InícioUniversidadesConheça a Universidade Técnica de Delft, a mais antiga universidade politécnica da...

Conheça a Universidade Técnica de Delft, a mais antiga universidade politécnica da Holanda

Marcela Marcos - 10/10/2022
Comentários:

A Universidade Técnica de Delft (TU Delft) é um dos centros de ensino superior mais importantes dos Países Baixos. Fundada em 1842, é a maior e mais antiga universidade politécnica da Holanda, sendo referência nas áreas de engenharia e tecnologia – nessas, figurando, em geral, entre as 20 melhores nos rankings.

Por falar nas classificações mundiais de ensino superior, a TU Delft (como é conhecida) foi considerada pelo QS World University Ranking de 2018 a 54ª melhor universidade do mundo. É considerada a sexta melhor dos Países Baixos pelo ranking mais recente da Times Higher Education e a 61ª do globo no último QS

Saiba mais detalhes sobre a renomada instituição holandesa, incluindo possibilidades de bolsa de estudos e pesquisas pelas quais é reconhecida!

Breve história da Universidade Técnica de Delft

A instituição holandesa foi fundada em janeiro de 1842 na cidade de Delft com o nome de “Academia Real”, passando, mais tarde, a se chamar “Escola Técnica Superior”. A ideia era oferecer treinamento a funcionários públicos que iriam trabalhar nas Índias Orientais Holandesas, região onde atualmente fica a Indonésia.

Leia também: 42 bolsas integrais para mestrado na Holanda na Delft University of Technology

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a TU Delft começou a se expandir do ponto de vista acadêmico. Na época, ainda se chamava Delft Institute of Technology, mas, diante do aumento no número de alunos que passou a receber, foi oficialmente batizada de Delft University of Technology em 1986.

Atualmente, todos os edifícios que compõem a universidade estão mais afastados do centro histórico da cidade, ficando a maior parte em uma região em que há uma série de empresas e laboratórios próximos.

Principais programas da TU Delft

Com mais de 27 mil alunos ao todo (segundo estimativas do site da universidade, conforme dados de dezembro de 2021) e mais de 7 mil publicações acadêmicas relacionadas a suas pesquisas, a TU Delft tem, hoje, oito faculdades. São elas:

  • Arquitetura
  • Engenharia Civil e Geociências
  • Engenharia Elétrica, Matemática e Ciência da Computação
  • Desenho Industrial
  • Engenharia Aeroespacial
  • Tecnologia, Política e Gestão
  • Ciências Aplicadas
  • Engenharia Mecânica, Tecnologia Marítima e Engenharia de Materiais

Como é possível notar, a tecnologia é a base do ensino em todos os cursos, que abrangem níveis de graduação, mestrado e doutorado. Os programas são semestrais, sendo que o primeiro ciclo vai de setembro e janeiro e o segundo, do final de janeiro até julho.

Ex-alunos e pesquisas notáveis

Quando se fala em pesquisa na TU Delft, é preciso destacar o papel da instituição para o desenvolvimento de conhecimentos-chave em Microbiologia, por exemplo. Tanto é verdade, que há uma escola especificamente voltada aos estudos da área. Um dos ex-alunos notáveis da TU Delft foi justamente o microbiólogo e bioquímico Albert Kluyver, uma referência mundial em Microbiologia Comparativa. A rede de alumni tem pelo menos três vencedores do prêmio Nobel.

 

Leia também: Terra das tulipas e das bicicletas: tudo sobre intercâmbio na Holanda

A universidade também tem expertise na área de Engenharia Aeroespacial, sendo conhecida pelo desenvolvimento de tecnologias para aviação. A TU Delft é aliada da Embraer em projetos disruptivos (abrigando até mesmo um escritório da companhia, o Aerospace Innovation Hub). Paralelamente, em setembro de 2019, os pesquisadores da universidade criaram o DelFly Nimble, um robô-inseto capaz de voar, planar – mesmo em ambientes abertos e com vento – e pousar como uma mosca de verdade. 

Requisitos de admissão da Universidade Técnica de Delft

Os requisitos de admissão para alunos internacionais na universidade holandesa variam conforme o programa e nível pretendido. Para bacharelado, é preciso ter diploma de Ensino Médio com equivalência acadêmica e proficiência em inglês. Os conhecimentos em língua inglesa também são requisitos básicos para os cursos de mestrado, por exemplo, que exigem diploma de bacharel em áreas correlatas ao segmento pretendido, além da documentação solicitada durante o processo.

Possibilidades de bolsa na Delft University of Technology

A TU Delft é também conhecida a nível mundial pelo programa de bolsas integrais de mestrado concedidas pela fundação Justus & Louise van Effen. O auxílio, integral, é destinado a estudantes internacionais aceitos em programas de mestrado da instituição, sendo que o principal critério para concedê-lo é que os candidatos tenham excelente desempenho acadêmico.

São oferecidas duas bolsas integrais para cada uma das oito faculdades da instituição. O apoio financeiro cobre os custos de tuition de todo o período do mestrado, além de oferecer workshops, seminários e um programa de desenvolvimento profissional aos selecionados.

O programa de bolsas Fullbright também está disponível para mestrado nas faculdades de Ciências Aplicadas e Engenharia de Desenho Industrial, além do Holland Scholarship para algumas opções de cursos.

Veja mais informações na página de Scholarships da instituição.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados