InícioBolsas de EstudoYale oferece bolsa de estudo para jovem brasileiro do ensino médio

Yale oferece bolsa de estudo para jovem brasileiro do ensino médio

Lecticia Maggi - 21/01/2016
Comentários:

Por Lecticia Maggi

A Universidade Yale, que está entre as 15 melhores do mundo no ranking da consultoria Quacquarelli Symonds, está oferecendo a um estudante brasileiro do ensino médio uma bolsa de estudos integral para participar do programa de verão da instituição, o Yale Young Global Scholars Program (YYGS).  As inscrições vão somente até o dia 11 de fevereiro pelo site do programa.

YYGS é um curso de duas semanas que reúne jovens do ensino médio do mundo todo para estudar assuntos como ‘Política, Direito e Economia’ e ‘Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo’.

Para concorrer à bolsa, é preciso estar no ensino médio, ter frequentado escolas brasileiras a maior parte da vida, e comprovar que é de uma família de baixa renda.   Não há restrições em relação a estudantes de escolas privadas, no entanto, será preciso enviar documentos que mostrem a situação financeira da família.

Além disso, é preciso ter um bom nível de inglês – não são exigidos testes, mas a universidade ressalta que todas as atividades serão realizadas no idioma. “Você deve ser capaz de ler artigos longos em inglês e discuti-lo com outros alunos da turma, nativos na língua, além de escrever redações”, diz o site de Yale.

O processo seletivo inclui o envio de cartas de recomendação, histórico escolar (traduzido para o inglês) e redações, entre outros itens.

O selecionado poderá escolher entre seis opções de cursos:
1. Política, Direito e Economia (19 de junho a 2 de julho);
2. Ciências Aplicadas e Engenharia (19 de junho a 2 de julho);
3. Segurança e Relações Internacionais (de 8 a 21 de julho);
4. Ciências Biológicas e Biomédicas (de 8 a 21 de julho), para estudantes que querem aprofundar os estudos e as aplicações das ciências da vida;
5. Tecnologia, Inovação e Empreendedorismo (de 26 de julho a 8 de agosto);
6. Sustentabilidade, Energia e Meio Ambiente (de 26 de julho a 8 de agosto).

Em 2015, quase 50% dos participantes eram de fora dos Estados Unidos, representando mais de 90 países. Acesse o site do programa e saiba mais

Aprovado de 2015 – Em 2015, quem ganhou a bolsa foi o estudante Daniel Calarco, de 18 anos. Natural de Tocantins, Daniel se mudou para o Rio de Janeiro quando tinha apenas um ano. Cresceu na comunidade Vila do Vintém, no bairro Padre Miguel, e depois se mudou para Bangu, onde hoje mora com os pais. “Vi que a juventude é a que mais sofre nas comunidades carentes”, diz ele. “Queria fazer algo para mudar isso.”

Às vezes, achamos que não estamos à altura de Yale. Mas confie no seu potencial, você pode ser o brasileiro que a universidade procura

Com tudo pago, Daniel passou duas semanas em Yale, fazendo o curso de “Política, Direito e Economia” entre junho e julho de 2015. “Conheci gente do mundo inteiro, tive uma aula com o atual assessor de política externa da campanha da Hillary Clinton e almocei com um grande jornalista e economista”, diz.

Hoje cursando Direito na FGV-Rio com bolsa integral e Economia na UFRJ, Daniel ressalta o legado de Yale. “Minha vida mudou. Yale me abriu várias portas, agora só cabe a mim decidir quais caminhos seguir”, diz.

Para quem pensa em se candidatar para a bolsa deste ano, Daniel aconselha: “Às vezes, achamos que não estamos à altura de Yale. Mas confie no seu potencial, você pode ser o brasileiro que a universidade procura.”

Acesse o site do programa 

*Na foto, participantes do Yale Young Global Scholars Program (YYGS)

Leia também:
Guia online e gratuito de bolsas de estudo no exterior
Últimos dias para jovens do ensino médio se inscreverem para bolsa nos EUA

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados