//username of moderater
Fundação Estudar
InícioGraduaçãoO que é e como funciona o UCAS, plataforma de candidatura em...

O que é e como funciona o UCAS, plataforma de candidatura em graduações no Reino Unido

Marcela Marcos - 12/04/2024
Comentários:

Quem sonha em estudar no Reino Unido provavelmente já esbarrou com a sigla UCAS durante as pesquisas sobre como funciona a candidatura para fazer graduação por lá. O sistema é comparado à plataforma Common Application, dos EUA e ao brasileiro Sisu. Todos os anos, milhões de inscrições são intermediadas pelo UCAS, que também gerencia serviços de pesquisa, consultoria e assessoria para instituições de ensino. 

A seguir, traremos mais detalhes sobre este serviço!

Overview do UCAS

Na tradução para o português, a sigla UCAS quer dizer Serviços de Admissão de Universidades e Faculdades (do inglês Universities and Colleges Admissions Service). 

Common Application, o “SISU dos EUA”. Saiba como funciona

Trata-se de um sistema beneficente criado no começo dos anos 1990 que, como já dissemos, serve de base no application para a maioria das universidades do Reino Unido. O UCAS é mantido por meio dos valores das inscrições dos alunos.

Em 2022, o serviço de admissão de graduação atendeu mais de 3 milhões de inscrições, entre candidaturas de alunos locais e estrangeiros. A plataforma ajudou mais de meio milhão de candidatos a conseguir uma vaga em tempo integral em alguma das mais de 380 universidades e faculdades existentes na região.

Como pesquisar o curso de interesse no UCAS

Na página de pesquisas do UCAS, é possível fazer uma busca pelo curso pretendido. A ferramenta auxilia quem já sabe que quer estudar no Reino Unido, mas ainda não tem ideia de onde pretende tentar ingressar. Basta selecionar o nível de estudo e o período letivo, ou fazer uma pesquisa por região da Inglaterra, por exemplo.

Também é possível pesquisar por país que compõe o Reino Unido. Será mostrada uma página com as instituições selecionadas pelo filtro escolhido e, para saber os detalhes, basta clicar na universidade de interesse. Ou, ainda, selecionar a opção que direciona para um chat com os estudantes daquela instituição.

Brasileiros no UCAS: como funciona

Agora que já explicamos o que é o UCAS, vamos falar sobre sua aplicação prática. Para se candidatar por meio da plataforma, os alunos internacionais, como os brasileiros, normalmente devem se inscrever em janeiro para a maior parte dos cursos. Alguns programas mais específicos, como de Medicina e Odontologia, ou em universidades como Oxford e Cambridge costumam abrir inscrições em outubro.

Leia também: Conheça a London School of Economics, uma das universidades mais internacionais

Para, de fato, aplicar, depois de criar um login de acesso, além de inserir dados pessoais, será necessário providenciar documentos como histórico escolar, certificado de conclusão do ensino médio (com tradução juramentada), resultado dos exames de proficiência e carta de motivação. É possível se candidatar para até cinco cursos de uma vez.

O que acontece depois de se candidatar pelo UCAS?

Após enviar sua inscrição, é preciso acompanhar o andamento por meio do cadastro feito no UCAS. O sistema avisa sempre que há uma atualização, inclusive sobre a recusa. Já quando o estudante é admitido, pode ser aprovado por meio da admissão incondicional, na qual não há restrições para se matricular, ou pela admissão condicional, quando a instituição pode, ainda, solicitar outros documentos até dar a resposta definitiva.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados