InícioBolsas de EstudoHarvard seleciona pesquisadores para estudar futuro do jornalismo

Harvard seleciona pesquisadores para estudar futuro do jornalismo

Priscila Bellini - 19/10/2020
Comentários:

A Universidade Harvard está com inscrições abertas para a Nieman-Berkman Klein Fellowship em Inovação no Jornalismo. Trata-se de uma bolsa de estudos para estudantes interessados em pesquisar alternativas para o futuro do jornalismo ao longo de nove meses. As inscrições para edição de 2021/2022 já estão abertas e vão até dia 1 de dezembro.

Os bolsistas escolhidos receberão US$ 75 mil para custear sua vida em Harvard ao longo de nove meses, com valores adicionais caso o bolsista tenha filhos ou cônjuges. Os custos de estudo também são cobertos para os bolsistas.

Como se inscrever na fellowship

As inscrições são feitas por meio deste link. Ao longo do processo, é necessário que o candidato indique que está interessado na Nieman-Berkman Klein Fellowship. Os interessados precisam redigir um projeto em que demonstrem como vão colaborar com o futuro do jornalismo.

O programa não exige que se tenha formação acadêmica mínima. No entanto, é necessário ser jornalista ou “trabalhar para uma organização noticiosa numa posição de negócios, tecnologia ou liderança”, segundo a organização. Outros requisitos dizem respeito ao nível de proficiência em inglês (que deve ser avançado) e à possibilidade de morar na cidade de Cambridge (onde fica Harvard) durante a fellowship.

Há uma série de documentos solicitados no processo de candidatura. É preciso submeter currículo em inglês, detalhes biográficos e três referências profissionais. Além disso, os candidatos devem enviar duas redações: um personal statement de até 1.000 palavras que descreva a trajetória de carreira, os planos e objetivos do candidato, e uma proposta de projeto de até 500 palavras sobre o que o candidato pretende estudar durante seu ano em Harvard.

Perguntas para personal statement

#1 Que experiências na vida e no jornalismo foram responsáveis pela sua formação?

#2 Quais valores pessoais e jornalísticos, e quais interesses intelectuais, te levaram a se candidatar?

#3 O que motiva o seu compromisso com excelência jornalística?

#4 Quais são as suas aspirações para a sua vida futura no jornalismo?

#5 Por que você escolheu este momento para uma experiência transformativa afastada do trabalho??

Perguntas para orientar o projeto

#1 Que recursos locais ou de Harvard serão particularmente úteis e importantes?

#2 Como você usará o período da fellowship para avançar em seu projeto?

#3 Qual será o resultado ou o impacto da sua fellowship?

#4 Como seu trabalho contribuirá para o futuro do jornalismo?

Depois dessa fase inicial, os pré-selecionados serão chamados para uma entrevista por Skype. Mais detalhes sobre a inscrição podem ser vistos neste link. As inscrições para candidatos internacionais (caso dos brasileiros) vão até 1 de dezembro!

Inscreva-se na fellowship para pesquisar sobre o futuro do jornalismo. Detalhes sobre o programa estão disponíveis no site.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados