InícioColunistasVida de undergrad: O começo

Vida de undergrad: O começo

Giana Andonini - 26/06/2013
Comentários:

Por Marcos Souza, calouro do Middlebury College

Nunca fui o “nerd”, o melhor da sala. Invejava aqueles que recebiam o “uau” dos professores ou carregavam no peito uma medalha de olimpíada científica, ou que estufavam o peito dos pais de orgulho. De todas as qualidades que se veem nos alunos “estrelas” que estudam fora, acredito que só tinha uma: o caráter de um sonhador.

Gastei quase toda a minha adolescência tentando viver meus sonhos acordado. Sonhei com artes, músicas, viagens, projetos… Como sempre gostei de aprender, sonhava em ir para outros lugares com o intuito de conhecer gente diferente e expandir minha visão do mundo e estudar assuntos diferentes. Morando no interior de Minas Gerais, não imaginava como poderia alcançar sonhos como esses ficando na minha cidade. Seria difícil, ainda mais para alguém “normal” como eu.

Aí, numa tarde preguiçosa dos meus 15 anos de idade, encontrei algo que mudaria o sentido da minha história. Resolvi pesquisar na internet o termo “como estudar fora do Brasil”, e lá encontrei o link do Prep Program, um programa preparatório da Fundação Estudar para estudantes brasileiros que querem fazer a graduação no exterior.

Doc-23_06_13 05_31 PM-page-1
Nesta coluna vou compartilhar as experiências que tenho passado desde que decidi estudar fora. Esse aqui é o meu diário, numa de suas páginas mais importantes…

O resto desta história tratarei, pouco a pouco, nos próximos posts. Saiba que envolveu esforço, ansiedade, noites sonhando e noites acordado, seguidas de dias sonhando acordado. Só sei que os meus projetos, fruto da cabeça de sonhador, foram essenciais nesse processo.

Talvez você, como eu, chegou a esta página no meio de um sonho distraído, pesquisando “estudar fora” no google, ou algo parecido. Se este é o seu caso, aqui fica uma ideia: quando for sonhar, oriente-se com este site.

_____________________________________________________________________

Marcos Souza é colunista do Vida de Undergrad 

Marcos Souza é um apaixonado pelas artes, comida e projetos sociais. Estudante de Ciências Econômicas na Unicamp, ele participou da turma de 2012 do Prep Program e, em setembro, abandona seu curso no Brasil para graduar-se em Economia no Middlebury College, nos Estados Unidos. O objetivo de seus posts é mostrar que não é preciso ser um gênio para realizar o sonho de Estudar Fora.

 

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Giana Andonini
Giana Andonini
Giana Andonini foi a primeira editora do Estudar Fora, entre 2013 e 2015. Todas as publicações que você encontrar aqui são as que deram "corpo" ao site - explicando as principais etapas da candidatura para universidades fora.

Artigos relacionados