InícioUniversidadesConheça o Georgia Institute of Technology

Conheça o Georgia Institute of Technology

Marcela Marcos - 08/10/2018
Comentários:

Localizado em Atlanta, nos EUA, o Georgia Institute of Technology (mais conhecido como Georgia Tech) foi fundado em 1885, inicialmente como parte do plano de reconstruir a economia industrial no período que sucedeu a Guerra Civil no sul do país. Isso porque, à época, a região sul ainda era majoritariamente agrária.

Trata-se de uma universidade pública, conhecida por seus programas – de graduação e pós – para as áreas de Engenharia, Computação e Ciências, apesar de também contar com cursos de Arquitetura e Artes. Há também cursos de educação online. Ao todo, são mais de 21 mil estudantes matriculados.

Uma das missões do instituto é promover pesquisa universitária comprometida com a melhora das condições humanas, proporcionada por meio de conhecimentos avançados em Ciência e Tecnologia.

A universidade figura entre as dez maiores de ensino público da América pelo US News & World Report e, embora seja considerada a 70ª melhor universidade do mundo pelo QS World University Rankings® 2018, está entre as top 20 mundiais em cursos como, por exemplo, Estatística e Pesquisa Operacional (7ª posição) e Engenharia Mecânica (12ª posição). Quer saber mais? O Estudar Fora listou, a seguir, o que é mais importante que você saiba sobre O Georgia Tech!

Localização

O campus principal fica em Midtown, em Atlanta, e é organizado em quatro partes principais: Campus Oeste, Campus Leste, Campus Central e Praça Tecnológica. Dessa unidade, embora se localize em meio à vasta vegetação, é possível avistar alguns arranha-céus mundialmente importantes, como o prédio da Coca-cola e do Bank of America. Há também os campi satélites: um deles em Savana, na própria Geórgia, e os demais, internacionais, localizados na Irlanda, França, China e em Cingapura.

Cursos oferecidos pelo Georgia Tech

A School of Electrical and Computer Engineer é uma das mais populares do instituto. Somente ela concentra onze áreas de especialização, 19 centros de pesquisa e inúmeros laboratórios. Entre os programas, estão cursos de Cibersegurança, Robótica, Machine Learning e Bioengenharia. Outro departamento popular é o de Línguas, que oferece um programa de inglês intensivo voltado para negócios, que também serve de apoio a estudantes internacionais.

O Georgia Tech também tem diversas opções de cursos online, como o Accessible Gamification for Business, um curso introdutório que explica a gamificação aplicada aos negócios, a partir da análise de jogos famosos.

Processo Seletivo e Bolsas

De acordo com a própria instituição, embora as exigências variem conforme o programa escolhido, o processo de admissions é holístico e considera os conhecimentos acadêmicos e também os interesses dos alunos que vão além da sala de aula. O Georgia Tech busca estudantes que realmente se sintam atraídos por desafios e tenham afinidade com a missão do instituto, de melhorar a condição humana.

A universidade disponibiliza um guia próprio de admissions e as informações para estudantes de fora estão concentradas no Office of International Education. 

No caso de auxílio financeiro, estudantes internacionais não são elegíveis para receber o Financial Aid do governo americano para estudar no Georgia Tech, mas há outras instituições, como a própria Fundação Estudar, que oferecem bolsas de estudos. Isso, claro, além das próprias instituições de fomento brasileiras, como a Capes e o CNPq.

Alunos(as) Célebres

O instituto de tecnologia da Geórgia tem um longo histórico de excelência acadêmica e, entre as personalidades que lá estudaram, estão atletas olímpicos, oficiais militares, astronautas, CEOs e até presidente dos EUA! Confira alguns nomes:

# Annie T. Wise: foi a primeira mulher a concluir a graduação na universidade de Georgia, em 1919, no curso de Comércio. Depois, ela também se tornou a primeira professora na School of Commerce da instituição.

# Herbert Saffir: formou-se engenheiro civil em 1940 e ficou conhecido como co-desenvolvedor da escala de furacão Saffir-Simpson, que é usada para medir e categorizar o estrago de furacões em geral.

# Admiral James A. Winnefield: formou-se em 1978 no curso de Engenharia Aeroespacial. Ocupou o segundo maior posto das Forças Armadas dos EUA de 2011 a 2015. Foi também comandante-chefe do Comando de Defesa Aeroespacial norte-americano.

# Jimmy Carter: 39º presidente dos EUA, tendo frequentado o Georgia Tech entre 1942 e 1943.

#John F. Brock: foi presidente e CEO da Coca-Cola Enterprises Inc., tendo se formado no instituto em 1950.

# John Salley: jogador de basquete que jogou na NBA de 1986 a 2000, formou-se em 1988 na faculdade da Georgia.

# John Young: astronauta da NASA de 1962 a 2004, foi o primeiro a pilotar quatro classes de espaçonaves e a fazer seis voos espaciais. Formou-se em Engenharia Aeroespacial no Georgia Tech, em 1952.

# Kary Mullis: vencedor do Prêmio Nobel de Química em 1993, formou-se em 1964 pelo Georgia Tech. Foi o responsável por desenvolver a cadeia de reação de polimerase, técnica usada na biologia molecular para ampliar sequências de DNA.

Quer saber mais sobre a experiência de estudar no Georgia Tech? Há um grupo com mais de 20 mil membros no Facebook, que pode ser útil!

 

Na foto: Georgia Tech Campus Recreation / Crédito: divulgação

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados