Um projeto: Fundação Estudar

Pós Graduação

O que você precisa saber para cursar uma pós-graduação fora do Brasil

03.12.15

A história de Obama na Universidade Harvard

A história de Obama na Universidade Harvard

Então doutorando de Direito, o presidente americano buscou oportunidades com impressionante confiança!

Ao longo de seus anos na Casa Branca, alguns pontos da vida do presidente Barack Obama ficaram muito conhecidos: o pai queniano, a infância na Indonésia, a juventude no Havaí, os anos de ativismo jovem em Chicago… O que muitos talvez não saibam é que Obama cursou doutorado em Direito na Harvard Law School e fez história ao ser o primeiro negro a presidir a prestigiosa publicação Harvard Law Review. As informações são do site NPR.

Quando entrou em Harvard, aos 27 anos, ele estava entre os mais velhos da turma. Michelle Obama, que é três anos mais nova, obteve o mesmo diploma na mesma universidade e se formou quando ele era calouro.

Os professores ouvidos pela reportagem destacam a confiança que Obama demonstrava. É o caso de Laurence Tribe, uma lenda do Direito com quase 50 anos de casa. Ele ainda tem a agenda que guarda sua primeira reunião com Obama, marcada com um impressionado pontinho de exclamação após o encontro.

Em seu primeiro ano no campus, em 1988, Obama bateu à porta pedindo um emprego – algo bastante atípico, dado o altíssimo nível de Tribe. Os dois conversaram por horas e ele ganhou o posto de assistente de pesquisa, trabalhando em livros e artigos e enfrentando temas espinhosos nos EUA, como aborto. “Ele queria fazer a diferença e aprender como o sistema funcionava”, diz o professor, ainda hoje um amigo próximo do presidente.

No ano seguinte, foi a vez de impressionar Charles Ogletree, que lecionava sobre habilidades básicas de Direito. Pontual e participativo, Obama marcou a memória do professor. Após responder uma pergunta, ele dizia: “‘Mas Al, que falou mais cedo, tinha um bom ponto quando disse X. E Sarah realmente entendeu quando falou Y, e a análise de Latoya…’ E eu dizia: ‘Barack, eu que estou dando essa aula e não você!’”

Ogletree não achou nada estranho o aluno se decidir pelo mundo político – para ele, a atitude de Obama em sala mostrava como ele queria trazer todos à mesa – , mas a presidência lhe pegou de surpresa. “Minha avaliação foi que ele seria o melhor prefeito da história”, disse. Obama até brincou com o mentor depois: “Cara, por que você me rebaixou?” A resposta do professor foi: “Não rebaixei. Dei uma nota honesta”. Harvard é mesmo difícil de impressionar.

Leia também:
Qual o impacto de um mestrado no exterior na carreira? Descubra!
11 guias online e gratuitos para quem quer estudar fora do Brasil
Tudo o que você precisa saber para estudar Direito no exterior

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT