InícioPós-GraduaçãoVídeos: meu mestrado em Harvard

Vídeos: meu mestrado em Harvard

Lecticia Maggi - 08/12/2014
Comentários:

Já imaginou cursar um mestrado na universidade mais prestigiada do mundo? É isso o que faz o estudante goiano José Frederico Netto. Formado em Engenharia Mecatrônica pela Unicamp, ele possui um currículo extenso: já foi Presidente da Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores), co-fundou a Vetor Brasil (ONG que tem por objetivo atrair jovens talentos para o setor público), atuou como Secretário Municipal em Araguaçu, no interior do Tocantins, e compôs o time de educação do estado de Goiás.

Hoje, cursa mestrado em Políticas Públicas na Universidade Harvard, como bolsista da Fundação Estudar e da Fundação Lemann. Nos vídeos a seguir, José Frederico conta são as várias faces dessa experiência:

Processo de admissão para o mestrado
O modelo de admissão das universidades norte-americanas é totalmente diferente do brasileiro. O processo não leva em consideração apenas suas notas, mas sua trajetória e perfil pessoal (eles querem saber quem você é!). Veja:

Palestras com grandes nomes mundiais
Estudar em Harvard significa também ter aulas com grandes grandes líderes mundiais. Não raro presidentes e ganhadores do prêmio Nobel vão à instituição compartilhar casos de sucesso e responder a perguntas dos alunos.

Como são as aulas do mestrado em Harvard
“Um ponto que me chama a atenção é que é preciso se preparar muito antes das aulas. Você tem que ler todo o conteúdo e, às vezes, fazer exercícios. A ideia é utilizar a aula para dar um passo além e discutir com os colegas e professores”, afirma ele. Assista:

Provas e avaliações
Em Harvard, não é apenas sua nota que conta, mas sim sua posição em relação aos outros colegas de sala. Você será constantemente avaliado. Além de projetos semanais (o que faz com que o ritmo de estudos muitas vezes seja frenético), você terá testes e será avaliado pela quantidade e qualidade de sua participação em sala de aula.

Clubes e organizações
Parte dos aprendizados de um mestrado acontece fora das salas de aula, na convivência com colegas do mundo todo e com professores. No vídeo a seguir, José Frederico fala sobre alguns dos clubes e organizações que você pode participar na universidade:

Viagens estudantis
Outro aspecto interessante do mestrado são as viagens estudantis, as chamadas “tracks”, que são organizadas pelos próprios estudantes e possibilitam uma vivência internacional rica.

Leia também:
Bolsas de mestrado na Alemanha
Bolsas Erasmus Mundus levam você para a Europa
Estude nos EUA: cursos em Harvard, Stanford e Columbia ao seu alcance

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados