InícioBolsas de EstudoInscrições abertas para bolsas de mestrado em jornalismo na Europa

Inscrições abertas para bolsas de mestrado em jornalismo na Europa

Nathalia Bustamante - 08/11/2017
Comentários:

O Erasmus Mundus – programa de cooperação internacional, financiado pela Comissão Europeia – está com inscrições abertas para o mestrado em  Jornalismo, Mídia e Globalização, o Mundus Journalism. A iniciativa oferece bolsas de estudo integrais para estudantes do mundo todo, e tem uma parcela destinada aos candidatos da América Latina. O prazo de inscrições tanto para o curso como para as bolsas de estudo é dia 10 de janeiro.

Como funciona o mestrado em Jornalismo na Europa

Os selecionados irão realizar o primeiro ano de curso na Universidade de Aarhus, na Dinamarca. Ainda durante esse período introdutório do mestrado em jornalismo, nove terão a oportunidade de fazer um intercâmbio acadêmico. Nesse caso, há três opções entre as universidades de destino: a Universidade da Califórnia em Berkeley, nos Estados Unidos, a University of Technology Sydney, na Austrália, e a Pontifícia Universidade Católica do Chile, localizada em Santiago.

Já no segundo ano, podem escolher entre uma das seguintes especializações: Mídia e Política, na Universidade de Amsterdam, na Holanda; Negócios e Jornalismo Financeiro, na City University London, na Inglaterra; Jornalismo e Comunicação Entre Culturas, na Universidade de Hamburgo, na Alemanha; e Guerra e Conflito, na Universidade de Swansea, no País de Gales.

Como se candidatar ao mestrado em Jornalismo

Para se inscrever, é preciso ter concluído o curso de graduação e ter experiência profissional de, pelo menos, três meses de trabalho na área de jornalismo. Além disso, o programa exige proficiência em inglês comprovada pelo teste IELTS (com nota mínima de 7).

O processo seletivo inclui o envio de histórico escolar; pelo menos duas cartas de recomendação; e exemplo de reportagens que você tenha escrito. Também é necessário comprovar proficiência em inglês e fazer quatro pequenas redações em inglês, respondendo a questões como “o que você pretende fazer no futuro e como você acha que o mestrado irá ajudá-lo a atingir seus objetivos?”.

Para saber mais sobre o processo de seleção e como os candidatos são avaliados, basta acessar o site oficial do programa.

Além das bolsas de estudo Erasmus Mundus, há ainda bolsas específicas das universidades onde os estudantes irão realizar o segundo ano do mestrado em Jornalismo.

Quer saber qual é o impacto do mestrado na carreira? Confira o e-book gratuito sobre o tema!

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante
Nathalia Bustamante é jornalista formada pela UFJF. Foi editora do Estudar Fora entre 2016 e 2018 e hoje é coordenadora de Conteúdo Educacional na Fundação Estudar.

Artigos relacionados