InícioOutrosDicas de músicas, filmes, seriados e games para treinar o inglês

Dicas de músicas, filmes, seriados e games para treinar o inglês

Giana Andonini - 23/07/2013
Comentários:

Um bom método para quem precisa aperfeiçoar ou quer continuar tendo contato com a língua inglesa é tentar manter-se o mais próximo dela em atividades que sejam prazerosas. Músicas, filmes, seriados e games certamente podem te ajudar a melhorar o inglês. Confira algumas dicas que o Estudar Fora preparou para você:

Músicas: 
Se você ainda não fala muito bem, o mais interessante é buscar músicas mais calmas e, de preferência, que não tenham muitas gírias. Raps, por exemplo, costumam ser mais difíceis pela velocidade do cantor e pelo uso irregular de algumas palavras. Confira algumas das nossas sugestões:

– Jack Johnson: O cantor e compositor havaiano é conhecido por suas músicas que seguem bem o estilo surfista. Grande parte delas são lentas e os instrumentos acústicos não costumam chamar mais atenção do que a letra, o que é bom para você entender bem o que eles está querendo dizer em cada frase. Alguns sucessos do cantor que talvez sejam interessantes para você tirar onda cantando em inglês são Sitting, Waiting, Wishing, If I Had Eyes e Better Together.

– Coldplay: Para quem gosta mais do inglês britânico uma boa dica é o Coldplay. Grande parte do repertório da banda é de músicas de fácil compreensão, como a Viva La Vida, Paradise e Yellow. Uma curiosidade: Você sabia que o vocalista Chris Martin e o guitarrista Jonny Buckland são formados pela University College London

– Amy Winehouse: Amy ficou famosa por sua voz ímpar e pelas confusões em que se meteu durante sua ascensão na carreira musical. Milhares de fãs sentem sua falta desde sua morte em julho de 2011. Back To Black é um dos sucessos que marcou a carreira da cantora e que indicamos para você. Love Is A Losing Game é outra música calma em que você não vai encontrar muitas dificuldades para acompanhar a letra.

Filmes:
Três dicas interessantes são:

1) Assistir em inglês filmes que você já tenha assistido muitas vezes em português, pois assim você já vai saber o contexto onde tais falas são empregadas;
2) Assistir animações, que normalmente utilizam uma linguagem mais simples e
3) Dar preferência a filmes mais lentos, com diálogos monótonos.

Confira algumas das nossas sugestões:

– Monsters INC e University Monsters: O mais interessante aqui é que você tem dois sucessos da Disney para assistir. O primeiro foi lançado em 2001 e o segundo saiu esse ano. Você vai se divertir muito com a história de cada um e sem dúvida vai poder treinar a língua inglesa.

– O Poderoso Chefão: Além de a história do filme ser fantástica, esse clássico do cinema é ideal se levarmos em consideração que o texto é bem lento. Alguns diálogos são extensos, mas raramente os personagens falam rápido. É interessante assistir os três filmes e os créditos. Vale a pena!

– Odisseia no Espaço: Aqui a dica vai além das telas. Você pode assistir aos filmes, que também têm diálogos lentos, e ler os livros. Sim, livro é outra maneira interessante que pode te ajudar a compreender melhor a língua.

Leia mais: Dicas de estudo para o TOEFL e IELTS

Seriados:

Para o gerente acadêmico da Cultura Inglesa, Vinicius Nobre, o mais interessante é que o aluno procure assistir seriados que tratem de temas que se assemelham a sua realidade, e não focar em algo muito específico que não seja do seu contexto social. “Uma boa opção são os seriados que podemos classificar como ‘comédias de situação’, que envolvem temas como amigos, famílias e convívio social em geral”, aconselha Vinicius.

– Friends: Seguindo a linha indicada pelo gerente acadêmico da Cultura Inglesa, não podíamos deixar de fora um dos maiores clássicos americanos. Lançado em 1994, a série conta a história de um grupo de amigos de Manhattan que frequentemente se encontram para falar sobre assuntos do cotidiano.

– Simpsons: O seriado que conta a história da família que vive na cidade fictícia de Springfield pode ser uma boa alternativa. Neste seriado, os temas abordados vão de o dia a dia na escola de Bart e Lisa, passando pelo trabalho de Homer, e principalmente as confusões em família.

– Two and a half man: Este seriado é mais um dos que se enquadram no que podemos chamar de “comédias de situação”. Os assuntos abordados não são voltados a nenhuma área específica e a estrutura de linguagem empregada não é complexa.

Marco
Os games foram o grande motivador para que Marco aprendesse inglês

Games: 

Jogar videogame pode ser outra boa alternativa para aprimorar o inglês. Muitos games desafiam o jogador a descobrir pistas que o façam avançar de fase. Tais pistas podem ser textos escritos ou conversas entre os personagens do game.

O estudante Marco Antonio fez aulas regulares em uma escola de línguas durante um semestre quando tinha seis anos, e desde então resolveu estudar sozinho. Outra dica para você, que foi o que ajudou Marco a adquirir fluência na língua, são os games. “Os games me ajudaram porque sempre gostei dessa cultura. Se eu não me virasse para saber o que os personagens falavam eu não conseguiria prosseguir nas telas. Fiz um semestre do curso para realmente saber o básico, e quando via uma palavra que não conhecia, ou não entendia o significado dela naquela frase, partia para o dicionário”, afirma.

Marco compartilhou com o Estudar Fora algumas dicas que podem te ajudar com o inglês:

 – World Of Warcraft: O mais interessante desse game é que ele é um MMOs (Massive Multiplayer Online), ou seja, um game que pode ser jogado online com pessoas do mundo inteiro. “Você vai encontrar muitas pessoas falando em vários idiomas, mas o que predomina é o inglês. Pode ser que você não entenda algo, mas é bem provável que você encontre um brasileiro jogando que possa te ajudar”, afirma Marco.

– The Legend Of Zelda: Este game possui diálogos extensos e muito conteúdo para ler, o que vai ser ótimo para quem quer treinar o inglês.

Leia mais: Como perder o medo de falar inglês

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados