Inicio Curso de verão em Yale oferece bolsas integrais para alunos do Ensino Médio

Curso de verão em Yale oferece bolsas integrais para alunos do Ensino Médio

Curso de verão em Yale oferece bolsas integrais para alunos do Ensino Médio

Universidade Yale oferece bolsas de necessidade financeira para estudantes do ensino médio que sejam aceitos para participar do programa Yale Young Global Scholars (YYGS), um curso de verão na universidade. Para as próximas edições, as inscrições vão até 3 de novembro e 10 de janeiro pelo site (disponível aqui).

O YYGS é um curso de duas semanas que reúne jovens do ensino médio do mundo todo para estudar assuntos, como Política, Direito e Economia e Empreendedorismo. O YYGS tem como objetivo “empoderar a próxima geração de líderes para construir uma comunidade global e desenvolver programas interdisciplinares que fomentem curiosidade intelectual, compreensão profunda e inspirém ações criativas”. As bolsas podem cobrir até 100% do valor, do programa incluindo a taxa de inscrição.

 

 

Para isso, no momento da inscrição, o estudante deve sinalizar que deseja concorrer às bolsas. O Yale Young Global Scholars 2021 acontecerá em três sessões de cerca de 12 dias cada. Elas serão de 21 de junho a 3 de julho, de 5 a 17 de julho e de 19 a 31 de julho. O estudante pode escolher de qual sessão gostaria de participar e, dentro de cada uma, pode escolher entre os seguintes programas:

Clique nos links acima para saber mais sobre cada um dos programas disponíveis.

Como se inscrever para o curso de verão em Yale

Os estudantes devem ter expectativa de se formar no ensino médio até dezembro de 2023, e comprovar ser de uma família de baixa renda. Todo o processo de seleção será em inglês e os interessados em participar da seleção precisam ter bons conhecimentos no idioma. Não há restrições em relação a estudantes de escolas privadas, mas será preciso enviar documentos que demonstrem a situação financeira da família.

Os critérios de seleção para a Yale Young Global Program 2022 são:

  • Ter ao menos 16 anos até 19 de julho de 2022;
  • Ser capaz de acompanha as aulas em inglês;
  • Estar no Ensino Médio com previsão de fermação entre novembro ou dezembro de 2022 ou 2023;
  • Não ter participado do YYGS anteriormente.

As candidaturas podem ser feitas por meio deste link. Para completá-las, os candidatos devem submeter documentos como histórico escolar, lista de atividades extracurriculares, essays e outras redações exigidas pela universidade. Devem também enviar o contato de duas pessoas que possam escrever cartas de recomendação. Não é necessário enviar comprovante de proficiência em inglês, mas o documento pode fortalecer a candidatura. São aceitos o TOEFL e o Duolingo English Test.

A lista de documentos exigidos pode ser vista neste link, e é possível ver aqui um exemplo de candidatura completa. As inscrições vão até 10 de janeiro de 2022, mas é possível (e preferível) candidatar-se no período de Early Action até 3 de novembro de 2021.

Conheça o bolsista brasileiro do Yale Young Global Scholars

Em 2015, o estudante Daniel Calarco foi contemplado com a bolsa de estudos. Natural de Tocantins, Daniel se mudou para o Rio de Janeiro quando tinha apenas um ano. Cresceu na comunidade Vila do Vintém, no bairro Padre Miguel, e depois se mudou para Bangu, onde hoje mora com os pais. “Vi que a juventude é a que mais sofre nas comunidades carentes”, diz ele. “Queria fazer algo para mudar isso.”

Às vezes, achamos que não estamos à altura de Yale. Mas confie no seu potencial, você pode ser o brasileiro que a universidade procura

Com tudo pago, Daniel passou duas semanas em Yale, fazendo o curso de “Política, Direito e Economia” entre junho e julho de 2015. “Conheci gente do mundo inteiro, tive uma aula com o assessor de política externa da campanha da Hillary Clinton e almocei com um grande jornalista e economista”, diz.

Hoje cursando Direito na FGV-Rio com bolsa integral e Economia na UFRJ, Daniel ressalta o legado de Yale. “Minha vida mudou. Yale me abriu várias portas, agora só cabe a mim decidir quais caminhos seguir”, diz.

Para quem pensa em se candidatar para a bolsa, Daniel aconselha: “Às vezes, achamos que não estamos à altura de Yale. Mas confie no seu potencial, você pode ser o brasileiro que a universidade procura.”

Acesse o site do programa 

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

Leia