bélgica. / Crédito: Acervo pessoal

 

Acesse outros e-books gratuitos do Estudar Fora:
Bolsas de estudos no exterior
Cursos de idiomas no exterior
Conheça as universidades que formam a Ivy League

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT