InícioBolsas de EstudoÚLTIMOS DIAS: Inscrições abertas: bolsas integrais nos Estados Unidos para jovens líderes

ÚLTIMOS DIAS: Inscrições abertas: bolsas integrais nos Estados Unidos para jovens líderes

Priscila Bellini - 11/05/2021
Comentários:

A rede de organizações sem fins lucrativos Atlas Corps promove, anualmente, edições de uma fellowship nos Estados Unidos voltada para a formação de jovens líderes que promovam mudança social nos países de origem. Para se inscrever na próxima edição, que terá início em outubro de 2021, é necessário submeter a inscrição até o próximo dia 16 de maio.

A proposta é que os participantes fortaleçam suas habilidades de liderança, aprendam com líderes da rede e façam networking. Durante o programa, os selecionados contam com apoio completo da instituição.

A fellowship tem duração de 12 a 18 meses, os participantes selecionados trabalham em organizações parceiras e recebem auxílio financeiro para manutenção no país, que varia dependendo da cidade e da organização em que o fellow fica.

Como se candidatar à fellowship nos Estados Unidos

Primeiro, é necessário checar os pré-requisitos estabelecidos pela Atlas Corps. Os participantes precisam ter de 2 a 10 anos de experiência profissional relevante em setores sociais, como ONGs, governo, setores de mídia ou empresas da área, e um diploma de graduação. Os selecionados devem ter, no máximo, 35 anos de idade e proficiência em inglês. Outro critério determinado pela organização é o de que o selecionado comprometa-se a retornar ao país de origem.

O processo seletivo, por sua vez, divide-se em cinco etapas. A primeira delas é um formulário online, em que o candidato checa sua elegibilidade ao programa, fala sobre seu histórico e escreve um essay.

Leia mais: As Melhores Bolsas de Estudo com Inscrições Abertas

Depois, chega o momento de detalhar os interesses e experiências profissionais, além de submeter outros essays temáticos. As respostas são avaliadas pela Atlas Corps, que chama os pré-selecionados para uma rodada de entrevistas. Esses primeiros passos podem demorar de 2 a 4 meses.

Com as informações recolhidas, a entidade encaminha os dados de candidatos às organizações parceiras. Nessa etapa, portanto, é identificado o “match” com a instituição que receberá o participante. É aí que ocorre a quinta, e última, parte da seleção, em que tais entidades fazem uma entrevista final. Esta última etapa costuma ser a mais demorada, e pode durar de 6 a 12 meses para uma dessas instituições concretizar o programa de fellow.

Para saber detalhes sobre a fellowship nos Estados Unidos e fazer a inscrição, basta acessar o site da Atlas Corps. As inscrições são contínuas, mas prazo para recebimento de inscrições dos interessados em iniciar o processo em outubro de 2021 vai até 16 de maio. Depois dessa data, no entanto, ainda é possível se candidatar para as próximas turmas.

E o coronavírus?

Na página de perguntas frequentes sobre o programa, a Atlas Corps esclarece que, apesar da pandemia da COVID-19, ainda está recebendo candidaturas para o programa. Como a vacinação nos EUA está rápida e ampla, e a aprovação dos candidatos ao programa é demorada, a organização esclarece que fará todo o possível para concretizar o fellowship.

Enquanto isso, a organização desenvolveu o Virtual Leadership Institute, plataforma de aprendizado online onde acontecem parte das aulas e dos encontros. É possível, portanto, que os interessados no programa se inscrevam, também, para participarem da plataforma. Mais informações podem ser vistas aqui.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Priscila Bellini
Priscila Bellini
Priscila Bellini é jornalista, bolsista Chevening 2018/2019 e mestre em Gênero, Mídia e Cultura pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi colaboradora do Estudar Fora em 2016 e 2017 e editora do portal em 2018.

Artigos relacionados