//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduaçãoBoston: uma das melhores cidades para estudantes

Boston: uma das melhores cidades para estudantes

Lecticia Maggi - 10/12/2014
Comentários:

Boston é a única cidade norte-americana a figurar entre as dez melhores do mundo para estudantes, segundo ranking divulgado pelo grupo britânico Quacquarelli Symonds (QS). Nas primeiras colocações despontam Paris, Melbourne, Londres, Sydney e Hong Kong.

Boston ocupa a sexta posição, e não à toa. Com uma arquitetura que em muito lembra a europeia, a cidade destaca-se no cenário internacional por abrigar em sua região metropolitana – pasme! – 60 universidades. Próximo a Boston está localizada a famosa Cambridge, lar de duas gigantes da educação: Harvard e MIT (Massachusetts Institute of Technology).

As cidades são separadas por uma ponte, e muitas vezes a sensação que se tem é que Boston e Cambridge são uma coisa só. Cambridge ainda preserva uma atmosfera de cidade de interior, com o sino da igreja tocando de hora em hora e o ritmo apressado dos estudantes para lá e para cá. Boston, por sua vez, é mais cosmopolita e possui cerca de 5,8 milhões de habitantes em sua área metropolitana.

O transporte urbano em Boston-Cambridge funciona bem e ambas cidades são interligadas tanto por metrô quanto por ônibus. Além disso, por serem planas e com ciclovias em todos os lugares, convidam você a passear de bike. A polícia informa que o número de bicicletas é quase o dobro do número de veículos registrados na cidade. Não raro sobram vagas nos estacionamentos, mas faltam postes para amarrar as “magrelas”.

Mas não se iluda: Boston e Cambridge também têm um lado negativo: ambas são muito caras de se morar. Os alugueis costumam ser “salgados”, e o seguro saúde custa uma pequena fortuna por ano. Se a sua ideia é ir para lá, vá preparando financeiramente!

Para quem ama calor, o clima também não é dos mais atrativos. Com um inverno que dura quase cinco meses (as neves começam em dezembro e vão até abril), Boston convida você para um café quente e um bom livro. Ou seja, o mundo perfeito para quem deseja, de fato, estudar!

Para os estudantes que desejam espairecer aos finais de semana, a cidade tem uma vida esportiva frenética. Os amantes de beisebol vão se deleitar com os jogos dos Red Sox, e quem gosta de futebol americano vai adorar ver as performances do quarterback dos Patriots, Tom Brady, marido de ninguém menos que Giselle Bundchen.

Uma vez instalado, o seu único cuidado deve ser o de não se apaixonar perdidamente pelos veleiros que rasgam o rio Charles nas regatas de verão. A cidade é linda e consegue unir bem o moderno com o antigo.

Boston também tem uma vida cultural muito agitada, com uma agenda de shows intensa. Como a cidade abriga a famosa Berklee – uma das melhores escolas de música do mundo -, os alunos costumam dar palhinhas em alguns bares da cidade e quase todo final de semana alguém de peso é convidado a dividir o palco com os estudantes. Isso, claro, sem falar nos musicais e no balé, que têm espaço garantido na programação local.

Por Carolina Campos

Leia também:
Pesquisa: as 20 melhores cidades do mundo para estudar
Paris: muito além de um destino romântico
Brasil está entre os dez países que mais enviam estudantes aos EUA

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados