InícioGraduaçãoComo estudar para cada seção do TOEFL com materiais gratuitos e online

Como estudar para cada seção do TOEFL com materiais gratuitos e online

Priscila Bellini - 11/10/2019
Comentários:

Estudar para o TOEFL pode soar como desafio. Afinal, um mesmo teste concentra questões sobre diferentes habilidades necessárias para ser proficiente em inglês. Logo de cara, surgem os textos para as questões de reading, seguidos por seções como listening e speaking, além da necessidade de elaborar redações curtas no writing

Para dar conta do pacote completo, o passo inicial é identificar os pontos de atenção – ou seja, quais dessas etapas tende a gerar mais problemas para o estudante. Se ouvir um falante nativo parece particularmente complicado, vale investir nessa parte durante a preparação. Agora, se escrever um resumo ou defender uma opinião em inglês são pontos fracos, o writing deve figurar como prioridade.

Levar em conta habilidades relacionadas ao teste, mas que não têm a ver com o idioma propriamente dito, também pode ajudar. Por exemplo, a capacidade de fazer anotações de forma rápida e eficaz durante as atividades. Com tantos pontos que merecem atenção e prática, é necessário apostar em planejamento para estudar para o TOEFL.

Conheça materiais gratuitos para estudar para o TOEFL

Antes de se debruçar sobre cada uma das seções, é possível ter uma ideia sobre os pontos de atenção usando simulados e materiais mais “gerais” sobre a prova. O TOEFL iBT® Practice Sets, por exemplo, disponibilizado pela ETS, empresa responsável por aplicar o exame, reúne exemplos das quatro partes do teste.

Leia também: Estudantes contam como conseguiram mais de 100 pontos no TOEFL

Os interessados em praticar antes do grande dia podem usar um simulado gratuito da ETS. Mas não são só os materiais oficiais que rendem bons insights do que esperar na hora agá e de como estudar para o TOEFL. Canais do Youtube como o Notefull e sites como o do Magoosh, aplicativo de preparação para testes padronizados, também servem de base.

Para o Reading

Quem deseja estar a postos para o reading pode investir em ferramentas simples para ganhar mais fluência na leitura. Por exemplo, concentrar conteúdos em inglês em uma rede social e fazer da leitura de tais textos um hábito diário. Ou mesmo baixar livros gratuitos em inglês para se munir de mais vocabulário.

Leia também: Conheça ferramentas gratuitas para praticar inglês em qualquer lugar

No caso do exame de proficiência, vale usar os simulados disponíveis online para perceber padrões de perguntas. Há questões que exigem do candidato a capacidade de sintetizar informações, enquanto outras pedem por sinônimos. Como regra geral, a seção de leitura apresenta conteúdos diversos, que poderiam ser exigidos de um aluno de graduação – seja um excerto de um livro sobre a Revolução Francesa ou um trecho sobre a constituição de chifres de cervos.

Para ter uma ideia, há dez tipos de questões no reading.

#1 Informação fatual

Perguntas sobre um trecho que está explicitado no texto.

#2 Informação fatual negativa

Dessa vez, questões sobre o que não está no trecho destacado.

#3 Vocabulário

Nesse caso, é necessário listar um sinônimo para o termo em destaque, de acordo com as alternativas disponíveis.

#4 Conclusões

Em inglês, esse tipo de pergunta seria chamada de “inference question“, por descrever uma conclusão obtida com base em um texto. Ou seja, o que se pode deduzir a partir dele.

#5 Propósito retórico

Para acertar essa categoria de pergunta, o estudante deve saber apontar as razões pelas quais o autor apresentou o conteúdo de determinada forma, ou estabeleceu relações entre elementos do texto.

#6 Referência

É a vez de se atentar para termos como “this” e “these” e apontar a que elementos já citados eles se referem.

#7 Simplificação de uma frase

Nesse tipo de questão, o que conta é saber sintetizar a ideia presente em um parágrafo ou no texto completo, sem deixar nenhuma ideia de fora.

#8 Inserção de texto

Dado um trecho inicial, o estudante deve saber em qual espaço poderia adicionar um trecho, que faça sentido somado à informação original.

#9 Resumo do texto

Similar à “simplificação do texto”, esse tipo de questão avalia se o aluno é capaz de identificar os principais argumentos apresentados.

#10 Complete a tabela/relacione as colunas

Com uma série de informações em formato de tabela ou em duas colunas, essa categoria de perguntas pede que o estudante conecte os pontos e ideias apresentadas.

Leia também: FCE, CPE, CAE… Conheça os certificados de Cambridge 

Para o Listening

Assim como em outras etapas do exame, o TOEFL faz com que, no listening, o estudante seja exposto ao tipo de conteúdo que veria no ensino superior, em forma e conteúdo. Ou seja, em vez de pedir que o aluno baseie-se em uma música qualquer, vai recorrer ao trecho de uma palestra ministrada por um professor. Ou mesmo uma conversa cotidiana com temas ligados à vida universitária, incluindo moradia e discussões entre colegas.

Leia também: Conheça os melhores podcasts para aprender idiomas

Para treinar para o listening, há diversos caminhos possíveis. Um deles é apostar em formatos como TED Talks sobre uma variedade grande de assuntos, para se acostumar ao idioma e ao formato. Outra alternativa vem dos podcasts (que também abarcam uma grande quantidade de temas) e de simulados disponíveis da prova, que incorporam arquivos em áudio.

Para o Speaking

Quem sente dificuldade em falar em inglês pode optar por sites como Magoosh para investir na prática. O aplicativo, que tem uma versão paga, também oferece em seu blog uma série de recursos voltados ao speaking. Entre eles, listas de temas possíveis e detalhes sobre os tipos de questões feitas.

Na hora de treinar, vale ter em mente o tempo dedicado a cada resposta, em que o gravador fica disponível para que o estudante fale, e o intervalo disponível para fazer anotações sobre o conteúdo apresentado.

Veja os tipos de questões comuns no teste:

#1 Questões independentes

Como o nome sugere, referem-se às perguntas que não dependem de um conteúdo prévio apresentado. Para quem quer estudar para o TOEFL, uma opção é revisar a lista de temáticas comuns e treinar respostas, com um gravador em mãos. Tais questões são colocadas no início da seção e podem abordar assuntos como “qual o seu parente mais próximo e por quê” ou “qual característica você julga mais importante em um amigo”.

Leia também: Veja 8 livros que vão ajudar na sua application, dos essays à proficiência

#2 Questões integradas com texto e áudio

Em geral, são as questões de número 3 e 4, e pedem que o estudante leia uma passagem e ouça um trecho de áudio – materiais que, embora sejam diferentes no formato, se complementam. O desafio é não só juntar os principais argumentos e informações disponibilizados mas relacioná-los em poucos segundos.

#3 Questões integradas com áudio

Também são questões integradas – que dependem de outros conteúdos -, mas, dessa vez, sem a necessidade de recorrer a uma passagem em texto. Em uma mesma questão, o aluno pode ter de resumir os argumentos apresentados, listar as soluções propostas e ainda escolher uma opção que faça mais sentido, na sua opinião. O tempo para resposta equivale a um minuto e a preparação deve ser feita em 20 segundos.

Como estudar para o TOEFL: Writing

Na última etapa do exame, os estudantes precisam elaborar dois textos. Em um deles, é necessário fazer um resumo de ideias apresentadas e, no segundo, uma redação que defenda um ponto de vista. Como método de preparação, não faltam opções: escrever textos com base em palestras, usar listas de temas possíveis, revisar vocabulário e mesmo conectivos para aperfeiçoar a versão final dos essays.

Com listagens de temas, como as disponíveis no TOEFL Resources, o aluno pode elaborar respostas e encaminhar a pessoas próximas para revisão. Ou mesmo usar os simulados online e modelos de resposta para entender quais elementos são essenciais para um bom writing, como a capacidade de conectar ideias.

Quer saber tudo sobre o TOEFL? Baixe o guia online e gratuito!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados