InícioUniversidadesYale: conheça a universidade que formou 5 presidentes dos EUA

Yale: conheça a universidade que formou 5 presidentes dos EUA

Marcio Orsolini - 22/03/2024
Comentários:

A Universidade Yale — a 3ª instituição de ensino superior mais antiga dos Estados Unidos — está constantemente entre as 20 melhores do mundo, segundo os principais rankings universitários. A sua origem remonta à década de 1640, quando clérigos coloniais queriam criar uma faculdade para preservar a tradição da educação liberal europeia.

Prefere ouvir este texto? Clique abaixo!

Sua fundação, de fato, aconteceu em 1701. A instituição hoje integra a Ivy League (grupo que reúne as oito universidades de mais prestígio dos EUA) e se localiza na cidade de New Haven, no estado de Conneticut, no nordeste dos Estados Unidos.

Passaram pela universidade cinco ex-presidentes americanos (dentre eles George Bush pai e filho, e Bill Clinton), além de dezenas de líderes mundiais e mais de 60 ganhadores do prêmio Nobel.

Yale em números

Com sua missão de “cultivar cidadãos para liderar e servir em todas as esferas de atividade humana”, Yale conta hoje com cerca de 13 mil alunos. Desses, cerca de 6 mil são de graduação, e há outros 7.500 estudantes de pós-graduação e aperfeiçoamento profissional. No total, há quase 3 mil alunos estrangeiros na universidade, vindo de 123 países diferentes.

Ao longo de sua história, Yale já formou cinco presidentes americanos – um deles, Bill Clinton, conheceu Hillary no campus –, 19 juízes da Suprema Corte, 13 bilionários e muitos chefes de estado. Muitos ex-alunos célebres retornam ao campus para participar de eventos como Master’s Teas, entrevistas informais e intimistas que acontecem em cada faculdade.

Dentre ex-alunos, professores e pesquisadores, Yale tem mais de 60 vencedores do Nobel. A estrutura da universidade também impressiona: são mais de 800 laboratórios e um patrimônio de US$ 29 bilhões.

Nos principais rankings internacionais, Yale também faz bonito. Confira sua posição em alguns dos principais listas do ramo em 2024:

Quanto custa estudar lá?

A instituição oferece ajuda need-based (aquela com base na renda familiar) e hoje 51,46% de seus estudantes recebem auxílio. Cada escola tem seus próprios procedimentos de pedido de assistência financeira ou bolsas de estudo. O custo para se estudar lá é de US$ 53.430 por ano, sem levar em conta os gastos pessoais do aluno.

No cotidiano do campus, há alguns fatos curiosos. Um é o culto ao buldogue Handsome Dan, mascote da universidade desde 1889. O outro é a rivalidade com Harvard, que atinge seu ápice com uma partida anual de futebol americano conhecida como The Game. Desde 1875, o jogo reúne milhares de alunos e ex-alunos em uma grande festa.

Leia também: “O mestrado no exterior mudou o jeito que eu me via”

As escolas de Yale

A universidade divide suas atividades entre 14 escolas diferentes. Os cursos de graduação, no entanto, são todos do Yale College; as demais escolas oferecem cursos de espacialização, mestrado ou doutorado, em áreas específicas. Confira:

Yale College

Oferece cursos de humanidades, ciências sociais, ciências naturais, matemática, ciência da computação e engenharia.

Yale Graduate School of Arts and Sciences

Oferece programas de pós-graduação (tanto mestrado quanto doutorado).

School of Architecture

São ministrados aqui os cursos de pós-graduação em arquitetura e design voltado ao meio ambiente

School of Art

Cursos profissionais voltados para alunos formados em outra graduação ou vindos de escolas de arte e conservatórios são ministrados aqui.

Divinity School

Abriga mestrados nas áreas de teologia, divindade e religião.

School of Drama

Voltada para teatro e artes cênicas, a escola oferece mestrados em artes, além de certificados para atores e estágios técnicos de um ano de duração

School of Engineering and Applied Science

O nome diz tudo: oferece mestrados e doutorados em engenharia e ciências aplicadas.

School of Forestry and Environmental Studies

Oferece mestrados em Silvicultura e ciências florestais, Ciências e Gestão Ambiental.

Law School

A escola de Direito de Yale oferece o LL.M. (mestrado em direito) e o J.D. (formação de juíz).

School of Management

A escola de Gestão de Yale. Abriga o MBA da universidade, bem como os mestrados em Gestão Avançada e em Ciências da Gestão.

School of Medicine

A escola de medicina de Yale, acessível para alunos que tenham completado os cursos preparatórios em outras instituições.

School of Music

Como o nome indica, oferece mestrados e doutorados em Música, além de um certificado para músicos profissionais.

School of Nursing

Escola de enfermagem que oferece mestrados e doutorados na área.

School of Public Health

Oferece mestrado e mestrado científico na área de saúde pública.

Leia também: Brasileiros aprovados em Stanford, Yale e Princeton dão dicas para preparação

Como se candidatar

O processo seletivo de Yale segue o padrão da maioria das universidades nos EUA e envolve a realização de testes padronizados e de proficiência em inglês, análise de currículo acadêmico, envio de cartas de recomendação e essays (redações). Não há uma pontuação mínima necessária para garantir vaga. Contudo, algumas das notas mais recentes dos calouros da universidade foram em média 710 no SAT de 800 pontos possíveis; e 32 no ACT dos 36 pontos.

