InícioBolsas de EstudoCapes oferece bolsas de estudo para pós e pesquisas na Alemanha

Capes oferece bolsas de estudo para pós e pesquisas na Alemanha

Lecticia Maggi - 15/10/2015
Comentários:

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou um novo edital do programa de cooperação internacional com a Alemanha (PROBAL I e PROBAL II), que vai conceder bolsas de doutorado e pós doutorado no país.

O objetivo é fomentar o intercâmbio científico entre grupos de pesquisa e desenvolvimento público brasileiros e alemães. Serão selecionados 10 projetos de pesquisas de qualquer área do conhecimento, elaborados em conjunto por estudantes e pesquisadores do Brasil e da Alemanha, com coordenação de um professor brasileiro.

As bolsas de estudo para doutorado são no valor de 1.300 euros por mês. Já as de pós-doutorado chegam a 2.100 euros. Está previsto também até 10.000 euros por ano para custear despesas essenciais relacionadas à execução do projeto.

As inscrições dos projetos devem ser feitas até o dia 7 de dezembro. Os nomes dos aprovados serão divulgados em março de 2016. Acesse aqui o edital com informações detalhadas sobre as bolsas de estudo da Capes

*Foto: cidade de Munique, na Alemanha / Crédito: divulgação

Leia também:
Guia online e gratuito de bolsas de estudo no exterior
7 bolsas de estudos no exterior com inscrições abertas

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados