InícioBolsas de EstudoEmbaixada da Suíça no Brasil oferece bolsas de doutorado e pesquisa

Embaixada da Suíça no Brasil oferece bolsas de doutorado e pesquisa

Gustavo Sumares - 29/09/2023
Comentários:

A Embaixada da Suíça no Brasil está recebendo inscrições para bolsas de estudo do governo suíço, pelo programa Swiss Government Excellence Scholarships. As bolsas são para doutorado (com duração máxima de 3 anos), pesquisa doutoral (com duração de até um ano) ou pós-doutorado (até um ano). As inscrições vão até 27 de outubro.

Para as bolsas de doutorado e pesquisa, os bolsistas receberão uma mesada de 1.920 francos suíços. Além disso, receberão também o valor das passagens aéreas, seguro de saúde, um ano de cartão de transporte público pagando metade da tarifa e um valor de 300 francos suíços de auxílio-instalação (pago uma vez no começo do período das bolsas).

No caso das bolsas de pós-doutorado, o valor da mesada salta para 3.500 francos suíços. Em todos os casos, os bolsistas também terão acesso a serviços de apoio, jantares e viagens de passeio organizados pelo governo suíço para o programa de bolsas.

Requisitos das bolsas de estudo do governo suíço

As bolsas de doutorado e pesquisa são voltadas para candidatos nascidos após 31 dezembro de 1988 que já tenham concluído o mestrado, ou que vão concluí-lo até 31 de julho de 2024. As de pós-doutorado, por sua vez, são para candidatos que tenham concluído o PhD após 31 de dezembro de 2020, ou que vão concluí-lo até 31 de julho de 2024.

Em todos os casos, os candidatos precisarão providenciar uma carta de aceite da universidade suíça na qual pretendam atuar durante a bolsa. Essa carta deve ser enviada pelo professor que ficará responsável pelos bolsistas durante seu período de estudos. Ela deve justificar o apoio ao candidato e vir acompanhada de um breve CV do professor.

Também é necessário elaborar uma proposta de pesquisa para o período de permanência na Suíça. Finalmente, os candidatos devem comprovar proficiência na língua na qual seus estudos acontecerão. A língua varia de acordo com a instituição e o programa escolhidos.

Candidatura

Para se candidatar às bolsas de estudo do governo suíço, serão necessários os seguintes documentos:

  • CV completo, com publicações, premiações, etc;
  • Formulário de candidatura da FCS (comissão federal de bolsas da Suíça), que deve ser solicitado por e-mail pelo endereço [email protected];
  • Carta de motivação (máximo de 2 páginas)
  • Proposta de pesquisa de no máximo 5 páginas, assinada, segundo modelo da FCS;
  • Carta de aceite do professor responsável na Suíça;
  • Duas cartas de recomendação de professores diferentes;
  • Cópias do histórico acadêmico e diplomas em inglês, francês, alemão ou italiano;
  • Duas cópias do passaporte;
  • Atestado médico (segundo formulário da FCS).

Mais informações sobre os procedimentos de candidatura (incluindo a lista de universidades elegíveis) podem ser vistas aqui. Você pode esclarecer dúvidas pelo e-mail [email protected]. Os documentos devem ser enviados por correio, em duas vias, para o seguinte endereço:

swissnex Brasil
Bolsas ESKAS
Consulado geral da Suíça
Av. Paulista 1754, 4° andar
Edificio Grande Avenida
01310-920 São Paolo
SP Brazil

As inscrições às bolsas de estudo do governo suíço vão até o dia 27 de outubro. Os candidatos serão avaliados segundo seu perfil acadêmico, motivação, originalidade e viabilidade do projeto e potencial para futura cooperação acadêmica. As bolsas terão início até setembro de 2024.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Gustavo Sumares
Gustavo Sumares
Gustavo Sumares é o editor do Estudar Fora. Jornalista, já escreveu sobre tecnologia e carreira.

Artigos relacionados