Para ser aceito, os candidatos devem fazer a inscrição diretamente na escola, faculdade, ou programa de sua escolha: Yale College para cursos de graduação, a Escola Superior de Artes e Ciências para programas de pós, ou uma das escolas profissionais. Veja a lista completa de escolas e centros neste link.

Ex-alunos famosos de Yale

  • Samuel F. B. Morse, inventor do código Morse
  • George H. W. Bush e George W. Bush, ex-presidentes dos EUA
  • Cole Porter, compositor
  • Jodie Foster, atriz
  • Mario Monti, Primeiro-Ministro da Itália
  • John Kerry, Secretário de Estado dos EUA

Bolsas de estudo para Yale

Yale concede ajuda financeira baseada na renda familiar do aluno. Cada escola tem seus próprios procedimentos para pedido de assistência financeira ou bolsas de estudo. Segundo a universidade, cerca de 55% dos estudantes recebem algum tipo de auxílio. Você pode conferir mais detalhes sobre os procedimentos neste link.

Para estudantes do ensino médio, um programa em que vale a pena ficar de olho é o Yale Young Global Scholars. A cada ano, ele seleciona jovens do ensino médio do mundo todo para um curso de duas semanas na universidade. Embora o programa seja pago, ele também oferece bolsas de estudo, e é uma ótima oportunidade para quem deseja estudar em Yale na graduação.

Como é estudar lá?

A brasileira Bárbara Cruvinel, que fez graduação em Yale, foi colunista do Estudar Fora. Por meio de seus textos e vídeos, Bárbara contou como é vida dos estudantes de Yale, mostrando dormitórios, prédios, labortários, atividades extracurriculares e apresentações artísiticas. A seguir, você consegue ver alguns dos vídeos da experiência dela:

História da universidade Yale

As aulas – As universidades norte-americanas são reconhecidas também pela flexibilidade da grade curricular dos cursos de graduação. Os estudantes devem cumprir requerimentos (por exemplo: duas aulas da área de humanas, duas de ciências, etc), mas podem escolher as disciplinas que mais lhe interessam. A seguir, Bárbara explica como funcionam as aulas em Yale:

Transições históricas –  Yale tem 313 anos de história e teve apenas 23 presidentes. Assim, as transições de gestão são marcantes. Veja como foi uma das comemorações do novo presidente de lá:

Moradias estudantis – Em Yale, assim como em Hogwarts (a famosa escola do filme Harry Potter), os alunos passam por um sorteio para escolher em qual casa irão morar até o final da faculdade.

Leia também: Conheça os restaurantes de Yale, uma das melhores universidades do mundo

Old Campus – Cada aluno de Yale é designado a um dos 12 residential colleges da universidade, mas, em geral, eles só passam a ocupá-los a partir do 2º ano de graduação. No primeiro ano, a grande maioria mora no Old Campus, um espaço em que cada prédio é destinado a um ou dois residential colleges. No 1º ano, Bárbara morou no Lanman Wright Memorial Hall. Veja:

Possibilidade de pesquisa – Antes de optar por uma instituição de ensino, muitos alunos se perguntam sobre as possibilidades de pesquisa oferecidas. Segundo Bárbara, em Yale, para fazer pesquisa, basta querer. “Todos os alunos têm acesso à pesquisa em qualquer área, seja em Exatas, Biológicas, Ciências Sociais, Humanas etc. Para conseguir fazer pesquisa aqui, basta que você esteja interessado. Existem vários caminhos, desde aplicar pra um emprego em alguma posição de pesquisa até o jeito mais comum, que é literalmente mandar um e-mail para o professor ou professora que faz pesquisa na área de que você deseja”, afirma. Saiba mais sobre as oportunidades de pesquisa no vídeo a seguir:

Férias? – Pensa que as férias são para descansar? Bárbara aproveitou a ausência de aulas para fazer pesquisas no  CERN (European Organization for Nuclear Research), o maior laboratório de física de partículas do mundo. Isso foi possível a partir de uma parceria da instituição com a universidade de Yale, que tem um escritório de pesquisas por lá. Veja a seguir como foi a experiência:

 

FAQ sobre Yale

Quando Yale foi fundada?

A sua origem remonta à década de 1640, quando clérigos coloniais queriam criar uma faculdade para preservar a tradição da educação liberal europeia, mas a sua fundação propriamente aconteceu em 1701.

Onde fica Yale?

Yale se localiza na cidade de New Haven, no estado de Conneticut, no nordeste dos Estados Unidos.

Quantos alunos estudam em Yale?

Yale conta hoje com cerca de 13 mil alunos. Desses, cerca de 6 mil são de graduação, e há outros 7.500 estudantes de pós-graduação e aperfeiçoamento profissional. No total, há quase 3 mil alunos estrangeiros na universidade, vindo de 123 países diferentes.

Yale tem bolsas de estudo para alunos estrangeiros?

Yale concede ajuda financeira baseada na renda familiar do aluno. Cada escola tem seus próprios procedimentos para pedido de assistência financeira ou bolsas de estudo. Segundo a universidade, cerca de 55% dos estudantes recebem algum tipo de auxílio.

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Marcio Orsolini
Marcio Orsolini
Escreva uma minibiografia para constar no seu perfil. Essas informações poderão ser vistas por todos.

Artigos relacionados