Um projeto: Fundação Estudar

Pós Graduação

O que você precisa saber para cursar uma pós-graduação fora do Brasil

26.06.15

Por dentro do GRE: entenda como funciona a seção de raciocínio verbal

Por dentro do GRE: entenda como funciona a seção de raciocínio verbal

GRE é amplamente utilizado nos processos de seleção de universidades estrangeiras para cursos de mestrado. Especialista explica em detalhes a prova. Veja!

Quem quer fazer uma pós-graduação no exterior, provavelmente, já ouviu falar do GRE (teste padronizado  utilizado no processo de admissão para programas de mestrado acadêmico e profissional em todo o mundo). Ele também é amplamente aceito nos melhores cursos de MBA como uma alternativa ao GMAT.

O GRE tem uma característica única: ele é um teste que se adapta ao candidato. Aqueles que têm uma boa performance na primeira seção, por exemplo, terão uma segunda mais difícil

O GRE é dividido em três áreas: raciocínio verbal, raciocínio quantitativo e escrita crítica. Este artigo é o primeiro de uma série, onde iremos discutir detalhadamente cada seção do exame. Começamos com um mergulho na seção de raciocínio verbal.

O GRE Verbal Reasoning testa sua capacidade de avaliar textos e sintetizar informações obtidas a partir deles, analisando relações entre sentenças, palavras e conceitos. Esta seção é dividida em duas etapas de 30 minutos, com 20 questões cada.

O GRE tem uma característica única: ele é um teste que se adapta ao candidato. Há diversas seções e cada uma é determinada com base no desempenho do candidato na etapa anterior. Aqueles que têm uma boa performance na primeira seção, por exemplo, terão uma segunda mais difícil. Já aqueles que obtém uma pontuação abaixo da média terão uma segunda fase mais fácil.

Na seção de verbal reasoning há três tipos de questões: text completion (aquelas que pedem para completar sentenças), sentence correction equivalence (corrigir frases ou indicar frases equivalentes), e reading comprehension (parte em que o candidato deve demonstrar que entendeu o que foi lido). Em geral, há seis questões de text completion, quatro de sentence correction ou equivalence e 10 de reading comprehension.

Text completion – Nesta seção, o candidato deve escrever de uma a três palavras que estão faltando na frase. O objetivo é verificar se o aluno consegue entender a frase, reconhecê-la no texto, e escolher as palavras certas para completá-la.

A chave para responder a estas perguntas é ler o texto com muita atenção e procurar por ‘pistas’. Certifique-se de que você entendeu como o autor conecta a primeira parte da frase com a segunda e concentre-se nas palavras-chaves que podem ajudá-lo a formular esse entendimento. O ideal é prever sua resposta antes de olhar para as opções dadas e  só então escolher aquela que mais se aproxima da sua previsão. Finalmente, verifique se a sua resposta está certa inserindo-o na frase original para ver se faz sentido.

A dica é sempre começar pelos ‘espaços’ mais fáceis, deixando os difíceis para um segundo momento. Veja a seguir algumas questões (em inglês) para você entender melhor essa seção da prova e começar a treinar:

1. Having established his competence as a playwright with his first play, the author went on to show greater ________ with his second.

Characterization
Mastery
Understanding
Perception
Insufficiency

2. Every effort by the bank to determine the origin of the funds met with (i)_______ resulting from the web of (ii)________ created by the account holder.

Blank (i)
Exuberance
Apathy
Frustration

Blank (ii)
Deceit
Conviviality
Temerity

3. Although the European Economic Community was established to (i)________ the economic growth of all its member nations (ii)_________, some express (iii)_________ at what they claim is their unfair burden in maintaining the organization.

Blank (i)
Retard
Promote
Measure

Blank (ii)
Inequitably
Vigorously
Equally

Blank (iii)
Enthusiasm
Ennui
Resentment

Quer receber as correções? Mande um e-mail para Paula Maia (paula.maia@fkpartners.com).

No próximo artigo, discutiremos a seção de equivalência de quetsões. Até lá!

_____________________________________________________________________

Darrin Kerr é sócio na FK Partners, empresa de treinamentos em certificações financeiras, incluindo CFA, e que também apoia os candidatos que querem estudar fora com preparação para os testes GMAT, GRE, SAT, ACT e TOEFL.

Leia também:
Entenda o processo de seleção para pós-graduação fora
GMAT x GRE: veja as diferenças
Especial: pós-graduação no exterior

Especial: MBA no exterior

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT