Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoJovens Embaixadores 2018 recebe inscrições até 9 de agosto

Jovens Embaixadores 2018 recebe inscrições até 9 de agosto

Nathalia Bustamante - 03/07/2017
Comentários:

Estão abertas as inscrições ao Programa Jovens Embaixadores 2018 – programa promovido pela Embaixada EUA Brasil que leva anualmente 50 estudantes da rede pública para um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos.

Para participar, é preciso ter entre 15 e 18 anos até 04 de fevereiro de 2018; cursar o ensino médio na rede pública, ter excelente desempenho escolar, bom nível de domínio do inglês, nunca ter viajado aos Estados Unidos, ter uma boa relação com sua escola e comunidade e realizar algum trabalho voluntário há pelo menos um ano. Também serão avaliadas características pessoais dos candidatos, como capacidade de comunicação, liderança e pró-atividade. Faça aqui sua inscrição!

Como participar do Jovens Embaixadores 2018

Os estudantes que se encaixarem nos critérios especificados têm até o dia 9 de agosto para preencher uma ficha de inscrições online, disponível no Facebook do programa. Imediatamente após o preenchimento, receberão uma reposta automática dizendo se atenderam aos pré-requisitos básicos e se foram aprovados para a segunda etapa.

As fases seguintes do processo de seleção envolvem envio de documentos, prova escrita e oral e, no caso dos semifinalistas, uma visita da Embaixada à sua casa. A lista com os nomes dos aprovados será divulgada no dia 28 de outubro. A viagem aos Estados Unidos está programada para janeiro de 2018.

O programa 

Criado em 2002 por iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos, o Jovens Embaixadores busca valorizar estudantes que sejam exemplos em suas comunidades. Desde então, mais de 500 jovens já foram beneficiados pelo programa.

Durante a primeira semana do programa, os selecionados visitam Washington DC, capital dos Estados Unidos, a fim de conhecerem seus principais pontos turísticos e organizações dos setores público, privado e do terceiro setor. Depois, são divididos em grupos menores que viajam para estados diferentes. Lá, são hospedados por uma família americana, assistem a aulas e participam de atividades ligadas à responsabilidade social e empreendedorismo.

Acesse o site do Jovens Embaixadores e saiba mais

Ex-participante do Jovens Embaixadores hoje estuda em Harvard

Já contamos aqui no Estudar Fora a história de Arthur Abrantes – mineiro que sempre estudou em escolas públicas e foi aprovado por Harvard e outras 6 universidades americanas. O jovem, natural de Paracatu, participou do programa Jovens Embaixadores quando estava no segundo ano do Ensino Médio – e a experiência foi divisor de águas na sua vida. “Lá tive certeza que eu queria estudar nos Estados Unidos, e que, sim, era possível”, comenta.

Confira aqui a redação que o ajudou a ser aprovado em Harvard.

 

* Crédito da Foto: Jovens Embaixadores

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados