//username of moderater
Fundação Estudar
InícioComo se Preparar5 dicas de preparação para o TOEFL iBT

5 dicas de preparação para o TOEFL iBT

Mariane Roccelo - 23/02/2024
Comentários:

A ETS, organização sem fins lucrativos responsável pela realização das provas de proficiência em inglês TOEFL, oferece uma série de recursos para quem está se preparando para os testes. Com objetivo de promover qualidade e equidade na educação, a instituição oferece uma série de recursos gratuitos disponíveis online (neste link) para capacitar os estudantes para o dia do exame.

Anualmente, a ETS desenvolve, administra e pontua mais de 50 milhões de testes — incluindo o GRE General Test, o teste TOEFL e TOEIC e as avaliações The Praxis Series — em mais de 180 países e 9.000 locais em todo o mundo. O TOEFL iBT, o modelo mais tradicional da prova que avalia a capacidade dos candidatos de ter sucesso em um ambiente acadêmico de língua inglesa, é aceito em mais de 11.500 universidades do mundo.  

O modelo de prova do TOEFL mais solicitado pelas universidades internacionais é o iBT, oferecido tanto nas versões online quanto presenciais. O exame é aceito em cerca de 11.500 instituições de mais de 160 países e avalia as quatro habilidades da fluência em inglês: leitura, ou reading, escuta, ou listening, fala, ou speaking e a escrita, ou writing. No site da ETS são disponibilizados uma série de recursos com opções acessíveis de preparação para o TOEFL iBT. 

1. Sobre o TOEFL iBT

A prova tem duração de 3h, as sessões e perguntas são divididas de acordo com as quatro habilidades avaliadas. Neste link (disponível aqui) a ETS oferece alguns exemplos de questões do teste, de acordo com cada nível. A seguir, confira detalhes sobre cada uma das quatro etapas do TOEFL iBT:

Reading:

Nesta etapa, o estudante responde perguntas que demandam leitura de 3 ou 4 trechos de textos  aproximadamente 700 palavras. A duração é de 54 a 72 minutos. O objetivo desta etapa é avaliar os níveis de leitura e compreensão, os textos são introdutórios e retirados de livros didáticos de nível universitário e abarcam uma variedade de assuntos. Apesar de ser sobre temas variados, não é necessário ter conhecimentos prévios sobre o assunto tratado, uma vez que todas as respostas estão inclusas na leitura fornecida. 

Listening

Esta etapa inclui entre 28 e 39 perguntas que devem ser respondidas dentro de 41 a 57 minutos. As perguntas são baseadas em 3 ou 4 leituras e 2 ou 3 conversações. A etapa de listening é desenhada para medir a compreensão de conversas e leituras em inglês, incluindo compreensão básica, compreensão pragmática (atitude do falante e grau de certeza), além da capacidade de conectar e sintetizar informações.

Speaking

A seção de conversação dura cerca de 17 minutos e conta com 4 tarefas que simulam situações da vida real dentro de salas de aula. Na primeira atividade, o candidato deve contar ideias, opiniões e experiências próprias. Nas questões seguintes, entre 2 e 4, as habilidades de fala, escuta e leitura são analisadas de forma combinada. O candidato tem de 15 a 30 segundos de preparação antes de cada tarefa, que deve ser respondida entre 45 e 60 segundos. As respostas são faladas em um microfone e ficam gravadas para avaliação posterior. 

Writing

Para a escrita, o candidato tem cerca de 50 minutos para executar 2 tarefas, que demandam leitura, escuta e escrita. Na primeira parte, o candidato tem 20 minutos para uma tarefa de escrita integrada em que lê uma passagem e escuta  uma pequena palestra, em seguida deve responder de acordo com o material apresentado. Na segunda tarefa de redação independente, os examinandos têm 30 minutos para escrever uma redação com base na experiência ou opinião pessoal em resposta a um tópico de redação.

2.  Preparação para o Teste TOEFL: Curso do Guia do Insider

A ETS oferece um curso preparatório gratuito e interativo para a prova que é aplicado com vídeos, questionários curtos, dicas de instrutores e fórum de discussão colaborativa. Além de apresentar o TOEFL iBT, as aulas treinam os estudantes para as questões práticas de fala e escrita.

O curso individualizado de 6 semanas é oferecido em inglês pela plataforma eDX, demanda cerca de 2 a 4 horas semanais e pode ser aproveitado por todos que desejam se preparar para o TOEF iBT, independentemente da modalidade de teste, no centro de testes ou em casa. A inscrição pode ser feita através do link (disponível aqui).

3. Testes práticos online do TOEFL 

Os testes práticos online do TOEFL são recursos oficiais que permitem aos usuários experimentarem  como é fazer o teste TOEFL iBT real. Os preparadores do teste podem revisar e responder as perguntas. Após a conclusão do teste, os usuários recebem as pontuações do teste prático dentro de 24 horas, com feedback de desempenho em todas as quatro habilidades medidas – leitura, audição, fala e escrita. Os testes podem ser feitos em qualquer horário, dia e local. É necessário apenas ter uma conexão com a internet.

O estudante pode escolher entre os volumes oferecidos, que incluem testes completos, semitestes ou testes de fala. Cada volume tem um conjunto diferente de perguntas para que os alunos possam praticar cada uma das quatro seções do TOEFL separadamente. Confira neste link (disponível aqui) os testes práticos oferecidos.

4. TOEFL iBT Prep Planner

Para quem está começando a se preparar para a prova, o IBT oferece um planner de 8 semanas bastante completo, com 70 páginas, com foco em ajudar a organizar tudo que é importante estudar antes de realizar o TOEFL iBT. Além do calendário, o planner conta com revisão das 4 seções da prova e oferece atividades de capacitação, exemplos de perguntas e informações de pontuação de fala e escrita. Baixe o planner no link (disponível aqui).

5. Aplicativo oficial TOEFL Go!

Uma forma mais rápida e acessível para estudar para o TOEFL nas horas vagas é baixando e aproveitando a opção gratuita do aplicativo TOEFL Go!, desenvolvido pela ETS. Nele, o estudante pode praticar as habilidades específicas que deseja melhorar, treinar o reading, listening, speaking e writing separadamente, além de acompanhar o progresso ao longo das semanas de estudo. O download do aplicativo pode ser feito no link (disponível aqui).

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Mariane Roccelo
Mariane Roccelo
Jornalista. Formada em Jornalismo e Comunicação Social pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) e doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), ambos da USP.

Artigos relacionados