Um projeto: Fundação Estudar

Estudar Fora

Curiosidades, oportunidades e dicas para te ajudar

04.09.13

Conecte-se às redes sociais para procurar faculdades fora

Conecte-se às redes sociais para procurar faculdades fora

Estudantes podem usar sites como LinkedIn, Facebook e Twitter para se conectar com alunos de instituições do exterior

Confira o artigo publicado no site do US News & Report sobre como os estudantes internacionais podem utilizar as redes sociais para pesquisar e conhecer mais as universidades do exterior: 

Por Jia Guo

As mídias sociais tornaram-se cada vez mais importantes em nossas vidas, e mudaram as formas tradicionais de obtermos e trocarmos informações. Quando se trata de concorrer a uma vaga para uma universidade do exterior, as mídias sociais podem conectar estudantes internacionais com alunos e ex-alunos de outros países, tornando o difícil trabalho de pesquisar as escolas no exterior muito mais fácil.

O surgimento da comunicação interativa no Facebook, LinkedIn e Twitter, entre outros, oferece às pessoas a oportunidade de criar, compartilhar e trocar informações simultaneamente sem restrições geográficas e de tempo, trazendo pessoas de todo o mundo para mais perto uns dos outros.

Mas saber como usar as mídias sociais para facilitar sua decisão de qual faculdade se candidatar é fundamental para a sua pesquisa.

1 . LinkedIn: estudantes internacionais devem criar uma conta no LinkedIn e encontrar grupos de alunos das escolas que está pensando em se candidatar. O LinkedIn é uma rede social muito popular para os profissionais que querem construir conexões e procurar emprego nos EUA.

O LinkedIn é mais profissional e formal do que o Facebook , porque você pode se conectar com seus futuros empregadores, que podem ver e avaliar o que você postou. É melhor você saber disso agora, antes de vir para os Estados Unidos, do que começar a utilizar o site depois.

Use o LinkedIn para pesquisar e aprender sobre escolas dos EUA, pedir para ser adicionado em grupos de alunos e, uma vez aprovado, enviar perguntas para os membros do grupo sobre as escolas. No meu ponto de vista, muitas vezes você vai obter mais respostas dos alunos atuais e ex-alunos do que dos escritórios de admissões das escolas.

Leia mais: LinkedIn lança página para ajudar estudantes

2 . Facebook: O Facebook é mais do que apenas uma ferramenta para verificar as atualizações e fotos dos seus amigos quando você acorda todas as manhãs, é também uma plataforma eficiente para chegar a estudantes ou alumni nos EUA.

Mas como você pode encontrar alunos atuais ou alumni no Facebook se você ainda não conhece ninguém nos EUA? A solução é encontrar as páginas de associações internacionais de estudantes das escolas. Eu achei a página do Facebook do NYU International Student Club muito útil – quando eu postei um pedido de entrevista no mural, me responderam.

3. Twitter: Não se esqueça deste popular site onde os usuários postam mensagens curtas. Além de seguir muitas das suas escolas favoritas no Twitter, você também pode encontrar professores e alunos se você procurar hashtags relacionadas com a escola. Seguindo escolas e professores, você vai ter informações atualizadas sobre as escolas, aprender sobre a experiência de professores e, o mais importante, poder fazer perguntas.

Além das mídias sociais, muitas escolas oferecem aplicativos móveis onde as informações sobre transporte, acomodações, atividades extracurriculares e muito mais podem ser facilmente encontrados. Estas podem ser grandes plataformas que permitem você observar como é a vida na escola. A NYU oferece um aplicativo de smartphone móvel que permite você explorar a vida no campi, por meio de eventos, informações da universidade e fotos.

Quando me mudei para os EUA em 2010, eu não tinha ideia do que o LinkedIn ou Twitter eram, e eu não sabia como aproveitá-los para facilitar ainda mais a minha pesquisa das escolas. Agora que vivi quase quatro anos nos EUA, os sites de mídias sociais se tornaram um local importante para me manter atualizado com as últimas notícias.

Quando o aluno se candidata a uma universidade dos EUA, é importante que se mantenha conectado com as mídias sociais para receber as últimas informações sobre admissões, fazer perguntas e mostrar seu interesse.

Leia o artigo original AQUI.

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas