InícioIntercâmbioCursos de idiomas no exterior

Cursos de idiomas no exterior

Giana Andonini - 22/08/2013
Comentários:

Adquirir fluência em outra língua pode ser uma difícil missão para muitas pessoas, e uma boa alternativa para aprender é realizar um curso de idiomas no exterior. Segundo a Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta), 60% do volume de vendas das agências de intercâmbio são de cursos de idiomas a estudantes que, além de frequentar as aulas, buscam uma exposição a situações do dia a dia que o farão desenvolver certas habilidades linguísticas. Entretanto, o aluno precisa se preocupar com algumas questões antes de arrumar as malas, como o valor que deverá investir, se pode ou não trabalhar no país, duração do curso e qual o melhor destino para aprender o idioma desejado.

Segundo a Belta, o estudante investe em média cerca de R$ 5 mil em um curso de idiomas de um mês no exterior. Para pagar o curso, ou para ter uma nova experiência, muitos alunos optam por trabalhar durante o intercâmbio. É preciso se atentar se o país aceita que o estudante trabalhe ou não. “Apenas alguns países permitem estudar e trabalhar legalmente. A Austrália e a Irlanda são algumas dessas opções, mas o estudante deverá estar matriculado em um curso de longa duração”, conta Renata Santana, gerente de Educação Internacional da agência de intercâmbio STB.

Renata afirma que a duração do curso pode variar de uma semana a um ano, dependendo da necessidade do aluno. “Se o estudante não tem muito tempo disponível e precisa aprender algo específico, pode ser que uma semana seja o suficiente. Mas se o aluno ainda não tem uma base da língua e tem disponibilidade, há cursos com um ano de duração”, afirma.

Qual país escolher pode ser uma dúvida para o estudante. Hoje, os principais destinos dos brasileiros que buscam um curso de idioma são Canadá, Estados Unidos e Reino Unido, respectivamente. “Para quem não fala nada do idioma, sempre indicamos cidades menores e com menos brasileiros”, diz Suzana Martins, gerente de marketing do STB. Confira onde você pode aprender algumas das línguas mais faladas do mundo:

Inglês

O inglês é a principal ferramenta de comunicação internacional e metade dos funcionários de empresas internacionais usa o idioma todos os dias no trabalho. Em uma pesquisa realizada pela GlobalEnglish (empresa que tem como missão melhorar a proficiência de inglês para Negócios)  com 156 países para medir o nível de proficiência em inglês, o Brasil ocupou a 67º posição, sendo classificado como uma nação de “proficiência muito baixa”, e ficando atrás de outros países da América Latina, como Equador, Venezuela, Uruguai e Argentina. Devido a tamanha importância da língua, o inglês é o idioma mais procurado por estudantes que querem fazer um curso no exterior.

O Canadá é, atualmente, o principal destino dos brasileiros. Entretanto, países como Austrália, Irlanda, Malta e Nova Zelândia podem ser boas opções alternativas. A Nova-Zelândia, por exemplo, se destaca pelo custo-benefício, segurança e facilidade para visto.

Lais
Laís estudou no Canadá e aproveitou para conhecer a Grouse Mountain – Vancouver

Um exemplo de brasileiro que escolheu o Canadá como destino é a Laís Carvalho, 22 anos. Ela cursou inglês durante três anos no Brasil e depois estudou quatro meses no Canadá. “Em uma escola de línguas aqui nós falamos em português durante os intervalos e após as aulas. Quando estudei em Vancouver foi diferente. Além da carga horária das aulas ser quase dez vezes maior, eu saia da escola e continuava falando inglês. Morei quatro meses lá e aprendi o que eu levaria quatro anos para aprender no Brasil”, relata.

Espanhol

Belta aponta Espanha, Argentina e Chile como principais destinos de estudantes brasileiros que querem aprender ou aperfeiçoar o espanhol. Segundo Suzana, com R$ 5 mil é possível realizar um curso de quatro semanas com acomodação em casa de família em países como Argentina e Espanha, e é recomendável que o aluno reserve cerca de mil reais por mês para despesas como transporte, alimentação e passeios.

tayane
Durante o intercâmbio, Tayane visitou diversos pontos turísticos, entre eles, o Museo de Arte Tigre

Tayane Garcia, 23 anos, queria aprimorar o espanhol em curto prazo e optou por estudar a língua em um país próxima, a Argentina. “Acredito que estudar fora é a melhor maneira para aprender um idioma. Falar com as pessoas de outro país, a necessidade em se comunicar e estar sempre em contato com o idioma, seja na rua ou em casa assistindo um programa de televisão, tudo isso facilita muito o aprendizado”, afirma.

Francês

Segundo a Belta, 200 milhões de pessoas ao redor do mundo falam francês. O Canadá é uma boa opção para quem quer aprender francês, que também é considerada língua oficial do país, assim como o inglês. A França, obviamente, também é indicada para aprender o idioma, mas é preciso se atentar com o visto. Os estudantes que desejam ficar mais de 90 dias no país devem solicitar o visto com pelo mês um mês e meio antes do início do curso. Para isso, o estudante deve entrar em contato com a CampusFrance. Outro país indicado é a Suíça, que tem três idiomas oficias: francês, alemão e italiano. De acordo com a Lei de estrangeiros da Suíça, em seu Art. 9º, “estrangeiros sem atividade lucrativa no país não precisam de uma permissão por uma permanência temporal na Suíça por até três meses”.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados