Fundação Estudar
InícioBolsas de EstudoBolsa Marielle Franco para mestrado em relações internacionais

Bolsa Marielle Franco para mestrado em relações internacionais

Marcela Marcos - 23/11/2018
Comentários:

A universidade americana Johns Hopkins acaba de lançar uma bolsa de estudos em homenagem a Marielle Franco, vereadora e defensora dos Direitos Humanos assassinada em março de 2018 no Rio de Janeiro. O apoio financeiro foi disponibilizado graças a uma doação anônima que a instituição recebeu, em nome de Marielle.

O valor ainda não foi divulgado, mas o fato é que a bolsa vai custear parte das despesas do mestrado em relações internacionais com foco na América Latina, que integra o Programa de Estudos Latino-Americanos (LASP) da School of Advanced International Studies (SAIS) na Johns Hopkins.

O que inclui a bolsa Marielle Franco

O valor anual do mestrado em relações internacionais da Johns Hopkins é 25 mil dólares e, por enquanto, apenas uma vaga está disponível para receber a bolsa Marielle Franco.

É importante destacar, porém, que o auxílio não é exclusivo a candidatos brasileiros, embora, para concorrer, seja necessário ter interesse em estudar assuntos que a vereadora defendia (como justiça social, equidade e violência urbana) no contexto da América Latina.

Quem for selecionado para receber o auxílio poderá optar por cursar o primeiro ano do mestrado em Washington, sede da Johns Hopkins, ou em Bolonha, na Itália, no campus europeu da instituição. A bolsa poderá ser renovada no segundo ano, com a condição de que o aluno mantenha uma média GPA de 3,4.

Como concorrer ao auxílio financeiro da Johns Hopkins

Candidatos a qualquer curso do SAIS da Johns Hopkins serão considerados para receber a bolsa Marielle Franco, desde que sua área de concentração na pesquisa sejam os estudos latino-americanos.

A lista de cursos disponíveis pode ser acessada nessa página. A candidatura é feita online, sendo que os documentos solicitados, além do formulário de application, são currículo, carta de motivação, essay, histórico acadêmico, cartas de recomendação, certificado de proficiência em inglês e nota do GMAT ou GRE.

As inscrições vão até 1 de fevereiro!

Conheça o campus da Johns Hopkins através de um passeio virtual

Sobre a Johns Hopkins

Fundada em 1876, a universidade localizada em Washington, D.C. foi o primeiro centro de pesquisa dos Estados Unidos. Responsável por descobertas notáveis na ciência, como a identificação do gene causador do câncer de cólon e pela aterrissagem do primeiro foguete em um asteróide, a Johns Hopkins também se destaca pelos alunos que por lá passaram. Um deles é o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg, que se formou em 1964.

A Escola de Estudos Internacionais Avançados da Johns Hopkins (a SAIS, que oferece a bolsa Marielle Franco) é uma instituição de pós-graduação em relações internacionais com campi também na China e na Itália. A SAIS é muito comprometida com diversidade e equidade, o que pode ser conferido aqui.

Sobre Marielle Franco

Nascida no Rio de Janeiro em 1979, Marielle Francisco da Silva, conhecida como Marielle Franco foi uma socióloga e feminista brasileira. Defensora dos direitos humanos, Marielle foi filiada ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) e foi a quinta vereadora mais votada nas eleições municipais de 2016 no Rio. Ela exercia esse cargo quando foi assassinada a tiros, em 14 de março de 2018. A autoria do crime ainda não foi esclarecida.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcela Marcos
Marcela Marcos
Marcela Marcos é jornalista e cursa mestrado na linha de Comunicação do programa de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal do ABC. Foi colaboradora do portal Estudar Fora em 2018.

Artigos relacionados