InícioConteúdo PatrocinadoEntre um convento e um arranha-céu: conheça o campus da IE University

Entre um convento e um arranha-céu: conheça o campus da IE University

Marcela Marcos - 07/04/2022
Comentários:

“O campus do futuro”: este foi o objetivo da IE University ao inaugurar, em setembro de 2021, um dos poucos campi universitários no mundo em formato arranha-céu. Localizada em Madri, na Espanha, a IE Tower tem 35 andares em seus 180 metros de altura e 50 mil metros quadrados, dos quais 7 mil são áreas verdes.

A vantagem de ser um dos 6 mil alunos da universidade espanhola é poder constituir a formação acadêmica em um formato do tipo hands on (em outras palavras, “mão na massa”). Isso significa que os estudantes aprendem a enfrentar os principais desafios contemporâneos da indústria em que trabalharão em sala de aula, ficando, assim, mais preparados para entrar no mercado de trabalho.

Leia também: Brasileira conta as vantagens de estudar em inglês na Europa e como fazer para chegar lá

Para estudar na IE não é necessário ser fluente em Espanhol, já que todas as aulas são ministradas em Inglês. Não bastasse o fato de ser uma universidade que é referência na Europa, por ser voltada para a comunidade estudantil internacional, a IE é uma instituição de base tecnológica que promove o intraempreendedorismo. Entenda como todas essas características se convergem na instituição de ensino superior espanhola.

Convívio social: um dos pilares do novo campus da IE University

O primeiro campus da IE foi na cidade de Segóvia, a 25 minutos de Madrid, e está instalado no Convento de Santa Cruz la Real, um edifício histórico de 1218. Anualmente, este município espanhol recebe estudantes de mais de 80 países em uma atmosfera ao mesmo tempo acadêmica e animada. Já o campus mais novo foi “projetado para se converter numa grande área de convívio social, promovendo a multidisciplinaridade absoluta dos conhecimentos desenvolvidos no espaço”, como explica Newton M. Campos, professor de Empreendedorismo e Diretor da IE University para o Brasil.

Desta forma, segundo ele, os alunos encontram conferências, atividades acadêmicas, esportivas e sociais ocorrendo simultaneamente em áreas como business, arquitetura, tecnologia, comunicação e psicologia. No arranha-céu, a comunidade estudantil experimenta um imersão tecnológica, tendo data science, realidade virtual e inteligência artificial aplicada aos seus programas.

A IE Tower conta, ainda, com áreas de exposição de arte e, também, espaços destinados à leitura e à meditação, além de quadras poliesportivas, ginásio e piscina aquecida. Se quiser conhecer todos os detalhes da IE Tower e dos outros campi universitários da IE University em Segóvia e Madrid, pode fazer o campus tour online nesse link.

Como a IE Tower foi idealizada – e por que estar na zona norte de Madri

De acordo com o professor Newton M. Campos, diferentemente das principais universidades do mundo, localizadas quase sempre em áreas distantes dos centros urbanos, a IE sempre se destacou por se encontrar no centro de uma grande capital mundial. “Quando perguntados, alunos e professores sempre relatam que a localização central dos edifícios da IE integravam de maneira mais natural suas vidas pessoais e profissionais com a sua vida acadêmica. Por este motivo, quando a demanda por espaço aumentou, idealizou-se a construção de um novo campus localizado na região da cidade que mais crescerá nos próximos anos: a zona norte de Madrid (Madrid Nuevo Norte).”

A região faz parte de um projeto de regeneração urbana da Europa, que se baseia no crescimento sustentável – seja essa sustentabilidade no âmbito ambiental, econômico ou social. A Madrid Nuevo Norte é pensada como uma localidade que proporciona enfrentar os desafios que as cidades enfrentarão nas próximas décadas. Tanto é verdade, que se consolidou como um pólo empresarial para concentrar escritórios de última geração focados no bem-estar das pessoas e, em paralelo, ter ruas vibrantes com corredores verdes.

Leia também: Como estudar na Espanha com bolsas de estudo?

O diretor da IE University para o Brasil explica que, no continente europeu existe uma preocupação de que os arranha-céus não destruam a história das localidades onde foram erguidos. Por esse motivo, os espaços onde essas torres podem ser construídas são delimitados, para que se cumpra a exigência de integrá-las ao restante da cidade. O projeto Madrid Nuevo Norte serve justamente para colocar essa integração em prática, já que prevê a construção de parques, torres e terminais de transporte junto a novas áreas residenciais e comerciais horizontais e, também, verticais, desde que a construção seja pensada de forma a minimizar o impacto para o meio ambiente.

A entrada na IE Tower ocorre por meio de reconhecimento facial.As salas de aula estão localizadas nos pisos 3 a 23 e o local tem capacidade para receber até mil alunos por ano, além dos professores e funcionários. Do ponto de vista de impacto ambiental, os móveis em sala de aula são construídos com madeira de certificação ambiental FSC e os ambientes foram projetados para ter muita luz ambiente.

O professor Newton M. Campos acredita que a modernidade e a tecnologia da arquitetura do arranha-céu está relacionada à forma como o próprio ensino da instituição se estrutura. “Os programas da IE são lecionados de forma híbrida desde muito antes da pandemia de Covid-19. A torre foi construída de forma a permitir que esta relação entre alunos, professores e guest speakers possa ocorrer de forma absolutamente fluida com parte deles no campus e parte em qualquer lugar do planeta”, explica.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados