//username of moderater
Fundação Estudar
InícioMundoClubes universitários no exterior: o que são, para que servem e como...

Clubes universitários no exterior: o que são, para que servem e como entrar

Marcela Marcos - 06/12/2023
Comentários:

Uma das melhores maneiras de se enturmar e criar uma sensação de pertencimento ao campus é fazendo parte de clubes universitários. Quando o assunto é estudar fora, então, encontrar um grupo com o qual se identifique torna-se ainda mais importante, já que a experiência amplia a rede de contatos no exterior e facilita o encontro com múltiplas culturas.

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Em muitos casos, estar em um clube universitário eleva as chances de conseguir uma oportunidade de trabalho após a formação. Confira quais são os principais tipos de organizações estudantis!

Clubes Acadêmicos

Esse tipo de clube está entre os mais populares. Normalmente, os agrupamentos acadêmicos são baseados em uma área de estudo. A vantagem é que o estudante pode se conectar com outros do mesmo segmento de pesquisa e até com profissionais dos setores em que planeja procurar emprego após a graduação. Semelhantes às organizações acadêmicas são os clubes pré-profissionais, como de medicina, que pode ajudar o aluno a preencher inscrições para faculdades da área médica. O American Medical Student Association é um exemplo.

Clubes Políticos

O apoio a determinado candidato, partido ou uma causa pode motivar o interesse por ingressar em um clube político. Esse tipo de grupo é uma óptima maneira de encontrar pessoas que compartilham das mesmas opiniões. É uma boa dica para quem estiver se formando em ciências políticas ou tenha pretensão por algum cargo público e pode fornecer caminhos para a ação cívica. Pode, ainda, oferecer oportunidades para se conectar com líderes partidários em nível local, estadual e nacional. Exemplos desse tipo de clube são o National Model United Nations e a Associação Nacional de Discursos e Debates

Clubes de mídia e publicação

As razões para aderir a um clube de mídia ou publicação são tão variadas quanto as possibilidades que esse tipo de grupo oferece. Trata-se de um coletivo que pode se concentrar na publicação de um jornal do campus, na criação de um site, na redação de anúncios ou na produção de uma transmissão de rádio, televisão ou filme. As habilidades necessárias para criar mídia com sucesso hoje são incrivelmente variadas. Os clubes de mídia e publicação atraem quem tem paixão pela palavra escrita, mídia digital, fotografia ou pelo design. Alguns deles são o College Media e o Student Press.

Clubes de Serviço Comunitário e Justiça Social

Para quem quer fazer a diferença em seu campus, bairro ou cidade local, ou mesmo em todo o mundo, um clube focado em serviço comunitário pode ser uma boa escolha. Existem grupos destinados a apoiar alunos com deficiência, pessoas com câncer ou como o College Mentors for Kids, que conecta estudantes universitários com crianças carentes do ensino fundamental. Outro exemplo interessante é o Habitat for Humanity, em que os integrantes trabalham na construção de casas, revitalização de bairros e captação de recursos para moradias justas. Esse tipo de clube está entre os mais numerosos, pois são muitas as causas possíveis para apoiar. Outros exemplos são Feminist Campus e Gender and Sexuality Alliances

Clubes de Teatro e artes

Aspirantes a atores ou simplesmente amantes das artes (seja no palco, na pintura, escultura, música etc) tendem a gostar dos grupos de teatro que existem no campi. A maioria oferece oportunidades variadas que vão desde a arte performática experimental até musicais ao estilo da Broadway. Alguns deles são School Theatre e National Show Bands.

Clubes Culturais

O ensino médio é muitas vezes um momento de tentar se misturar, mas a faculdade é sua chance de abraçar e celebrar o que o torna único. As oportunidades não faltam para se juntar a grupos que celebram heranças raciais, étnicas e culturais de todos os tipos. Em muitos campi, são estes clubes que atendem afro-americanos, estudantes indígenas e outros grupos de identidade social, a exemplo da União Nacional de Estudantes Negros e de clubes LGBTQIAP+ (como Pride.com).

Clubes de Grupos Religiosos e Espirituais

Não é novidade que os campi universitários reúnem estudantes de muitas culturas e religiões diferentes e também oferecem oportunidades para explorar diferentes matrizes religiosas – ou, ainda, aprofundar a própria fé. Clubes religiosos e espirituais variam conforme o campus, mas as escolas maiores geralmente têm opções para estudantes que são cristãos, católicos, judeus, muçulmanos, budistas, hindus ou outros segmentos. Alguns grupos podem incluir um aspecto multicultural. A Hillel, a maior organização estudantil judaica do mundo, está ativa em mais de 550 campi em todo o globo. Já a Associação de Estudantes Muçulmanos reúne milhões de estudantes nos Estados Unidos e no Canadá. Há, ainda, a Fellowship of Catholic University Students (FOCUS), entre outras.

Clubes de esportes e recreação

Esportes universitários são prevalentes na maioria dos campi. As opções vão desde as modalidades mais tradicionais, como futebol, beisebol e vôlei, até clubes de Frisbee e até Quadribol, o jogo que fez Harry Potter o herói de Hogwarts! Porém, para quem não é muito afeito aos esportes, pode haver outro caminho para a recreação, como clubes de dança, jogos de tabuleiro e games em geral. Quem não souber por onde começar, pode consultar a Associação Nacional de Atividades do Campus e a Associação para a Promoção de Atividades do Campus. Mas, como vimos, não faltam opções para se encaixar e fazer valer – ainda mais – a experiência na faculdade!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados