InícioBolsas de EstudoUniversidade francesa em Lyon oferece bolsas para mestrado de até dois anos

Universidade francesa em Lyon oferece bolsas para mestrado de até dois anos

Gustavo Sumares - 17/11/2020
Comentários:

O programas de bolsas Ampère e MYLION da École Normale Supérieure (ENS), em Lyon, estão recebendo inscrições. As bolsas de mestrado em Lyon estão disponíveis para alunos das áreas de humanas, exatas, biológicas e das artes, e as inscrições ficam abertas até o fim do dia 8 de janeiro de 2021.

Os alunos contemplados pela bolsas Ampère poderão desenvolver seus projetos de mestrado na École Normale Supérieure, em Lyon, recebendo uma ajuda de custo de 1.000 euros por mês, por até dois anos acadêmicos. As bolsas MYLION, por sua vez, são voltaras para alunos cujos projetos sejam da área de matemática avançada ou ciência da computação fundamental para estudar no Labex MYLION, ou Laboratório de Excelência MYLION.

Estudantes que cursarem o primeiro ano do projeto de maneira adequada recebendo a bolsa poderão também solicitar a autorização do Diretor de Relações Internacionais da ENS para realizar um estágio em outro laboratório ou instituição, não necessariamente em Lyon; nesse caso, o aluno novamente precisará apresentar um plano de estudo ao Diretor.

Como concorrer às bolsas de mestrado em Lyon

Para se candidatar, é necessário preencher um formulário disponível no site da bolsa e enviar uma série de documentos: CV, histórico acadêmico, cópias de diplomas e outros certificados já obtidos pelo aluno, certificado de proficiência em francês (DELF, DALF ou TCF), carta de motivação e duas referências de professores que tenham conhecimento do trabalho do aluno. As referências dos professores precisam ser feitas de acordo com um modelo acessível no site de candidatura para as bolsas da ENS.

Durante os dois anos de duração da bolsa, espera-se, segundo o regulamento, que o aluno participe assiduamente das aulas, tenha desempenho satisfatório nas avaliações e realize os estágios obrigatórios associados ao seu programa de mestrado. O regulamento também impede que o aluno estude fora da França durante o período em que receberá a bolsa. As inscrições abrirão em 23 de novembro, nesta página, e vão até 8 de janeiro de 2021.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados