Um projeto: Fundação Estudar

Graduação

O que você precisa saber para cursar uma graduação fora do Brasil

27.10.14

Guia para quem sonha em estudar na Universidade Yale, nos EUA

Guia para quem sonha em estudar na Universidade Yale, nos EUA

Conheça a história da universidade e saiba como funciona seu processo seletivo. Série de vídeos explica como são as aulas, o campus e vida cultural. Veja!

A Universidade Yale – a 3ª instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos – está entre as 10 melhores do mundo, segundo os rankings universitários das publicações britânicas Times Higher Education (THE) e QS. A sua origem remonta à década de 1640, quando clérigos coloniais queriam criar uma faculdade para preservar a tradição da educação liberal europeia. Sua fundação, de fato, aconteceu em 1701. A instituição hoje integra à Ivy League (grupo que reúne as oito universidades de mais prestígio dos EUA) e possui mais de 11.800 alunos – sendo 5.400 de graduação e o restante de pós –  oriundos de 108 países.

Passaram pela universidade cinco ex-presidentes americanos (dentre eles George Bush pai e filho, e Bill Clinton), além de dezenas de líderes mundiais e 49 ganhadores do prêmio Nobel. Ficou interessado?

Veja a seguir um guia com as principais informações publicadas no site para quem deseja estudar em Yale:

PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo de Yale segue o padrão da maioria das universidades nos EUA e envovle a realização de testes padronizados e de proficiência em inflês, análise de currículo acadêmico, envio de cartas de recomendação e essays (redações). Não há uma pontuação mínima necessária para garantir vaga. Contudo, para a turma de calouros mais recente as notas menores foram 710 no SAT de 800 pontos possíveis; e 32 no ACT dos 36 pontos.

Para ser aceito, os candidatos devem fazer a inscrição diretamente na escola, faculdade, ou programa de sua escolha: Yale College para cursos de graduação, a Escola Superior de Artes e Ciências para programas de pós, ou uma das escolas profissionais. Veja a lista completa de escolas e centros AQUI!

BOLSAS DE ESTUDO

Yale concede ajuda financeira baseada na renda familiar do aluno. Cada escola tem seus próprios procedimentos para pedido de assistência financeira ou bolsas de estudo. Segundo a universidade, cerca de 55% dos estudantes recebem algum tipo de auxílio. Saiba mais

A VIDA (COMO ELA É MESMO) EM YALE

Desde 2013, a brasileira Bárbara Cruvinel, aluna de graduação em Yale, é colunista do Estudar Fora. Por meio de seus textos e vídeos, Bárbara conta como é vida dos estudantes de Yale, mostra dormitórios, prédios, labortários, atividades extracurriculares e apresentações artísiticas.

Confira:

História da universidade Yale

As aulas – As universidades norte-americanas são reconhecidas também pela flexibilidade da grade curricular dos cursos de graduação. Os estudantes devem cumprir requerimentos (por exemplo: duas aulas da área de humanas, duas de ciências, etc), mas podem escolher as disciplinas que mais lhe interessam. A seguir, Bárbara explica como funcionam as aulas em Yale:

Transições históricas –  Yale tem 313 anos de história e teve apenas 23 presidentes. Assim, as transições de gestão são marcantes. Veja como foi uma das comemorações do novo presidente de lá:

Moradias  estudantis – Em Yale, assim como em Hogwarts (a famosa escola do filme Harry Potter), os alunos passam por um sorteio para escolher em qual casa irão morar até o final da faculdade.

Old Campus – Cada aluno de Yale é designado a um dos 12 residential colleges da universidade, mas, em geral, eles só passam a ocupá-los a partir do 2º ano de graduação. No primeiro ano, a grande maioria mora no Old Campus, um espaço em que cada prédio é destinado a um ou dois residential colleges. No 1º ano, Bárbara morou no Lanman Wright Memorial Hall. Veja:

Possibilidade de pesquisa – Antes de optar por uma instituição de ensino, muitos alunos se perguntam sobre as possibilidades de pesquisa oferecidas. Segundo Bárbara, em Yale, para fazer pesquisa, basta querer. “Todos os alunos têm acesso à pesquisa em qualquer área, seja em Exatas, Biológicas, Ciências Sociais, Humanas etc. Para conseguir fazer pesquisa aqui, basta que você esteja interessado. Existem vários caminhos, desde aplicar pra um emprego em alguma posição de pesquisa até o jeito mais comum, que é literalmente mandar um e-mail para o professor ou professora que faz pesquisa na área de que você deseja”, afirma. Saiba mais sobre as oportunidades de pesquisa no vídeo a seguir:

Férias? – Pensa que as férias são para descansar? Bárbara aproveitou a ausência de aulas para fazer pesquisas no  CERN (European Organization for Nuclear Research), o maior laboratório de física de partículas do mundo. Veja a seguir como foi a experiência:

Atividades extracurriculares – As atividades extracurriculares são parte fundamental da graduação no exterior. No vídeo a seguir, Bárbara contam como funcionam alguns dos grupos de Yale.

Atividades culturais – Por fim, nem só de aulas e de pesquisa vivem os estudantes. A vida cultural dentro do campus é riquíssima. Há bandas, corais, grupos de dança e de teatro e muito mais! Veja:

Conecte-se ao Estudar Fora

http://promo.estudarfora.org.br/07de78d376d72cb1d7d3

Leia Mais

impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT
estudar idiomas