Inicio 6 países que têm mais de uma língua oficial e você talvez não saiba

6 países que têm mais de uma língua oficial e você talvez não saiba

0
6 países que têm mais de uma língua oficial e você talvez não saiba

Você já deve ter ouvido falar que a Espanha tem regiões que falam outras línguas além do espanhol. Também já deve saber que a Itália e a Alemanha tem dialetos regionais que são bem diferentes da língua “oficial”. E que o Canadá tem regiões que falam tanto francês quanto inglês.

No entanto, multilinguismo (o uso de mais de um idioma por um grupo) é mais comum do que normalmente percebemos — talvez porque no Brasil o nosso contato com outras línguas seja mais raro. No entanto, há diversos países que reconhecem mais de uma língua como oficial. Você provavelmente já ouviu falar deles, mas talvez não soubesse que eles falam mais de uma língua.

E se você pretende estudar fora, ter consciência de que esse multilinguismo existe pode te ajudar a se preparar. Também pode ser uma inspiração pensar que mesmo em países cuja língua você desconhece há comunidades que também vivem lá e falam outro idioma. Confira:

Irlanda

Que o inglês é a língua oficial da Irlanda, isso quase todo mundo sabe. Agora, você sabia que o país tem outra língua oficial?

Trata-se do irlandês, também conhecido como Gaélico. Aliás, na constituição do país, o irlandês é explicitamente reconhecido como a primeira língua oficial, e o inglês como a segunda. Ainda assim, a maior parte da população do país fala inglês — apenas cerca de 70 mil pessoas falam irlandês como primeira língua no dia a dia, embora de acordo com o último censo do país, 10,5% da população fala a língua ao menos uma vez por semana.

A língua tem grande importância histórica para o país. Por muito tempo, a Irlanda foi colônia do Reino Unido, e o uso do irlandês era desencorajado (ou até proibido). Quando o país conquistou sua independência no começo do século XX, a língua foi instituída também como um símbolo de resistência à colonização.

Até hoje, a maioria das comunicações oficiais do país (como sinalizações de trânsito e pontos de ônibus) traz tanto inglês como irlandês. Na escola, as crianças aprendem um pouco da língua — quase todos os irlandeses sabem pedir para ir ao banheiro em irlandês, por exemplo — e muitas vezes têm a opção de seguir estudando a língua caso desejem.

Como se diz em irlandês:

  • Bom dia! = Maidin mhaith!
  • Eu sou brasileiro = Tá mé Brasaíle
  • Quanto custa essa caneca? = Cé mhéad a chosnaíonn an mug seo?
  • Onde fica o hotel? = Cá bhfuil an t-óstán?
  • Duas cervejas por favor. = Dhá beoir le do thoil.
  • Obrigado! = Go raibh maith agat!

Além disso, a Irlanda do Norte (um país separado, que faz parte do Reino Unido mas fica na mesma ilha que a Irlanda) também reconhece oficialmente o dialeto Scots de Ulster, também chamado de “escocês das terras baixas”. O Ulster é o nome dado a uma parte da ilha da Irlanda que fica no norte. Lá, cerca de 40 mil pessoas falam uma variante do escocês específica daquela região, que tem reconhecimento oficial do país.

Escócia

A informação do parágrafo anterior pode ter dado um spoiler: na Escócia (país que pertence ao Reino Unido e fica ao norte da Inglaterra), o inglês é a língua oficial. Mas há outras línguas também reconhecidas pelo Estado como minoritárias, e a principal delas é o escocês, ou língua gaélica escocesa.

Ela chegou à região no século V, quando os celtas que moravam na Irlanda chegaram à costa oeste da Escócia — e, de fato, a língua ainda tem semelhanças com o irlandês. Desde então, teve influência de vikings e de ingleses que se instalaram na região. Atualmente, a língua gaélica escocesa ainda é falada por cerca de 57 mil pessoas, o que representa aproximadamente 1% da população com mais de três anos de idade da Escócia.

No entanto, nas Ilhas Hébridas Exteriores, que ficam a noroeste da Escócia, ela ainda é falada por mais de 50% da população. E segundo o último censo escolar do país, o número de estudantes que usam o gaélico escocês como língua principal em casa está crescendo, assim como o número de alunos matriculados em escolas que usam a língua.

Como se diz em escocês:

  • Bom dia! = Madainn mhath!
  • Eu sou brasileiro = Tha mi brazilian
  • Quanto custa essa caneca? = Dè a chosgas am mug seo?
  • Onde fica o hotel? = Càite a bheil an taigh-òsta?
  • Duas cervejas por favor. = Dà leann mas e do thoil e.
  • Obrigado! = Tapadh leibh!

País de Gales

Outro país do Reino Unido, o País de Gales fica na mesma ilha da Inglaterra e da Escócia, mas a oeste. Sua capital é Cardiff e sua língua oficial, além do inglês, é o galês, uma língua que é falada na região há mais de mil anos.

Assim como outras línguas locais do Reino Unido, o galês viu uma queda brusca no seu número de falantes ao longo do século XX. No entanto, depois desse período, foram feitos esforços do governo para resgatar a língua. Atualmente, cerca de 29% da população do País de Gales afirma saber falar galês.

Curiosamente, o País de Gales não é a única região onde o galês é falado. Na Argentina, há uma província chamada Chubut, localizada bem ao sul, que recebeu no ano de 1865 um grande número de imigrantes galeses. Até hoje, a língua é preservada na região, que tem até uma bandeira própria (embora não tenha independência política) e é chamada em alguns casos de “Y Wladfa” que, em galês, significa “a colônia”.

Como se diz em galês:

  • Bom dia! = Bore da!
  • Eu sou brasileiro = Rwy’n Brasil
  • Quanto custa essa caneca? = Faint mae’r mwg hwn yn ei gostio?
  • Onde fica o hotel? = Ble mae’r gwesty?
  • Duas cervejas por favor. = Dau gwrw os gwelwch yn dda.
  • Obrigado! = Diolch yn fawr!

Nova Zelândia

Além do inglês, a Nova Zelândia também tem como língua oficial o maori. Maori é o nome do povo originário da Nova Zelândia, e por extensão o nome da língua falada por esse povo. Ela era a principal língua falada na região até a colonização inglesa.

Ao longo do século 19, no entanto, a Inglaterra avançou sobre as terras originalmente do povo Maori, e tanto a população quanto a língua sofreram um processo de exclusão. No fim do século 19, o sistema de educação pública do país foi introduzido pela Inglaterra, em inglês, e a língua começou a decair.

Felizmente, ao longo do século 20, a língua e o povo maori passaram a ser revalorizados pela população neozelandesa. Segundo dados do censo de 2011, cerca de 3,7% da população geral do país consegue conversar nessa língua; entre a população maori, são aproximadamente 21%.

Como se diz em maori:

  • Bom dia! = Morena koutou!
  • Eu sou brasileiro = He brazilian ahau
  • Quanto custa essa caneca? = E hia nga moni ka oti te utu?
  • Onde fica o hotel? = Kei hea te hotera?
  • Duas cervejas por favor. = E rua nga pia ka pai.
  • Obrigado! = Ka rawe!

China

A China, na verdade, tem uma série de línguas oficiais. Aquela que nós normalmente reconhecemos como “chinês” é, na verdade, o mandarim. Chamá-la de “chinês”, no entanto, faz sentido, já que ela é a princial língua reconhecida pelo governo da China.

Além disso, o mandarim é falado pela maior parte da população, e funciona como uma espécie de “língua franca” no país. No entanto, a China tem também uma série de outras línguas oficiais que, em determinadas regiões, podem ser igualmente importantes.

Por exemplo: Hong Kong e Macau têm também como língua oficial o cantonês, uma variante local do chinês. Hong Kong também tem o inglês como língua oficial, e Macau tem o português.

Fora isso, a província de Jilin, que fica perto da Coreia, reconhece o Coreano como língua oficial. E nas províncias próximas à Mongólia, Cazaquistão e Tibete, as línguas oficiais desses países também são oficialmente reconhecidas.

Finalmente, há também a população dos Uigures. Assim como os Curdos, os Uigures são um povo sem estado. Sua população se concentra no noroeste da China, Cazaquistão, Usbequistão e Quirguistão. Na província de Xinjiang, na China, o Uigur é uma língua oficialmente reconhecida.

Guiana

A Guiana é um país pequeno na América do Sul, que faz fronteira com o Brasil (ao sul), a Venezuela (a oeste) e o Suriname (ao leste). Agora responda rápido: qual é a língua oficial da Guiana?

Se você respondeu “espanhol” (já que, afinal, é a língua de quase todos os países da América Latina), errou. A língua oficial da Guiana é o inglês, o que faz dela o único país da região a ter o inglês como língua oficial. Mesmo assim, o país reconhece dez línguas faladas regionalmente, como Akawaio, Macushi, Patamona e Wapishana.

O uso do inglês tem a ver com a história do país. Ele foi inicialmente colonizado por holandeses, mas o Reino Unido assumiu controle da região no fim do século 18. A Guiana só se tornou independente do Reino Unido em 1966, e só se tornou uma república em 1970.

O que você achou desse post? Deixe um comentário ou marque seu amigo:

Leia