InícioOutros10 dicas para te ajudar a escolher sua profissão (no exterior ou...

10 dicas para te ajudar a escolher sua profissão (no exterior ou não)

Giana Andonini - 10/06/2013
Comentários:

Escolher qual carreira seguir pode ser um dos principais desafios que um jovem tem durante o seu Ensino Médio. Nessa importante hora, algumas perguntas simples sobre si mesmo e sobre onde quer chegar podem auxiliá-lo a escolher qual profissão seguir. Para ajudar quem ainda está indeciso, o College Board, organização não-governamental americana que tem a missão de conectar estudantes à universidades de ponta, preparou uma lista de perguntas simples, mas efetivas na hora de tomar a grande decisão.

Confira:

1. Que coisas você faz bem?
Pense sobre os talentos que você já sabe que tem, e pergunte para os amigos e familiares em o que eles acham que você é bom. Você pode se surpreender com o que eles dizem.

2. O que te desafia?
As coisas que desafiam você podem ser oportunidades para o seu aperfeiçoamento e avanço em direção a seus objetivos – e eles podem sugerir áreas de estudo e de trabalho que irá mantê-lo interessado por muito tempo no futuro.

3. O que você gosta de fazer para se divertir?
Pense sobre as razões pelas quais você se diverte com as suas atividades favoritas, o que elas têm em comum e os pontos fortes que elas dizem sobre você.

4. Quem você admira?
As pessoas que você admira – sejam elas celebridades, figuras históricas ou pessoas que você conhece pessoalmente – podem dizer algo sobre quem você é e o que você valoriza. Pense sobre o que você gosta neles e se vale a pena correr atrás dessas qualidades.

5. O que você sempre quis experimentar?
Existe algo que você sempre quis fazer? Considere as suas razões para querer fazer isso – e por que ainda não fez ainda. Por que você acha isso excitante? O que você espera conseguir com isso?

6. De que conquista você mais se orgulha?
A sua resposta para essa pergunta pode não ter nada a ver com uma nota 100,00 no boletim ou com um troféu que você já ganhou. Pode ser que a conquista que você mais se orgulha seja aquele dia em que você ajudou alguém e fez a diferença. Refletir sobre estes pontos pode te ajudar a entender o que é mais importante para você.

7. Qual é a sua matéria favorita?
Não se limite às questões que são mais fáceis para você. Pense em quais matérias você gosta de estudar por horas e horas. Se pergunte: o que há nesse assunto que mantém o meu interesse?

8. O que você lê em seu tempo livre?
Preste atenção nos tipos de histórias que você acompanha nos noticiários, livros e sites favoritos – elas podem te ajudar a descobrir pelo o que você tem realmente curiosidade.

9. Se você pudesse fazer qualquer trabalho por um dia, qual seria?
Pense em quais carreiras você gostaria de experimentar. O que elas tem que você acha tão legal? O que você mudaria para que elas fossem mais adequadas?

10. Quando criança, o que você queria ser quando se tornasse adulto?
Mesmo que seus sonhos de infância pareçam bobagem agora, lembrar deles pode te mostrar o que sempre foi importante para você.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados