InícioColunistasUniversidades dos EUA apoiam seus alunos em atividades extraclasses

Universidades dos EUA apoiam seus alunos em atividades extraclasses

Lecticia Maggi - 25/02/2015
Comentários:

Que tipos de coisas vocês gostam de fazer quando não estão trabalhando ou estudando? Imagino que respostas possam variar desde jogar futebol, andar de bicicleta até ler livros para crianças ou plantar árvores. Se você e seus amigos já têm colocado em prática essas atividades, como se fosse um pequeno clube, provavelmente já devem também ter esbarrado alguma na barreira financeira para realizar o que vocês mais gostam de fazer, não é mesmo?

Você não concorda que dinheiro não deveria ser impeditivo? As universidades norte-americanas também pensam assim! Elas acreditam que, se os seus alunos têm ideias que contribuam para o bem geral do campus, esses projetos precisam ser apoiados para que deem certo

Você não concorda que dinheiro não deveria ser impeditivo? Pois bem, as universidades norte-americanas também pensam assim! Elas acreditam que, se os seus alunos têm ideias que contribuam para o bem geral do campus, esses projetos precisam ser apoiados para que deem certo.

De empinar pipas a ter almoços para discutir robótica, vale tudo. Recentemente me tornei o presidente do TU Brazil Club, um clube na Universidade de Tulsa para falar sobre o Brasil e disseminar a cultura brasileira dentro do campus. Logo na segunda semana de aulas do novo semestre, precisamos organizar um evento para receber os Jovens Embaixadores 2015 no campus.

Foi necessário planejar lugar, comida, organização do espaço, etc – atividades estas que muitas vezes dão dor de cabeça. Felizmente, a Universidade de Tulsa, assim como faz com qualquer outra organização do campus, forneceu um ótimo espaço para o evento e bancou as refeições servidas. Ou seja, não precisamos nos preocupar com nada. De forma extremamente tranquila e organizada pudemos oferecer um almoço super descontraído para os Jovens Embaixadores e dezenas de estudantes da universidade.

Mais do que um evento bem sucedido, a missão do clube é alcançada quando se tem o apoio da universidade. A partir daquele almoço, mais estudantes da TU passaram a conhecer um pouco mais sobre o Brasil e se interessar pelo nosso tão belo país. Futuramente, quem sabe não teremos ver mais alunos querendo aprender português ou se inscrevendo para estudar um semestre no Brasil?!

No mesmo sentido de cumprir um objetivo, a universidade se importa com o bem-estar de seus estudantes. Além de clubes, também apoia atividades nos residence halls para que os seus moradores interajam mais. O dormitório onde moro, por exemplo, organizou um evento no prédio para comemorar o Super Bowl. Além desse, há vários outros eventos organizados pelo prédio e que são apoiados pela universidade.

É bem gratificante receber tanto suporte da universidade e saber que ela se importa de tal maneira com a qualidade de vida dos seus estudantes, principalmente com o que eles se envolvem fora dos horários de aula!

A seguir, em vídeo, explico mais sobre o apoio das universidades às atividades extras:

_____________________________________________________________________

ClaudioRenan Kuntz é aspirante a pesquisador e sonha em um dia criar importantes produtos a partir da natureza brasileira. Estudou em escolas públicas durante toda a vida, destacou-se em olimpíadas do conhecimento e, no ensino médio, participou de diversos programas de iniciação científica. Hoje, estudante da Universidade de Tulsa, quer compartilhar como é o estilo de vida nesse pequeno campus, mas que oferece excelentes oportunidades tal qual os das grandes universidades.
Leia também:
“Fui aceito em uma universidade fora!”
Entenda o processo de seleção para universidades no exterior
Guia de primeiros passos para Estudar Fora

O que você achou desse post?

Sobre o escritor

Lecticia Maggi
Lecticia Maggi
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduada em Gestão de Negócios pelo Senac-SP. Foi editora do Estudar Fora entre 2014 e 2016. Atualmente, é coordenadora de comunicação no Iede (Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional), que tem como um de seus objetivos ajudar a qualificar o debate educacional no país.

Artigos relacionados