Um Projeto: Fundação Estudar
Oxford conta com o sistema de tutoriais nas aulas de graduação

Tutoriais de Oxford e Cambridge: conheça modelo de aula que existe desde o século 15

Por Priscila Bellini
23.08.2018

Nos tutoriais de Oxford e Cambridge, tradição desde o século 15, o ponto de partida vem de redações semanais dos próprios alunos. Eles têm de discutir os argumentos apresentados por, ao menos, uma hora junto ao tutor, ou em grupos pequenos.


O formato é simples: em uma sala, um grupo pequeno de alunos junta-se a um tutor, mais experiente, para aula. Entretanto, o material inicial será apresentado pelos próprios estudantes. Isso porque, nos tutoriais da Universidade de Oxford e de Cambridge, é necessário escrever redações semanais sobre temas propostos. Com o texto pronto e enviado ao responsável pela turma, chega a vez de colocá-lo em discussão.

Em geral, as sessões seguem a mesma fórmula, em que um dos alunos pode precisar ler seu essay para os colegas. Em cursos como Matemática, essa etapa pode ser a resolução de uma série de problemas apresentados pelo tutor. Há, ainda, a possibilidade de fazer uma aula individual, em vez dos tutoriais em grupos reduzidos. Nesse caso, o desafio aumenta: no mínimo, uma hora de discussão, em que toda a argumentação é questionada. Essa estrutura faz parte dos cursos de graduação desde o início, nas duas instituições.

Nas palavras de Oxford, esse modelo define-se como um “aprendizado personalizado“. Afinal, em grupos pequenos, fica mais fácil trocar ideias com um expert no assunto discutido. Mais do que isso, o estudante recebe feedback sobre cada ideia elencada em seus textos e precisa sempre fortalecer a própria argumentação.

Como surgiram os tutoriais de Oxford e Cambridge

Antes de falar de tutoriais, é importante destacar a tradição de ensino nas duas instituições inglesas, que têm séculos de funcionamento e estão entre as melhores do mundo. Em termos exatos, há registros de aulas em Oxford desde 1096, e Cambridge abriu as portas em 1209. Já no século 15, começou a se consolidar o método dos tutoriais, inspirado em um formato “socrático” de ensino.

Para descrever o sistema, o professor Will Moore, do St John’s College, explicou a função dos tutores. Eles “tinham responsabilidade sobre a conduta e a instrução de seus colegas mais jovens”. Apesar dessa função de guia, a ideia era promover discussões e permitir que cada aluno conseguisse desenvolver melhor suas ideias.

Universidade de Oxford conta com tutoriais regulares para alunos de graduação.

 

Cambridge manteve, também, essa tradição. Hoje em dia, os alunos são encaminhados para “supervisions“, o equivalente aos tutoriais na instituição. Durante as sessões, entre um e três alunos discutem ideias com um expert no tema sugerido. Por exemplo, se o desafio for elaborar uma redação sobre imigração no Reino Unido, um especialista estará a postos para questionar os essays apresentados. As conversas podem durar até duas horas e não servem como avaliação regular, apenas como forma de obter feedback constante e fortalecer a argumentação.

Quais são os pontos positivos e negativos dos tutoriais

O lado bom:

#1 Estudantes têm a chance de produzir análises próprias sobre o material apresentado

#2 O sistema propõe uma ideia de conhecimento como construção, a partir dos debates

#3 Reuniões semanais permitem feedbacks constantes

#4 Alunos têm contato com especialistas e exploram a fundo diferentes temáticas

O lado ruim:

#1 A carga de leitura exigida para cada sessão é bastante alta. Pode ser necessário ler, em uma semana, três livros.

#2 Estudantes podem se sentir intimidados com a dinâmica, em que precisam discutir ativamente

#3 Para os alunos internacionais, cuja primeira língua não é o inglês, pode ser difícil se adaptar

O que achou do post? Deixe um comentário ou marque seu amigo

[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d