InícioBolsas de EstudoBolsas integrais de mestrado na Irlanda na melhor universidade do país

Bolsas integrais de mestrado na Irlanda na melhor universidade do país

Gustavo Sumares - 22/12/2023
Comentários:

Estão abertas as inscrições para a ABEI/Haddad Fellowship 2024-2025. O programa é voltado para estudantes brasileiros que desejem fazer mestrado na Irlanda, no Trinity College Dublin, uma das instituições mais prestigiadas do país, e oferece bolsa integral por um ano. Ele receberá inscrições até o dia 15 de janeiro!

Além dela, a Fundação Haddad tem outras quatro bolsas complementares: as bolsas HADDAD Fellowship. De valor semelhante, elas têm inscrições do dia 8 de janeiro até 15 de abril 

As duas bolsas cobrem integralmente o valor dos cursos dos candidatos escolhidos. Também cobrem custos com alojamento, viagem para a Irlanda e manutenção no país, com valor de €15 mil a serem pagos como bolsa mensal.

Enquanto a bolsa ABEI/Haddad contemplará os cursos de Literary Translation, Modern Irish History e Irish Writing, as bolsas HADDAD Fellowship englobarão cinco cursos de pós-graduação voltados ao teatro e à literatura. São eles: Playwriting, Stage Design, Theatre Directing, Theatre and Performance, Comparative Literature e Creative Writing.

Como é estudar na Irlanda com bolsa?

De acordo com Eduardo Kumamoto, que recebeu a bolsa na edição 2018-2019, o valor é generoso e proporciona uma vivência confortável durante a estadia — apesar do elevado custo de alguns fatores, como moradia na Irlanda. Outra vantagem do programa é o ambiente altamente internacional do Trinity College. “Você convive com pessoas do mundo todo. No curso que eu fiz [durante o mestrado], por exemplo, não tinha nenhum irlandês na minha sala”, conta.

Segundo o estudante, o povo irlandês é bastante receptivo, o que facilita a adaptação. Ao mesmo tempo, Eduardo conta que a Irlanda tem uma comunidade imensa de brasileiros. “Você sempre vai escutar português. Tem muita atividade, muitos lugares de brasileiros, mercadinhos brasileiros”, relata. Isso pode auxiliar quem tem mais medo de se adaptar à vida em um país diferente.

Como se candidatar às bolsas de mestrado na Irlanda

Para a ABEI/HADDAD Fellowship

A candidatura à ABEI/HADDAD Fellowship precisa ser feita paralelamente à candidatura para o programa de mestrado no Trinity College. O número da candidatura ao programa de mestrado é exigido durante o processo de inscrição. É possível se candidatar sem ainda ter sido aceito, mas a concessão da bolsa, nesse caso, fica condicionada ao candidato ser aceito no programa que deseja.

Também é necessário já ter concluído a graduação com média ponderada igual ou superior a 7.1 (ou estar na pós-graduação), e ser membro da ABEI (Associação Brasileira de Estudos Irlandeses). O candidato também deverá enviar cópias de documentos como passaporte, CV, histórico acadêmico e duas cartas de recomendação para o endereço [email protected].

Além desses documentos, é preciso comprovar proficiência em inglês por meio de um dos seguintes certificados: IELTS, TOEFL, Cambridge ou Duolingo. O processo também demanda que o aluno envie um artigo acadêmico recente em inglês, com no máximo 7 páginas ou 3000 palavras, e uma carta de motivação. Mais detalhes sobre o processo podem ser vistos neste link.

Essa carta de motivação, segundo Eduardo, é uma espécie de “esboço do que você pretende fazer” durante seus estudos no Trinity College. Para Eduardo, foi a parte mais desafiadora do application. “Você tem que saber, pelo menos em linhas gerais, o que pretende fazer, e acho que isso é o mais difícil, porque exige muita reflexão, e colocar isso no papel também é trabalhoso”, comenta. “Não é legal se candidatar só porque quer estudar fora”, ressalta.

Já para a HADDAD Fellowship, o processo é bem parecido. Os requisitos são os mesmos, e também é necessário enviar cópia do passaporte, comprovação de proficiência em inglês e carta de motivação. O requisito de enviar um artigo acadêmico recente também se mantém.

A candidatura a essa bolsa, no entanto, deve ser feita enviando os documentos para o Escritório Internacional do Trinity College Dublin, por meio do endereço eletrônico [email protected]. O assunto do e-mail deve ser “HADDAD Fellowship + nome completo + número da candidatura”, sem as aspas. Para essa bolsa, as inscrições vão de 8 de janeiro até 15 de abril. Veja aqui mais informações sobre ela.

Conselhos para o application ao mestrado na Irlanda

Para escrever a carta de motivação, Eduardo recomenda que o candidato “entre no site do curso [de mestrado que pretende fazer] e vasculhe todo o programa, todos os professores”. Assim, conseguirá dizer com precisão, no documento, o que pretende estudar e com quem. “Eu falei sobre a minha história na USP e mostrei que conhecia o curso para o qual ia fazer o application, e propus algumas coisas que gostaria de fazer”, lembra.

Uma vantagem desse processo, segundo ele, é que há uma grande abertura para diversas linhas de pesquisa e atividades por parte do Trinity College. “A Irlanda é uma comunidade muito espalhada pelo mundo, então eles entendem que o aluno pode trabalhar também com outras coisas. Tanto que a outra moça que ganhou a moça comigo estudava tradução literária em japonês. A mente deles é muito aberta”, comenta.

Eduardo só foi aceito para a bolsa de mestrado na Irlanda na segunda vez que se candidatou à bolsa. Na sua primeira tentativa, faltou tempo. Por isso, ele recomenda dar início ao processo com o máximo possível de antecedência. Assim, é possível fazer o processo com mais calma e qualidade.

Ele também recomenda falar com antecedência com os professores aos quais o candidato pretende pedir recomendação. “Não é de bom tom que o professor receba um e-mail falando que um aluno os indicou para escrever uma carta de recomendação sem que o aluno tenha falado com eles antes”, diz.

As inscrições devem ser feitas até 15 de janeiro. Com todos os documentos enviados, o material é analisado pela ABEI; em seguida, até quatro alunos serão entrevistados por examinadores da ABEI.

Com colaboração de Eduardo Kumamoto

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados