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As tendências da área de marketing

Lecticia Maggi - 14/10/2014
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O que vai afetar o comportamento do consumidor nos próximos anos? Como o consumidor fará suas escolhas num mundo que a cada dia oferece mais opções? Como o comportamento do consumidor, que tem cada vez mais acesso às novas tecnologias, afetará o modo como as empresas produzem marketing? Essas perguntas são essenciais para quem pretende se envolver na área, sobretudo diante de um mercado dinâmico e crescente, como o Brasil.

Com o crescimento das redes sociais, não basta fazer um filme sobre determinado produto. É preciso estar antenado para entender o que os consumidores estão falando e desejando daquele produto

Aconsumer insight manager, Vanessa Sevilhano, que já passou por empresas como Kraft Foods, Positivo Informática e Phillip Morris, e o professor da pós-graduação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e gerente de projetos da Woden Comunicação, Alexandre de Carvalho Gemmal, dão dicas sobre as áreas mais promissoras para quem deseja se especializar em marketing. Veja:

Marketing digital: área que busca fazer a gestão digital de marcas e produtos. Atualmente, os profissionais têm se preocupado muito com o advento das mídias digitais e as faculdades de marketing digital já são realidade. “Com o crescimento das redes sociais, não basta fazer um filme sobre determinado produto. É preciso estar antenado para entender o que os consumidores estão falando e desejando daquele produto”, afirma Vanessa.

Entretenimento: área em franco crescimento no Brasil, que busca divulgar marcas enquanto o consumidor está participando de momentos de lazer, como cinema, teatro, eventos musicais ou esportivos. O professor Gemmal esclarece que “as marcas já entendem que devem desenvolver este tipo de relacionamento com o consumidor, uma vez que ele (consumidor) escolheu participar daquele evento”. Por este motivo, as marcas têm condições de causar um impacto muito bom. Embora eventos de grande porte como a Copa do Mundo e as Olimpíadas tenham influenciado no crescimento deste mercado, a aposta é que a área continuará se desenvolvendo mesmo após 2016.

Shopper insight: diferentemente do que se faz em outras áreas, onde o consumidor é visto como um todo, o shopper insight olha os hábitos de consumo de um determinado grupo. “São responsáveis, dentre outras coisas, por ajudarem os supermercados na organização das gôndolas, de modo a colocar as marcas que desejam promover na chamada ‘área do olho'”, revela Vanessa.

Neuromarketing: é uma área bastante nova, que estuda a essência do comportamento do consumidor. Ao aliar marketing e ciência, é possível compreender a lógica de consumo, ou seja, entender quais são os desejos do consumidor, e o que o motiva e impulsiona no momento da tomada de decisão para a compra. “O ramo ainda é muito novo, mas está crecendo rápido e já existem vários estudos e cursos”, diz Gemmal. Os profissionais que trabalham com neuromarketing são consultores e, normalmente, não atuam em nenhuma empresa específica”.

Marketing analytics: esta área é a junção da matemática com marketing. Por isso, engenheiros, estatísticos e profissionais egressos do mercado financeiro são bons perfis para trabalhar neste segmento. “O profissional de marketing analytics é responsável por fazer modelagens matemáticas para entender o que vale mais a pena quando o objetivo é promover um determinado produto. É melhor comprar cinco dias numa determinada emissora de TV ou o ano inteiro em outra?”, explica Vanessa. “Esses profissionais não orientam apenas onde a sua mídia deve ser exposta; eles também ajudam a avaliar as promoções e a tomar as decisões mais precisas em marketing”, completa.

NA PRÁTICA – Explore mais sobre a área no site Na Prática, da Fundação Estudar, e saiba como é o dia-a-dia de profissionais que atuam em diferentes segmentos do marketing. Veja também depoimentos inspiradores, vagas em empresas e dicas! Por Carolina Campos _____________________________________________________________________

GUIA – O Estudar Fora publica reportagens especiais para auxiliar quem deseja estudar marketing, seja em um curso de graduação, de pós-graduação ou ainda algum curso rápido de especialização. Veja a seguir:

1. As possibilidades de carreira na área de marketing
2. As melhores escolas de MBA do mundo

 

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Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

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