Um projeto: Fundação Estudar

Intercâmbio

O que você precisa saber para ter uma experiência de estudos em outro país

22.07.16

Alemanha oferece bolsas de estudo para curso de alemão no país

bolsa para curso de alemão

Selecionados vão passar um mês no país e receber bolsas de 2.850 euros. Inscrições vão somente até o dia 15 de agosto. Veja como participar!

O DAAD, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, está com inscrições abertas para o programa Winterkurs, em que os estudantes realizam de quatro a seis semanas de aulas de língua e cultura alemã na Alemanha. O prazo de candidatura termina no dia 15 de agosto.

O Winterkurs é realizado em parceria com universidades alemãs, como Düsseldorf, Berlim e Freiburg, e destina-se, preferencialmente (mas não exclusivamente), a estudantes que pretendam realizar uma pós-graduação na Alemanha. As aulas vão do início de janeiro de 2017 até a metade de fevereiro.

Além do aperfeiçoamento da língua, o objetivo do curso é oferecer aos alunos conhecimentos da cultura e da sociedade alemã. De manhã, os estudantes têm aulas de alemão e à tarde seminários, palestras e passseios culturais opcionais, como visitas a teatros e museus.

Bolsas de estudo – Os selecionados receberão 2.850 euros para arcar com os custos de passagem aérea, alojamento, alimentação e taxas do curso. O seguro de saúde será custeado pelo DAAD. Apesar de a bolsa ser suficiente para a maioria das despesas, recomenda-se que o bolsista leve de 500 e 800 euros adicionais para seus gastos pessoais e com passeios.

Qualquer estudante que esteja vinculado a uma universidade brasileira e apresente bom rendimento acadêmico (notas acima de 8) pode se inscrever. São aceitos alunos desde a graduação até o doutorado. Além disso, é preciso realizar o teste online OnDaF, que verifica o nível de domínio do alemão. A nota mínima exigida é B1, que corresponde ao intermediário. Não há limite de idade.

Processo seletivo – Para participar, é preciso enviar o formulário de inscrição em duas vias, currículo, carta de motivação em alemão ou inglês (máximo de 600 palavras), carta de recomendação de um professor de sua faculdade, comprovante de matrícula no ano de 2016, histórico escolar com média das notas e certificado do teste OnDaf.

Confira todos os detalhes e faça sua inscrição aqui!

 

Leia também:
Alemanha possui mais de 800 programas de mestrado em inglês
Brasileira conta como conseguiu bolsa integral na Alemanha… sem falar alemão
Aprenda inglês e outras 10 línguas nestes cursos online e gratuitos

Conecte-se ao Estudar Fora

Leia Mais

estagiários da Microsoft comemorando
impacto social
estudar na Asia
tudo sobre o GMAT