InícioIntercâmbio5 aplicativos para te ajudar a melhorar o inglês

5 aplicativos para te ajudar a melhorar o inglês

Giana Andonini - 01/11/2013
Comentários:

O inglês é a principal ferramenta de comunicação internacional. Falado por cerca de 1,8 bilhão de pessoas, o idioma é essencial para aqueles que desejam Estudar Fora. E é justamente nele que se encontram um dos principais entraves para que mais e mais brasileiros consigam estudar no exterior. Segundo o Índice de Proficiência em Inglês, calculado pela Education First (EF), o Brasil ocupa da 38º posição, sendo considerado um país de baixa proficiência.

Se você sonha em estudar no exterior, falar bem inglês será um fator importante na sua candidatura à uma universidade fora. Para te ajudar com isso, separamos cinco aplicativos gratuitos que vão te ajudar no aprendizado do idioma. Estes aplicativos são ótimas ferramentas para aprender gramática, ganhar vocabulário e melhorar a sua pronúncia. Confira:

1) Duolingo 

Utilizando uma metodologia de ensino baseada em games, o Duolingo possui versões para Android e iOS. O aplicativo possui uma incubadora de idiomas, em que os usuários podem sugerir e  criar cursos com novas línguas. A plataforma é totalmente gratuita para os usuários. Além do inglês, é possível também aprender francês, espanhol, português, alemão e italiano.

Como funciona? A plataforma funciona como um grande jogo, em que o usuário acumula pontos e sobe no ranking a medida que vai completando suas tarefas.
Onde baixar? www.duolingo.com

2) LinguaLeo 

Também baseado na ideia de jogos como metodologia de ensino, o LinguaLeo possui uma interface lúdica e interativa para o ensino de inglês. Com versões para Android, iOS e WinPhone, o aplicativo tem uma seção multimídia com mais de 250.000 itens, como vídeos, arquivos de áudio e  de textos, que são criados e compartilhados pelos próprios usuários. Há também cursos especiais para viajantes, sobre negócios, para o ENEM e vestibulares e preparatório para o IELTS. Boa parte das funções são gratuitas. Os recursos pagos possuem preços acessíveis, que vão de R$6,90 a R$54,90.

Como funciona? No aplicativo você encontra treinos de memorização, compreensão oral, construção de frases, além de conversação em tempo real com outros usuários ao redor do mundo. Também é possível criar um dicionário pessoal com glossários, caderno de frases e grupos de palavras para aumento do vocabulário.
Onde baixar? www.lingualeo.com

3) Bussu

O Bussu funciona de forma colaborativa e abrange cursos em 12 idiomas diferentes, entre eles o inglês. Nele, os usuários fazem parte de uma comunidade online e enviam para os demais usuários seus exercícios para correção.

Como funciona? O aplicativo disponibiliza gratuitamente as funções para aprendizado de vocabulário, exercícios de leitura e escrita e testes interativos. Já para ter acesso ao certificado oficial de conclusão do curso e ter acesso às unidades gramaticais é necessário pagar.
Onde baixar? www.busuu.com

4) Livemocha 

O Livemocha funciona como uma plataforma colaborativa para treinar diversos idiomas. Nela, você pode tanto ensinar quanto aprender uma língua. A metodologia de ensino do aplicativo foi desenvolvido em colaboração com o Centro de Estudos Aplicados em Segunda Língua da Universidade de Oregon.

Como funciona? Além de aprender por meio dos exercícios nos cursos, os usuários tem acesso à uma comunidade em que podem trocar exercícios e correções entre nativos dos idiomas.
Onde baixar? www.livemocha.com

5) Babbel 

Gratuito, o aplicativo disponibiliza ao usuário a consulta ao vocabulário em diversas situações cotidianas. Além do  inglês, o Babbel abrange os idiomas alemão, francês, italiano, espanhol, turco, polonês, holandês, indonésio, sueco, dinamarquês e norueguês. O aplicativo, com 17 milhões de usuários, só possui versão disponível para iOS (para iPhones).

Como funciona? O Babbel disponibiliza lições sobre gramática, exercícios de redação e compreensão oral, vocabulário, além de cursos temáticos. O site também possui um sistema de reconhecimento de voz , no qual você poderá treinar a sua pronúncia.
Onde baixar? www.babbel.com

dicas

O Estudar Fora conversou com o responsável pelo LinguaLeo no Brasil, Jamerson Alves. Veja como foi a nossa conversa e confira as dicas dele para você aproveitar melhor esses aplicativos no seu aprendizado de inglês:

Estudar Fora: Aplicativos como o LinguaLeo são indicados para que tipo de estudante: iniciante, intermediário ou avançado?

> Jamerson Alves: Para todos! Uma expressão que ouve-se muito entre estudantes de uma língua estrangeira é”meu Inglês (ou Francês, Espanhol, etc) tá enferrujado”. Por se tratar de uma plataforma que também abrange smartphones, tablets e PCs onde você pode praticar em qualquer lugar e a qualquer momento, cada usuário em níveis diferentes de proficiência pode usufruir dos benefícios e funcionalidades de acordo com as demandas que tem no idioma.

Um usuário avançado dificilmente irá precisar acessar os cursos de gramática ou em vídeo, no entanto, será bastante interessante para ele rever alguns vocabulários específicos e ler textos e vídeos com vocabulário mais complexos e desafiantes para quem não possui língua nativa. Já para usuários com Inglês básico e intermediário as possibilidades são ainda maiores já que o conteúdo é ainda mais relevante para a etapa de aprendizado que eles estão.

Estudar Fora: Que dicas você dá para quem quer aprender inglês usando o Lingualeo mas não tem muito tempo?

> Jamerson Alves: Go mobile! Foi justamente pensando nessas pessoas que decidimos lançar os aplicativos para diversos dispositivos. Além da presença da plataforma em si, acredito que é fundamental organização. Na plataforma você pode adequar quanto tempo por dia deseja aprender e em quantos dias na semana irá estudar. A fluência vem exatamente do quão imerso você está no aprendizado e o quanto o idioma passa a fazer parte da sua rotina. Educar a mente para que o Inglês se torna algo do cotidiano é sem dúvida um desafio que leva ao sucesso, isso tanto para os que dispõem de pouco ou muito tempo.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados