InícioBolsas de EstudoCiência sem Fronteiras: último dia de inscrições para bolsas de mestrado

Ciência sem Fronteiras: último dia de inscrições para bolsas de mestrado

Giana Andonini - 31/01/2014
Comentários:

O Ciência sem Fronteiras – maior programa do governo federal de apoio financeiro para estudos no exterior – encerra hoje as inscrições para bolsas para mestrado profissional nos Estados Unidos. As bolsas são válidas para mestrados com duração de até dois anos acadêmicos, com início previsto para o segundo semestre de 2014. A Capes – que operacionaliza as bolsas – irá pagar os custos com as universidades, um auxílio mensal de US$ 1.150 por mês, além das passagens áreas, seguro-saúde e auxílio instalação.

Leia o edital AQUI

Para participar, os interessados devem fazer a inscrição pelo site do programa e apresentar um teste de proficiência de língua inglesa (TOEFL ou IELTS), com nota mínima de 79, para o TOEFL e 6,5 para o IELTS. É necessário apresentar também o teste Graduate Record Examination (GRE), com nota miníma de 153 (no Computer Based Test) ou 680 pontos (no Paper Based Test) na Quantitative Section e 3.0 ou superior na Analytical Section. Além de documentos como histórico escolar da graduação, cartas de recomendação e essays.

Segundo a CAPES, os candidatos que não apresentarem as notas mínimas exigidas, conforme prevê o edital, estarão automaticamente eliminados da seleção. Confira abaixo os demais requisitos:

:: Ser brasileiro ou naturalizado
:: Ter concluído a graduação após 1998 ou com previsão de conclusão antes de agosto de 2014, em curso de nível superior reconhecido pelo MEC
:: Ter concluído curso de graduação dentro das Áreas Contempladas pelo Programa Ciência sem Fronteiras
:: Não ter concluído Mestrado ou Doutorado
:: Possuir bom desempenho acadêmico

Na inscrição, os candidatos podem indicar até três programas de Mestrado Profissional que fazem parte do edital, sem ordem de preferência. A análise dos candidatos e alocação nos programas será realizada pelas CAPES, em parceira com duas organizações educacionais americanas , a Comissão Fulbright e o IIE.

Áreas contempladas:
O Ciência sem Fronteiras foi criado com a intenção de promover a internacionalização da ciência e da tecnologia no país, por isso entre os cursos contemplados estão, em sua maioria, programas de engenharia, ciências, tecnologia e da área de exatas.

Mas alguns programas relacionados à indústria criativa também fazem parte do edital. Alguns exemplos são os mestrados de Arquitetura e de Design em Harvard; o de Digital + Media na Rhode Island School of Design; de Sustentabilidade na Rutgers State University of New Jersey, o de Digital + Media na Rhode Island School of Design e o mestrado de Desenvolvimento de Games (Game Development) na University of Southern California.

Confira a lista completa dos programas de mestrado que participam do programa AQUI

Leia mais:
– O que é exigido na seleção de uma pós-graduação fora?
– Tudo sobre o Ciência sem Fronteiras: Confira a nossa série de matérias especiais sobre o programa 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados