InícioComo se Preparar6 aplicativos para estudar que podem facilitar a sua vida

6 aplicativos para estudar que podem facilitar a sua vida

Mariane Roccelo - 19/05/2023
Comentários:

Nem todo aplicativo é desenvolvido para te distrair. Neste texto, selecionamos 6 aplicativos de educação gratuitos que podem ser grandes aliados para os estudos de alunos de todas as idades. Alguns são desenvolvidos para anotar e memorizar conteúdos, outros para treinar o cérebro, e tem até app para quem tem (muita) dificuldade para levantar da cama.

Nossa seleção de aplicativos usou como critério de seleção somente aqueles que realmente podem fazer a diferença no dia a dia de estudos. Todos são gratuitos ou possuem versões gratuitas de boa qualidade.

Inscrições abertas para curso online e gratuito para fazer pós-graduação no exterior

1. Quizlet

O Quizlet é um app de revisão de conteúdos que permite o compartilhamento de fichas, anotações e sugestões de livros entre os usuários. Após instalá-lo, é possível procurar por um tema de estudos através da opção de busca ou criar sua própria lista e fichas de estudo. 

Capturas de tela do aplicativo Quizlet.

Como é uma plataforma de produção de conhecimento compartilhado, a variedade de conteúdos disponíveis é bem grande e variada. Após abrir um os temas, os usuários podem acessar algumas fichas de memorização com perguntas relacionadas ao tema, ver anotações explicativas e até encontrar sugestões de leituras complementares. 

Capturas de tela do aplicativo Quizlet.

 

 

 

 

 

Nas imagens acima, há dois tipos de conteúdos. Na primeira tela, pesquisamos pelo tema “Guerra dos Canudos”. Em uma das listas, encontramos um tópico com 9 cartões, explicações e até um mapa mental com anotações. Nas segunda e terceira telas, pesquisamos pelo termo “linguagem de programação”. Neste, além das fichas e resumos, o autor disponibilizou uma sugestão de livro para complementar.

Versão para Android (disponível aqui)
Versão para iOS (disponível aqui)

2. Forest

O Forest é um aplicativo de foco desenvolvido para ajudar a manter a concentração por um determinado tempo. A interface dele é bem prática: o usuário ajusta um período de tempo e nesse intervalo ele dificulta o acesso aos outros aplicativos do celular e silencia as notificações.

A cada período de tempo cumprido, uma árvore virtual é cultivada e plantada, e o usuário recebe moedas que podem ser trocadas por outras árvores diferentes. O aplicativo permite organizar os tipos de atividades realizadas e depois avaliar quanto tempo passou em cada uma delas.

Capturas de tela do Forest

Versão para Android (disponível aqui)
Versão para iOS (disponível aqui)

3. Khan Academy

A Khan Academy é o maior acervo aberto de cursos gratuitos para falantes de português. A iniciativa oferece conteúdos que podem ser acessados no celular ou desktop, com cursos de matérias do 1º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, além cursos de especialização em economia, mercado financeiro, história da arte, engenharia, programação, calculo, animação digital e muito mais.

Para quem está acostumado a usar o celular, a interface do aplicativo é prática e de rápida compreensão. Os conteúdos podem ser úteis para complementar as aulas, adquirir um conhecimento novo e importante para facilitar o dia a dia e estudar para testes padronizados, como o ENEM.

Capturas de tela do Khan Academy

Versão para Android (disponível aqui)
Versão para iOS (disponível aqui)

4. Google Agenda

O Google tem a melhor e mais prática agenda digital disponível gratuitamente. Além das anotações tradicionais de uma agenda, ele permite criar agendas diferentes (uma para o trabalho, outra para os estudos e por aí vai) e visualizá-las separadamente ou em conjunto.

Ela também permite criar lembretes antes dos eventos começarem, que podem chegar via celular, notificação ou e-mail, encaixar momentos de foco e concentração e ver quanto tempo está gastando semanalmente para cada uma dessas atividades. Para fechar, o serviço pode encontrar horários livres no seu cronograma de estudos para encaixar um momento de leitura, lazer ou exercícios.

Capturas de tela do Google Agenda

Versão para Android (disponível aqui)
Versão para iOS (disponível aqui)

5. Lexilize Flashcards

Esse aplicativo é direcionado para estudantes de idiomas e, provavelmente, o melhor app de memorização e ampliação de vocabulário para quem está aprendendo uma língua nova. Logo que o usuário abre a primeira tela inicial, o Lexilize permite escolher a língua nativa e a língua que está estudando.

Após escolher as línguas, vem o grande diferencial desse app. O Lexilize oferece jogos de memorização de palavras, áudio de vocabulários e uma série de cards já montados no idioma que o aluno está estudando. Além disso, também permite que o estudante crie cards próprios de memorização. Tudo isso com uma interface bem desenhada e prática.

Capturas de tela do Lexilize.
Capturas de tela do Lexilize.

Versão para Android (disponível aqui)
Não disponível para iOS

6. Alarmy

Se você é daquelas pessoas que tem muita dificuldade para acordar e levantar no horário, esse aplicativo pode melhorar a produtividade das suas manhãs. Além das funções tradicionais de alarmes de celular, você pode escolher se desafiar diariamente. Acordar cedo não é um hábito querido pela maioria, mas importante para dar conta das tarefas do dia a dia.

Com o Alarmy, você pode escolher desligar o despertador apenas depois de fazer um cálculo matemático de nível fácil ou avançado, ou depois de tirar uma foto de algum local da sua casa, distante do seu quarto. Nesta segunda opção, o usuário pode registrar um espaço dentro de casa, como a cozinha ou varanda, e programar para que o app desligue apenas depois de você tirar uma foto igual. Também é possível eliminar a opção soneca, o que te obrigará a levantar – queira você ou não.

Capturas de tela do Alarmy

Versão para Android (disponível aqui)
Versão para iOS (disponível aqui)

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados